“Blitze do caminhão” nas estradas durante 10 dias
Operação Descanso Legal, da PRF, vai até o próximo dia 15 e busca reduzir a violência no trânsito, com foco em veículos de grande porte
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É fundamental estar descansado e com as horas de sono em dia quando assumir a direção do volante, principalmente de veículos de grande porte.
Para fiscalizar e combater irregularidades no trânsito, uma operação nacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai parar caminhões e carretas, tendo em vista o alto número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo no País.
A Operação Descanso Legal, que começou na segunda-feira e vai até a próxima quarta (dia 15) em todo o território nacional, totalizando dez dias de fiscalização, busca reduzir a violência no trânsito.
“Esse tipo de veículo, quando envolvido em acidentes, causa consequências muito maiores, por conta do tamanho e do peso”, ressalta o chefe da comunicação da PRF-ES, Maurício Belshoff.
O nome da operação se deve à fiscalização das horas de sono obrigatórias aos motoristas. “De acordo com a Lei do Descanso, o motorista não pode dirigir por mais de 5 horas e meia seguidas, ele precisa descansar por no mínimo 30 minutos. E a cada jornada de 24 horas, o condutor deve descansar por 11h”, reforça Belshoff.
A fiscalização do cumprimento dessa jornada ocorre pela análise do tacógrafo. “Ele é um equipamento que registra o tempo de direção, a distância percorrida e a velocidade média do veículo. O descumprimento é infração”, explicou Belshoff.
A operação fiscalizará ainda pneus, carga, amarração da carga, freios, documentos, entre outros. “O objetivo é reduzir a violência no trânsito, fiscalizar o cumprimento das normas e aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais”, complementa.
Dados nacionais revelam que, em 2024, o número de sinistros graves envolvendo caminhões aumentou 6,37%, totalizando 1.703 ocorrências, frente a 1.601 em 2023. Ainda mais preocupante foi o crescimento no número de óbitos, que subiu 11,20%, de 509 para 566 óbitos no período.
No Estado, os acidentes graves — que resultam em feridos graves e/ou mortes — envolvendo veículos de carga aumentaram de 44 em 2023 para 62 no ano passado.
Você sabia?
Caminhões e carretas são responsáveis por movimentar mais de 60% das cargas transportadas no País e conectar regiões distantes, desempenhando atividades essenciais para a economia nacional.
Fique por dentro
Mais acidentes e mortes nas rodovias no último ano
Operação Descanso Legal
A operação nacional teve início segunda-feira e vai até o dia 15.
O objetivo é reduzir a violência no trânsito, com foco em veículos de grande porte, como caminhões.
Sono
A Lei do Descanso diz que o motorista não pode dirigir por mais de 5h30 seguidas. Ele precisa descansar por no mínimo 30 minutos. Além disso, a cada jornada de 24h, o condutor deve descansar por 11 horas.
A fiscalização do cumprimento dessa jornada ocorre pela análise do tacógrafo – equipamento que registra tempo de direção, distância percorrida e velocidade média do veículo.
As ações buscam ainda fiscalizar pneus, carga, amarração da carga, freios, documentos, entre outros.
Números
Em 2024, o número de sinistros graves envolvendo caminhões no Brasil aumentou 6,37%, totalizando 1.703 ocorrências, frente a 1.601 em 2023. O número de óbitos subiu 11,20%, de 509 para 566 óbitos no período.
No Espírito Santo, os acidentes graves — que resultam em feridos graves e/ou mortes — envolvendo veículos de carga aumentaram de 44 em 2023 para 62 no ano passado.
Operação
Está alinhada aos objetivos do Plano Nacional de Redução de Mortos e Feridos no Trânsito, que busca diminuir em 50% a taxa de mortalidade nas rodovias até 2028. A meta é reduzir o índice de 53,2 mortos por milhão de veículos, registrado em 2018, para 26,6 em 2028, promovendo um trânsito mais seguro.
A PRF ampliará a presença policial e realizará ações educativas no País.
Fonte: PRF-ES e pesquisa A Tribuna.
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