Viagem sem estresse nas férias de julho
A pedido de A Tribuna, especialistas dão dicas para viajar sem cair em golpes. Atenção na hora de assinar contrato é uma delas
Escute essa reportagem
Viagens canceladas, atrasos em voos e publicidade enganosa. Marcado pelos passeios em família, o período das férias de julho pode virar uma dor de cabeça se os cuidados necessários não forem adotados.
Ao fechar um pacote de viagem, uma das principais dicas é se atentar para o contrato, que pode ser físico ou digital, orientou o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória, Diego Libardi.
“A publicidade vincula o contrato ao cumprimento do que foi anunciado. A publicidade tem de ser clara quanto aos preços, datas e se há alimentação inclusa, por exemplo”, explicou.
No caso das viagens internacionais, outro ponto para se observar é verificar a taxa de câmbio (troca da moeda) para não se surpreender com possíveis aumentos na hora de pagar.
Existem pacotes que se baseiam no valor da data da compra e outros que têm como referência o fechamento da fatura.
No caso de atrasos de voos, as companhias aéreas têm a obrigação de informar a alteração dos horários aos consumidores.
Na primeira hora de atraso, a empresa deve fornecer internet aos clientes. Após a segunda hora, deve ser garantido o direito à alimentação e à higiene pessoal. Já a partir de 4 horas de atraso, fornecer hospedagem e transporte.
“No caso de cancelamento de voo, o consumidor tem direito de receber o dinheiro de volta e, em caso de prejuízos maiores, pode chegar a ser indenizado”, acrescentou o secretário.
Pacote
A diretora-presidente do Procon Estadual, Letícia Coelho Nogueira, alerta ainda para uma característica importante para se verificar antes de fechar uma viagem: a boa reputação da empresa.
“Além de consultar os sites, vale a pena conferir com pessoas de sua confiança que já tenham praticado algum pacote com a empresa”.
No site cadastur.turismo.gov.br é possível confirmar se a empresa possui o cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, que concede a licença para prestar o serviço.
A fisioterapeuta Jacqueline Camargo Brandão Veronesi, de 47 anos, vai aproveitar as férias escolares dos filhos Mateus, 13, e Carolina, 10, para visitar familiares em Dourado, no Mato Grosso do Sul.
“Fechamos a viagem com uma companhia aérea de confiança. Sempre verifico se a documentação está em dia. É sempre bom reforçar a segurança observando os detalhes”, contou.
Comentários