Calendário astronômico prevê eclipses, superlua e chuva de meteoro no céu do País
Fenômenos estão previstos para este ano, conforme o Calendário de Efemérides Astronômicas
Escute essa reportagem
O céu de 2025 promete espetáculos fascinantes para os amantes da astronomia.
Superluas, eclipses lunares e chuvas de meteoros estão entre os fenômenos previstos para este ano, conforme o Calendário de Efemérides Astronômicas, divulgado pelo Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Muitos desses fenômenos poderão ser vistos a olho nu, como a aproximação máxima de Marte com a Terra, no próximo dia 15.
“Basta apenas olhar para o céu à noite e será possível ver um ponto luminoso, bem forte e avermelhado. Seu nascer é à Leste e durante à noite vai se deslocando para Oeste”, explicou o físico e coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Messias Cevolani.
Em março, o céu de todo Brasil será palco do eclipse total da lua, que poderá ser visto durante a madrugada. A previsão é que ele tenha início às 2h09 do dia 14 de março e atinja seu auge às 3h58. O evento terminará às 5h47.
“A lua entra no cone de sombra da Terra, por volta das 3h30 e fica até as 4h30 toda escurecida, formando o fenômeno que chamamos de 'Lua de sangue'”, afirmou Messias.
O físico destacou ainda que o evento, pode ser considerado, de certa forma, raro.
“Existem dúvidas por que não acontece sempre um eclipse solar a cada lua nova e um eclipse lunar a cada lua cheia, mas isso não ocorre porque os planos de órbitas tanto da Terra em volta da lua quanto o contrário não coincidem. Neste ano, teremos dois eclipses lunares e dois solares, mas somente o de março poderá ser visto no Brasil”, pontuou.
Haverá, este ano, dois eclipses solares, porém, segundo o coordenador do GOA, poderá apenas ser visto no Hemisfério Norte.
Durante o ano, será possível ainda contemplar diversas chuvas de meteoros, que, segundo Messias, são melhores de serem visualizadas a olho nu. “O melhor horário para ver é de madrugada e em local bem escuro”.
Entre 17 de julho e 24 agosto, haverá a chuva de meteoros Perseidas, com seu pico em 12 de agosto, com 100 meteoros por hora.
Em 2025, haverá três superluas, sendo que na noite do dia 5 de novembro será a melhor ocasião para ver o fenônemo no céu do País.
Eventos Astronômicos
Janeiro
Dia 15, aproximação máxima de Marte com a Terra.
Março
Dia 14, eclipse total da lua, que poderá ser visto durante a madrugada. A previsão de início é 2h09, com auge às 3h58. O evento terminará às 5h47.
Maio
Dia 2, o astro Vesta, um dos maiores do Sistema Solar, poderá ser visto com uso de binóculos, em céu escuro.
Julho e agosto
Durante o ano, haverá diversas chuvas de meteoros, pelo menos nove eventos, sendo que entre 17 de julho e 24 agosto haverá a chuva de meteoros Perseidas, com seu pico em 12 de agosto, com 100 meteoros por hora.
Superluas
Haverá o fenômeno no início de outubro (dia 7), novembro (dia 5) e dezembro (dia 4). Mas será no dia 5 a melhor ocasião para ver o fenômeno.
Fonte: Calendário de Efemérides Astronômicas.
Visitantes
Paixão pelo espaço
Para aproveitar os dias de férias e a paixão do pequeno Pedro, de 11 anos, pelo espaço, seus pais, Vanessa Pereira, 42, e Leonardo Pereira, 43, foram até o Planetário de Vitória, na Ufes, e aproveitaram para levar a caçula, Luiza, 5 anos, para conhecer o local.
“É importante trazer as crianças para esses locais e fora das telas. Pedro é fascinado pelo universo, o sonho dele é ter um telescópio”, afirmou Leonardo.
Conhecimento
A tarde de terça-feira (07) foi de passeio e muito conhecimento no Planetário de Vitória, na Ufes, para Gabriela Loss, 36, e seu filho Levi, 3 anos; Paula Abreu, 40, e sua filha Júlia, 4, e Lara Ornelas, 35, e sua filha Elisa, 3.
As amigas foram pela primeira vez com os filhos até o local. “Estamos aproveitando as férias e a programação que eles estão tendo para as crianças conhecerem. É muito importante esse contato com o espaço e com outras crianças”, afirmou Lara.
Comentários