X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Câmeras na Serra deixam de multar por três meses

Medida foi tomada após motoristas apresentarem dúvidas sobre equipamentos. Multas já aplicadas continuam valendo


Imagem ilustrativa da imagem Câmeras na Serra deixam de multar por três meses
Central de videomonitoramento da Serra: aparelhos retornam para o período educativo e de conscientização |  Foto: HEYTOR GONÇALVES/at - 26/06/2023

A partir de hoje, as câmeras de videomonitoramento instaladas no município da Serra deixam de aplicar os autos de infração no trânsito da cidade. 

Os aparelhos retornam para o período educativo e de conscientização, como aconteceu entre maio e junho.  As multas já aplicadas desde o início da operação até ontem continuam valendo.

De acordo com o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, a medida partiu do executivo municipal devido à confusão por parte dos motoristas em saber quais câmeras pertenciam ao município. 

“Parte da população estava confundindo as câmeras do município com aquelas localizadas em rodovias estaduais e federais. O poder Executivo julgou necessário aumentar o período das campanhas educativas”, explicou.

A campanha de conscientização no trânsito, indicando a presença dos novos aparelhos, teve início em 26 de maio, assim que as câmeras foram instaladas. Já o funcionamento com a aplicação de multas começou no último dia 26, após um período de 30 dias destinado à conscientização da nova sinalização. 

Apelidadas de “tagarelas”, as câmeras possuem um sistema de voz pelo qual os agentes conseguem advertir o motorista que está cometendo alguma infração, como o estacionamento em local proibido. A advertência continuará sendo utilizada durante a campanha de conscientização.

Até a última terça-feira, segundo a prefeitura, as câmeras registraram 140 multas de trânsito desde o início da operação na cidade.

Liderando o ranking das infrações está o estacionamento em local de embarque e desembarque de passageiros, com 55 multas aplicadas.

Em seguida, com 25 registros, está a conversão à direita em local proibido. Estacionar em local proibido pela sinalização e estacionar em fila dupla também foram irregularidades recorrentes, com 12 registros cada.

Leia mais:

Viagem sem estresse nas férias de julho

Dez motivos que levam famílias a buscarem ajuda de psicólogos

Crea diz que é preciso instalar  semáforos na ES-010

Trecho de grande fluxo de veículos em Jardim Limoeiro, na Serra, a região da avenida Guarapari e da ES-010 foi alvo de uma vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) quanto à sinalização das vias.

De forma preliminar, o estudo aponta para a instalação de dois semáforos, um na avenida Guarapari, que é de responsabilidade do município da Serra, e outro na ES-010, de responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES).

Os semáforos funcionariam de forma alternada, de modo que quem trafegar pela avenida Guarapari poderia fazer o retorno à esquerda, que hoje é proibido.

Além disso, o estudo ainda aponta a instalação de uma faixa de pedestre para facilitar a passagem na região e uma revisão geral na sinalização do trânsito.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-ES, Leonardo Leal, a região é de tráfego intenso, com a presença de veículos de grande porte, como caminhões e carretas.

“O estudo ainda é preliminar e pode passar por alterações. O que fazemos é uma recomendação ao município e ao DER-ES para garantir maior segurança e diminuir os riscos de acidentes na região”, pontuou.

O Crea tem o prazo de 15 dias para concluir o estudo. Em seguida, as recomendações serão enviadas aos órgãos competentes pelas vias.

SAIBA MAIS

As multas

desde o início do funcionamento das câmeras, no último dia 26, até terça-feira, foram confeccionados 140 autos de infração por meio das câmeras de videomonitoramento.

As multas aplicadas desde o início da fiscalização até ontem continuam valendo e seguirão o trâmite normal, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

90 câmeras de videomonitoramento estão espalhadas pela Serra para reforçar a fiscalização do trânsito na cidade.

Confira o ranking

Estacionar em local de embarque e desembarque de passageiros 55

Conversão à direita em local proibido 25

Estacionamento em local proibido pela sinalização 12

Estacionamento em fila dupla 12

Estacionamento em faixa de pedestre 10

Estacionamento no  passeio 9

Estacionamento na canalização 5

Estacionamento em ponto de táxi 4

Dirigir veículo utilizando celular 3

Conduzir o veículo sem cinto de segurança 2

Estacionamento em vaga de idoso sem credencial 1

Estacionamento na esquina 1

Estacionamento que atrapalha e/ou impede a movimentação de outro veículo 1

Fonte: Prefeitura Municipal da Serra.

Leia mais:

Bolsa de até 100% para 4.431 em faculdades particulares

Novo ensino médio com mais Português e Matemática

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: