X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Casais pedem ajuda de igrejas para enfrentar desafios

Diante das crises e dificuldades do dia a dia, casais pedem auxílio em igrejas e a psicólogos. Religiões oferecem cursos e orientações


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Casais pedem ajuda de igrejas para enfrentar desafios
Joyce Justino e Leonardo Lopes de Jesus participaram do curso “Casados para Sempre”, que consideram um divisor de águas |  Foto: Leone Iglesias/AT

Em qualquer relacionamento, crises e dificuldades podem acontecer. No casamento não é diferente. Diante das complexidades da vida a dois, casais pedem ajuda em igrejas e a psicólogos para enfrentar os desafios do matrimônio, sendo que, segundo entrevistados, essa procura tem aumentado.

A maioria das igrejas no Espírito Santo, hoje, oferece serviços como cursos, palestras, encontros de casais e orientação com pastores.

Leia mais sobre Cidades

Segundo o pastor Douglas Lopes, da Igreja AD Church, em Cariacica, os líderes sempre são procurados por casais que atravessam momentos delicados.

“A gente costuma dizer que os casamentos são como as estações. Além disso, a igreja também tem o Ministério de Casais, formado por quatro casais com esta função de acompanhar homens e mulheres que estão passando por algum momento de dificuldade, como atividades para fortalecimento do matrimônio.”

Presente em diferentes denominações religiosas, o curso “Casados para Sempre” é uma das alternativas encontradas para enfrentar os desafios.

A auxiliar administrativo Joyce Justino, de 24 anos, e o consultor de vendas Leonardo Lopes de Jesus, de 28, participaram do encontro em 2019 e consideram o momento um divisor de águas na vida a dois.

“Casamos muito jovens e imaturos. Nossos principais desafios eram nesse sentido. Aprendemos a lidar, por meio de ferramentas, com nossas diferenças e a não deixar o casamento cair na rotina”.

A psicóloga clínica Arinna Vital, que atua há 15 anos com casais na Grande Vitória e é especialista em relacionamentos abusivos, observa o aumento do número de casais em busca de terapia, mesmo com o aumento do número de divórcios acontecendo.

“Muitos casais buscam a terapia como uma forma de melhorar seu relacionamento e sanar os conflitos conjugais”.

A psicóloga e mestra em Psicologia do Desenvolvimento Humano Ana Carolina Maffazioli analisa que o grande problema é que muitos casais costumam buscar ajuda quando já está uma crise muito profunda.

“O problema já se estende há bastante tempo, o que é uma pena, porque fica muito difícil trabalhar nessa hora, na hora da crise”, explica.

Redes sociais e limpeza de casa entre os desafios

Ainda que haja muito amor, quando decidem se casar, a convivência no dia a dia pode revelar problemas que, para muitos casais, podem ser difíceis de lidar.

Vida financeira, limpeza de casa, redes sociais, falta de diálogo e tempo a dois estão entre as dificuldades que podem afetar a vida conjugal.

“A criação de filhos também é uma das coisas que os casais podem divergir. Outros temas recorrentes são redes sociais e traição. Quais são os limites? Esse tem sido um dos desafios mais atuais”, destaca a psicóloga Ana Carolina Maffazioli.

Segundo a psicóloga clínica Arinna Vital, a dificuldade do diálogo e a incompreensão, referentes ao respeito às diferenças e individualidade de cada um, faz com que exista intolerância nos relacionamentos onde cada um quer impor ao outro suas “verdades”.

A falta de tempo de qualidade, segundo o pastor Douglas Lopes, é outro desafio que leva os casamentos a um estado automático. “Os casais precisam ter um tempo de qualidade, e precisam dialogar”.


Encontro de casais

Imagem ilustrativa da imagem Casais pedem ajuda de igrejas para enfrentar desafios
Jacimar de Oliveira e Tânia Siqueira |  Foto: Fabio Nunes/AT

Os servidores públicos Jacimar Lima de Oliveira, de 62 anos, e Tânia Siqueira Gonçalves de Oliveira, 61, realizam, uma vez por ano, o Encontro de Casais com Cristo, dentro do Ministério das Famílias da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Segundo Jacimar, muitos casais participam buscando orientações para resolver conflitos no relacionamento, enquanto outros procuram melhorar o relacionamento matrimonial.

“O encontro visa não só restaurar os relacionamentos, como também tornar o casamento uma bênção, onde o lar possa ser um local de paz e alegria. Entendemos que a separação nunca é a melhor solução para o casal”, afirma Jacimar.

“Vitaminas” para serem usadas no dia a dia

Imagem ilustrativa da imagem Casais pedem ajuda de igrejas para enfrentar desafios
Ellen Karla e Halison Ramos |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Frequentemente, a advogada Ellen Karla Ramos, 27 anos, e o operador automotivo Halison Ramos, 33, lidam com casais que têm diferentes problemas no relacionamento e já viram casamentos serem restaurados. Eles, que já foram alunos e enfrentaram também adversidades no matrimônio, hoje são uns dos líderes do curso “Casados para Sempre”, na Assembleia de Deus em Vera Cruz, Cariacica.

“Temos uma Bíblia de estudo chamada “Preparando casais para a vida”. Recebemos casais de diferentes religiões e até mesmo que não se declaram de nenhuma religião”, conta Ellen. Durante os encontros, os casais recebem “vitaminas” para serem usadas no dia a dia, que vão desde cinema, beijos e presentes a orarem juntos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: