Câmara de Vitória vai para o Centro
Expectativa é de que a sede do legislativo municipal, que funciona hoje em Bento Ferreira, esteja no novo endereço até o final deste ano
Escute essa reportagem

Começaram as negociações para a ida da Câmara de Vitória, hoje localizada em Bento Ferreira, para o Centro. A expectativa é de que a sede do legislativo municipal esteja no novo endereço até o final deste ano.
A mudança foi provocada pelo aumento da representatividade no número de vereadores. Atualmente são 21 membros, seis a mais do que na última eleição. Já a escolha do local visa a revitalização do bairro histórico.
“O prédio atual não suporta o fluxo de mais de 600 servidores. Tem vereador que tem gabinete, mas não tem banheiro. Eu, por exemplo, estou com parte do meu administrativo na prefeitura. Indo para o Centro, levo todas essas pessoas, fora a população que visita os gabinetes”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Vitória, Anderson Goggi (PP).
A ideia é de que a nova Câmara mude para o edifício Castelo Branco, que pertence à Caixa Econômica Federal. O prédio, que é a antiga sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES), já está pronto para uso e precisa apenas de reformas pontuais, segundo o vereador.
“Nos reunimos com o superintendente da Caixa no Espírito Santo, Tarcísio Dalvi, para conversar sobre a mudança. Até segunda-feira vamos oficializar o interesse e, tendo aceitação, demoraríamos no máximo 45 dias para mudar. Só precisaríamos fazer ajustes de divisória”.
Goggi destaca que há vários pontos positivos com a iniciativa. Entre eles, o de que evitaria a construção de uma nova Câmara, como planejado inicialmente. Isso geraria uma economia aos cofres públicos, sem contar que reduz o tempo de mudança.
“Ao deixarmos o prédio atual, o município vai ter a oportunidade de trazer secretarias que hoje estão em locações. Essa troca economizaria aluguel e transporte para a prefeitura. Também estamos em conversa com o executivo para levar outros serviços para o Centro, ajudando nessa revitalização”.
Na próxima quarta-feira, às 19 horas, o comércio do Centro de Vitória se junta à Câmara municipal para promover uma audiência pública que visa discutir a ida do órgão para o bairro. Será no prédio da CDL Vitória.
“Nossa ideia é que o Centro volte a ser um pólo com o retorno de várias instituições públicas para lá”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Vitória.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários