X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Senac lança curso de graça de tecnologia só para mulheres

São 92 vagas para o público feminino, de 16 a 20 anos, aprender a programar para atuar no mercado de trabalho dominado por homens


Mulheres jovens, com idades entre 16 e 20 anos, têm a oportunidade de se profissionalizar, de graça, na área de tecnologia para ingressar no mercado de trabalho. 

O Senac lançou um edital para capacitação na área de programação exclusivo para o público feminino, com a missão de diminuir a desigualdade em um mercado majoritariamente masculino.

Leia mais sobre Cidades aqui

As inscrições para o curso estão abertas. As 92 vagas, espalhadas pelas unidades do Senac no Espírito Santo, são ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). A ideia é incentivar mulheres nessa faixa etária a conhecerem essa área e a conquistarem espaço no mercado de trabalho, que ainda é predominantemente ocupado por homens.

As vagas são para mulheres que estejam cursando a partir do 2º ano do ensino médio e tenham renda per capita de até dois salários mínimos (R$ 2.604). 

A carga horária  é de 272 horas, e as inscrições acontecem conforme as datas previstas no edital. Em Vitória, são 12 vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, na unidade localizada em Bento Ferreira. 

Para efetuar a inscrição, as interessadas devem apresentar o Registro de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de comprovação de escolaridade nas respectivas unidades do Senac-ES que vão disponibilizar o curso: Vitória, Colatina, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.

Conforme informações do curso, as alunas estarão preparadas para desenvolver cálculos matemáticos, raciocínio lógico, algoritmos; implantar e testar sistemas de informação desktop; codificar, desenvolver, implantar e publicar aplicações web; e empreender e realizar ações de marketing digital.

De acordo com o diretor regional do Senac, Richardson Schmittel, o Programa Jovem Programadora é uma ação efetiva no sentido de encorajar e empoderar jovens interessadas em desbravar o universo da programação. 

“Nosso propósito é colaborar para que cada vez mais mulheres tenham oportunidades nesse segmento. Houve um aumento dessa área nos últimos anos, mas ainda faltam profissionais preparados e mais mulheres”, afirmou.

Sonho de trabalhar na área de TI

Imagem ilustrativa da imagem Senac lança curso de graça de tecnologia só para mulheres
Gabriela Merlo tem 16 anos e pretende garantir vaga em curdo do Senac |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

A jovem Gabriela Merlo tem 16 anos, está cursando o 2° ano do ensino médio e pretende garantir uma vaga no curso de programação do Senac. “Essa minha vontade veio dos jogos que eu via e um dia pensei que poderia fazê-los eu mesma. Isso me intrigou muito, então comecei a estudar sobre isso, o que aumentou o meu interesse”, disse.

Gabriela concorda que o mercado está tomado por homens, mas não desanima. “A maioria dos materiais que acho na internet sobre esse assunto é com homens explicando. Não gosto dessa situação, mas acho que, com o tempo, isso irá mudar e teremos mais mulheres nessa área. Tenho um pouco de receio de entrar nesse mercado por conta disso, mas isso não irá me impedir”.

Temos muito a contribuir na área de tecnologia. Podemos nos destacar por sermos mais atentas e detalhistas. No entanto, a capacidade entre homens e mulheres é igual Thais Vargas, Gerente comercial da Sankhya
 

Leia mais

Leitores aprovam novo aplicativo de A Tribuna

Só 22% dos alunos são mulheres

De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010, apenas 22% dos alunos das turmas de Ciência da Computação eram mulheres. A situação também se repete no mercado de trabalho: apenas 17% do total de programadores são mulheres. 

Os dados são do Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres. Com a pandemia da covid-19, essa situação pode ter sido agravada por causa da crise financeira.

A gerente comercial da Sankhya, empresa de gestão de negócios, Thais Vargas, trabalha diretamente com a área de tecnologia e ressaltou a importância do trabalho feminino nesse mercado. 

“A área de tecnologia hoje tem muito mais homens do que mulheres. Quando eu comecei na área, o número era ainda menor, mas estamos conquistando nosso espaço e usando nossas habilidades para somar. A capacidade entre homem e mulher é igual, mas nós temos algumas vantagens, como poder fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo”, ressaltou a gerente.

Para o especialista em Recursos Humanos Elias Gomes, a mulher também sai ganhando ao buscar uma qualificação em uma área que tem poucos profissionais. 

“É uma área muito importante para se ter um público feminino. Até porque, muitas coisas são feitas para mulheres. Há esse viés que precisa ser considerado. Não é só uma questão de qualificação, é também uma questão de posicionamento”, completou Elias.


busca por espaço

Interesse desde nova

A jovem Bruna Soares, de 18 anos, escolheu a área de tecnologia da informação desde pequena.  “Eu me interessava em saber como as coisas funcionavam e eram construídas. Eu jogava muito com meus primos e isso foi uma das coisas que me ligou  à tecnologia”, explicou. 

Quando questionada se intimidava saber que o mercado é dominado por homens, ela ressalta: “Conforme as pessoas tomarem conhecimento sobre a área, mais mulheres se interessarão e irão conquistar seu espaço, mostrar que também são capazes”.


Saiba mais

Requisitos

Documentos: as interessadas devem apresentar o RG, CPF e documento que comprove a  escolaridade.

Locais: Vitória, Colatina, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.

Exigências: as vagas são exclusivamente para mulheres que estejam cursando a partir do 2º ano do ensino médio e tenham renda per capita de até dois salários mínimos (R$ 2.604) e entre 16 e 20 anos. 

Acesse as vagas no site: es.senac.br/consulta-vagas. Cada região tem prazo específico.

Fonte: Senac-ES.

Leia mais

Aquaviário passa por vistoria da Assembleia e inauguração é remarcada para Junho

Pais pedem mais vagas em creches e escolas de tempo integral na Grande Vitória

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: