X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Viagem sem estresse nas férias de julho

A pedido de A Tribuna, especialistas dão dicas para viajar sem cair em golpes. Atenção na hora de assinar contrato é uma delas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Viagem sem estresse nas férias de julho
Jacqueline Veronesi pretende aproveitar as férias escolares dos filhos para visitar familiares no Mato Grosso do Sul |  Foto: Leone Iglesias/AT

Viagens canceladas, atrasos em voos e publicidade enganosa. Marcado pelos passeios em família, o período das férias de julho pode virar uma dor de cabeça se os cuidados necessários não forem adotados. 

Ao fechar um pacote de viagem, uma das principais dicas é se atentar para o contrato, que pode ser físico ou digital, orientou o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Diego Libardi.

“A publicidade vincula o contrato ao cumprimento do que foi anunciado. A publicidade tem de ser clara quanto aos preços, datas e se há alimentação inclusa, por exemplo”, explicou.

No caso das viagens internacionais, outro ponto para se observar é verificar a taxa de câmbio (troca da moeda) para não se surpreender com possíveis aumentos na hora de pagar. 

Existem pacotes que se baseiam no valor da data da compra e outros que têm como referência o fechamento da fatura.

No caso de atrasos de voos, as companhias aéreas têm a obrigação de informar a alteração dos horários aos consumidores.

Na primeira hora de atraso, a empresa deve fornecer internet aos clientes. Após a segunda hora, deve ser garantido o direito à alimentação e à higiene pessoal. Já a partir de 4 horas de atraso, fornecer hospedagem e transporte.

“No caso de cancelamento de voo, o consumidor tem direito de receber o dinheiro de volta e, em caso de prejuízos maiores, pode chegar a ser indenizado”, acrescentou o secretário.

Pacote

Imagem ilustrativa da imagem Viagem sem estresse nas férias de julho
Letícia Nogueira: reputação |  Foto: Leone Iglesias/AT

A diretora-presidente do Procon Estadual, Letícia Coelho Nogueira,  alerta ainda para uma característica importante para se verificar antes de fechar uma viagem: a boa reputação da empresa.

“Além de consultar os sites, vale a pena conferir com pessoas de sua confiança que já tenham praticado algum pacote com a empresa”.

No site cadastur.turismo.gov.br é possível confirmar se a empresa possui o cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, que concede a licença para prestar o serviço.

A fisioterapeuta Jacqueline Camargo Brandão Veronesi, de 47 anos, vai aproveitar as férias escolares dos filhos Mateus, 13, e Carolina, 10, para visitar familiares em Dourado, no Mato Grosso do Sul.

“Fechamos a viagem com uma companhia aérea de confiança. Sempre verifico se a documentação está em dia. É sempre bom reforçar a segurança observando os detalhes”, contou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: