X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Censo 2022: quase metade da população capixaba vive na Grande Vitória

A região metropolitana da Grande Vitória registrou taxa de 11,44% de crescimento populacional entre 2010 e 2022


Imagem ilustrativa da imagem Censo 2022: quase metade da população capixaba vive na Grande Vitória
O número de habitantes da região metropolitana da Grande Vitória representa cerca de 49% da população capixaba |  Foto: Divulgação/Governo do ES

Um levantamento feito a partir dos primeiros resultados do Censo 2022, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de habitantes da região Metropolitana da Grande Vitória chegou a 1.880.828 pessoas, o que representa cerca de 49% da população capixaba.

Os dados fazem parte de uma análise elaborada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), chamada "IJSN no Censo 2022: Análise da População das Regiões Metropolitanas, que tem como foco os territórios das 15 regiões Metropolitanas do Brasil, estabelecidas por lei.

No Censo 2010, a população do Espírito Santo chegou a 3.514.952 habitantes. Na edição de 2022, esse número subiu para 3.833.710 - um crescimento de 9%. Já a região Metropolitana da Grande Vitória, no mesmo período, registrou taxa de 11,44% de crescimento populacional. 

Considerando os sete municípios que compõem a região Metropolitana da Grande Vitória (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e a capital Vitória), o maior crescimento populacional foi no município de Serra, cuja taxa chegou a 24,76%, seguido por Guarapari com 18,40%.

Segundo a coordenadora de Estudos Territoriais do Instituto Jones dos Santos Neves, Mariana Paim, os dados permitem aprofundar as análises sobre diversos temas de interesse.

"Essa pesquisa é de fundamental importância para a atualização das análises que podem contribuir com o planejamento, o monitoramento e a aplicação das políticas públicas pelos municípios que compõem as regiões metropolitanas do Brasil, por exemplo. Além disso, é preciso destacar a relevância desses dados para subsidiar diversas outras pesquisas científicas", explicou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: