Capixaba é campeã de fisiculturismo após perder 40 kg
Jeovana Aparecida, 35, decidiu emagrecer para ter qualidade de vida e agora comemora a conquista de medalhas em campeonato
Escute essa reportagem
Em 2018, Jeovana Aparecida, hoje com 35 anos, mais conhecida como Jeovana Gathona, decidiu mudar seus hábitos e emagreceu 40 quilos.
Após a perda de peso, a capixaba de Domingos Martins, na região Serrana do Estado, virou fisiculturista e já conquistou dois títulos.
No início deste mês, a atleta participou do Campeonato de Fisiculturismo Estreantes, em Vitória, e conquistou duas medalhas: de ouro na categoria Master, acima de 35 anos, e prata na categoria Sênior, acima de 1,64 metro.
Casada e mãe de uma adolescente de 13 anos, Jeovana contou que chegou a pesar mais de 100 quilos e que iniciou no fisiculturismo após convite de sua personal trainer, que também é sua treinadora. Ela explicou que decidiu buscar qualidade de vida e que a perda de peso foi uma consequência da mudança de hábitos.
A atleta já havia tentado muitas dietas para emagrecer desde 2015, mas tudo o que conseguia era o “efeito sanfona”.
“Estava perdendo a minha vaidade, nada mais ficava legal em mim. Vi que a única pessoa capaz de mudar aquela realidade era eu. Em meio a dietas loucas e muitos efeitos ‘sanfona’, eu dei o primeiro passo”, ressaltou.
Jeovana mora com a família na Fazenda do Estado, em Pedra Azul, e hoje é atleta filiada à Federação de Fisiculturismo (IFBB). A atleta treina seis vezes por semana e conta com uma equipe em sua preparação. Hoje, pesa cerca de 70 quilos.
“Sempre digo que o importante é você estar bem consigo mesma. Seja magra, gorda, flácida ou definida. Felicidade é tudo! Não adianta ter um corpo dos sonhos e não ser feliz. É sempre um dia após o outro. Da noite para o dia, só milagre. Dê tempo ao teu corpo. Sua mente é sua melhor aliada”.
A personal trainer Carol Aguiar observou que Jeovana é determinada e persistente.
“Ela é uma guerreira. Nós, que a acompanhamos, até nos surpreendemos com a garra dela. Ela tem futuro e participará do campeonato estadual no próximo mês”.
O psiquiatra Matias Carvalho reforçou que a prática de exercícios deve ser prioridade. “É importante tentar iniciar ou retomar esses hábitos saudáveis para a prevenção das doenças físicas e emocionais”.
Matias afirma que, além de ser importante para a saúde, as atividades físicas proporcionam bem-estar emocional.
Leia mais
Avançar sinal e usar celular têm levado a 41 multas por dia na Grande Vitória
Comentários