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Cidades

“Blitze do caminhão” nas estradas durante 10 dias

Operação Descanso Legal, da PRF, vai até o próximo dia 15 e busca reduzir a violência no trânsito, com foco em veículos de grande porte


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É fundamental estar descansado e com as horas de sono em dia quando assumir a direção do volante, principalmente de veículos de grande porte.

Para fiscalizar e combater irregularidades no trânsito, uma operação nacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai parar caminhões e carretas, tendo em vista o alto número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo no País.

A Operação Descanso Legal, que começou na segunda-feira e vai até a próxima quarta (dia 15) em todo o território nacional, totalizando dez dias de fiscalização, busca reduzir a violência no trânsito.

Imagem ilustrativa da imagem “Blitze do caminhão” nas estradas durante 10 dias
Polícia Rodoviária Federal durante a fiscalização: também serão feitas ações educativas em todo o Brasil |  Foto: Divulgação/PRF

“Esse tipo de veículo, quando envolvido em acidentes, causa consequências muito maiores, por conta do tamanho e do peso”, ressalta o chefe da comunicação da PRF-ES, Maurício Belshoff.

O nome da operação se deve à fiscalização das horas de sono obrigatórias aos motoristas. “De acordo com a Lei do Descanso, o motorista não pode dirigir por mais de 5 horas e meia seguidas, ele precisa descansar por no mínimo 30 minutos. E a cada jornada de 24 horas, o condutor deve descansar por 11h”, reforça Belshoff.

A fiscalização do cumprimento dessa jornada ocorre pela análise do tacógrafo. “Ele é um equipamento que registra o tempo de direção, a distância percorrida e a velocidade média do veículo. O descumprimento é infração”, explicou Belshoff.

A operação fiscalizará ainda pneus, carga, amarração da carga, freios, documentos, entre outros. “O objetivo é reduzir a violência no trânsito, fiscalizar o cumprimento das normas e aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais”, complementa.

Dados nacionais revelam que, em 2024, o número de sinistros graves envolvendo caminhões aumentou 6,37%, totalizando 1.703 ocorrências, frente a 1.601 em 2023. Ainda mais preocupante foi o crescimento no número de óbitos, que subiu 11,20%, de 509 para 566 óbitos no período.

No Estado, os acidentes graves — que resultam em feridos graves e/ou mortes — envolvendo veículos de carga aumentaram de 44 em 2023 para 62 no ano passado.

Você sabia?

Caminhões e carretas são responsáveis por movimentar mais de 60% das cargas transportadas no País e conectar regiões distantes, desempenhando atividades essenciais para a economia nacional.

Fique por dentro

Mais acidentes e mortes nas rodovias no último ano

Operação Descanso Legal

A operação nacional teve início segunda-feira e vai até o dia 15.

O objetivo é reduzir a violência no trânsito, com foco em veículos de grande porte, como caminhões.

Imagem ilustrativa da imagem “Blitze do caminhão” nas estradas durante 10 dias
As ações buscam ainda fiscalizar pneus, carga, amarração da carga, freios, documentos, entre outros itens |  Foto: Divulgação/PRF

Sono

A Lei do Descanso diz que o motorista não pode dirigir por mais de 5h30 seguidas. Ele precisa descansar por no mínimo 30 minutos. Além disso, a cada jornada de 24h, o condutor deve descansar por 11 horas.

A fiscalização do cumprimento dessa jornada ocorre pela análise do tacógrafo – equipamento que registra tempo de direção, distância percorrida e velocidade média do veículo.

As ações buscam ainda fiscalizar pneus, carga, amarração da carga, freios, documentos, entre outros.

Números

Em 2024, o número de sinistros graves envolvendo caminhões no Brasil aumentou 6,37%, totalizando 1.703 ocorrências, frente a 1.601 em 2023. O número de óbitos subiu 11,20%, de 509 para 566 óbitos no período.

No Espírito Santo, os acidentes graves — que resultam em feridos graves e/ou mortes — envolvendo veículos de carga aumentaram de 44 em 2023 para 62 no ano passado.

Operação

Está alinhada aos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortos e Feridos no Trânsito, que busca diminuir em 50% a taxa de mortalidade nas rodovias até 2028. A meta é reduzir o índice de 53,2 mortos por milhão de veículos, registrado em 2018, para 26,6 em 2028, promovendo um trânsito mais seguro.

A PRF ampliará a presença policial e realizará ações educativas no País.

Fonte: PRF-ES e pesquisa A Tribuna.

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