Cafeterias com espaço para adoção e “point” para gatos
O conceito de cat café nasceu na Ásia, e já há espaços na Grande Vitória onde o cliente aproveita para comer e interagir com os felinos
Escute essa reportagem
Para além das famílias capixabas, os carismáticos e curiosos gatinhos conquistam o coração de empreendedores que têm esses animais como verdadeiras musas inspiradoras de seus negócios. Na Grande Vitória, os cat cafés estão fazendo sucesso!
O conceito de cat café teve início no Sudeste Asiático e significa ser um espaço de cafeteria ou bar o qual conta com os pequenos felinos para a interação. O Japão é um dos países em que esse tipo de local é mais popular, mas a ideia tem se espalhado cada vez mais pelo mundo, inclusive em estados brasileiros.
Em Vila Velha, foi inaugurada no ano passado a Cat Experience. Os sócios-proprietários do estabelecimento, Maria Paula Sellos e Matheus Volkers, explicaram que a cafeteria é toda temática, com quadros, espelho do banheiro, talheres e formato do pão fazendo referência aos gatos.
Além de possibilitar a interação de clientes com os animais, é possível adotar os bichanos!
“Temos um Lounge todo em vidro e quem está fora dele pode observar tudo que acontece lá dentro. Ele funciona para promover adoção de gatinhos resgatados e promover a interação dos gatos com as pessoas. Já temos mais de 60 gatinhos em novos lares, seguros”, disse Matheus.
“Todos os interessados em adotar deixam o contato, respondem um questionário, e mandam imagens e vídeos de suas casas. Se aprovado, é agendado um horário e data para buscarem o novo integrante da família. Neste momento, é assinado o termo de adoção responsável e feita a foto da adoção, além do recebimento de mimos dos parceiros”, completou Maria.
Quem também vem atraindo o público é o Gatatouille Cat Café, em Vitória. O ambiente é temático e possibilita o contato com os felinos. “Nosso conceito de cat café é mais terapêutico. A função do espaço dos gatos é para as pessoas relaxarem. A parte de adoção, deixamos para a ONG parceira, Amigas dos Pets, situada em Vila Velha, pois eles já têm competência e autoridade para isso”, disse Indyara Fiore.
“Incentivamos as pessoas a entrarem no gatil para que possamos mandar os valores arrecadados para a ONG parceira continuar o trabalho de resgate e cuidado até chegar a adoção”, completou.
Indyara comentou sobre o cardápio. “Ele foi pensado para ser o mais inclusivo possível para alérgicos e intolerantes a glúten e leite de origem animal. A produção é nossa, fresquinha”.
Fique por dentro
Cat Experience
Local: Rua Humberto Serrano, 457, Praia da Costa, Vila Velha.
Horário: terça a sexta de 13h às 20h. Sábado e domingo de 9h às 20h.
- Alimentos
Tem no cardápio: cafés especiais 100% arábica, tortas doces com massa pão de ló, brownie com chocolate nobre e açúcar mascavo.
Há a linha sem glúten e sem lactose, linha sem leite e, também a linha para veganos, que contempla tanto pratos salgados quanto tortas doces.
90% dos itens são de produção própria.
Curiosidade: as bebidas e comidas possuem nomes criativos como: Catfeine Espresso (café espresso), Catccino Italiano (capuccino italiano), Catssan de Nutella (croissant de Nutella).
- Interação
Há na cafeteria um espaço para interagir com os gatos, e se tiverem interesse, adotá-los.
O interessado em adotar deve deixar o contato, responder um questionário e mandar imagens e vídeos de sua casa. Se aprovado, é agendado um horário e data para buscar o novo integrante da família. Nesse momento, é assinado o termo de adoção responsável.
Valor para ficar no espaço dos bichanos: a partir de R$ 10.
Gatatouille Cat Café
Local: Rua Antônio Araújo Lyra, 20, Jardim Camburi, Vitória
Horário: De segunda a sexta, das 11h às 20h, e sábado e domingo, das 8h às 20h.
- Alimentos
Tem no cardápio: produtos sem glúten e sem leite de origem animal. Há pão de queijo, tortinhas, tapiocas, empadão, bolo red velvet, miaurango (bolo de morangos), sucos, cafés, entre outros.
Aos finais de semana é servido brunch com panquecas americanas e waffles.
Os produtos são de produção própria.
- Interação
Na cafeteria há um espaço para interagir com os gatos. É uma forma de incentivar a doação de felinos de uma ONG parceira.
Valor para ficar no espaço dos bichanos: a partir de R$ 10.
Fonte: Cafeterias consultadas.
Comentários