X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Casagrande apresenta projeto de macrodrenagem de Vila Velha na COP-28

Governador do Espírito Santo apresentou as obras para evitar alagamentos na cidade em conferência da ONU


Imagem ilustrativa da imagem Casagrande apresenta projeto de macrodrenagem de Vila Velha na COP-28
Casagrande apresentou projeto de macrodrenagem de Vila Velha em painel da COP-28 |  Foto: Giovani Pagotto

O governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, apresentou nesta sexta-feira (1º) o projeto de macrodrenagem de Vila Velha, durante painel da 28ª Conferência do Clima (COP-28) da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Dubai.

Durante a apresentação no painel "Adaptação às Mudanças Climáticas: o papel dos Estados", o governador exibiu um vídeo que mostra as obras, que têm o objetivo de acabar com os alagamentos na cidade. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

"A cidade de Vila Velha sofria com alagamentos desde a sua descoberta e estamos realizando o maior investimento da história do Espirito Santo, ultrapassando R$ 450 milhões somente na cidade. Vamos passar de R$ 1 bilhão em macrodrenagem em todo o Estado. Parte da cidade de Vila Velha fica abaixo do nível do mar, além de ser cortada por vários rios e canais. Então, além de alagar rapidamente, a água demorava a escoar. Com a implementação de estações de bombeamento, galerias, canais, diques, comportas, estamos conseguindo acabar com esse problema histórico na cidade", apontou o governador capixaba.

Atualmente, Vila Vela conta com 12 estações de bombeamento para escoar a água da chuva. 

Durante o evento, Casagrande também citou a importância do Consorcio Brasil Verde para a organização dos Estados em seus Programas de Mudança Climáticas.

Além do governador capixaba, também participaram do painel o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; e a secretária Nacional de Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ana Amelia Toni.

Outras agendas

Casagrande também realizou agendas bilaterais no primeiro dia. Em uma delas, participou de reunião com o vice-presidente global da Pepsico, Jim Andrew.

O governo do Estado informa que a empresa tem interesse em investir em programa ambientais no Brasil, incluindo o Espírito Santo. Para isso, será criado um grupo de trabalho com representantes da empresa, do Consórcio Brasil Verde e da Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo para captação de programas de referência. 

Também fazem parte da comitiva capixaba o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni; o secretário-executivo do Consorcio Brasil Verde, Fabricio Machado; e o dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Espirito Santo (Caoa), Marcelo Lemos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: