X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Brasil envia equipes de resgate e medicamentos para Turquia após terremoto

Ao menos 42 profissionais, incluindo 34 bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, embarcam com destino ao país do Oriente Médio


Ouvir

Escute essa reportagem

O Brasil enviará equipes de resgate, além de equipamentos e medicamentos para ajudar a Turquia após o terremoto que atingiu o país e a Síria nesta semana, anunciou o Itamaraty nessa quarta (8).

Ao menos 42 profissionais, incluindo 34 bombeiros de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, embarcam com destino ao país do Oriente Médio em uma aeronave da Força Aérea Brasileira, segundo comunicado. Há ainda médicos e membros da defesa civil.

Bombeiros do ES vão ajudar na busca por desaparecidos após terremoto na Turquia

A ajuda humanitária inclui também seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e quatro cães farejadores para colaborar com a localização de vítimas do terremoto.

Imagem ilustrativa da imagem Brasil envia equipes de resgate e medicamentos para Turquia após terremoto
Militares do Estado compõem a delegação brasileira que vai atuar em apoio às buscas e socorro às vítimas do terremoto que atingiu a região |  Foto: Divulgação/Sesp

Três conjuntos dos chamados "kits calamidade", que contêm, cada um, 250 kg de medicamentos e itens emergenciais, também foram doados pelo Ministério da Saúde e estão a caminho -eles têm capacidade para atender até 1.500 pessoas durante um mês.

A ação envolve, além do Itamaraty, os ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Regional, da Justiça e da Segurança Pública.

Até aqui, o número de mortos devido ao sismo supera 12 mil -são mais de 9.000 vítimas na Turquia, e outras 2.950 confirmadas pelo regime de Bashar al-Assad na Síria. Mas as cifras devem crescer à medida que avançam os trabalhos de resgate e procura de corpos nos escombros.

O terremoto de magnitude 7,8 atingiu os países na madrugada de segunda (6). A gravidade do tremor foi escalada pelo fato de ele ocorrer em uma área com fragilidades sociais e econômicas. A região fronteiriça é marcada por forte presença de refugiados e deslocados internos da guerra civil que assola a Síria há 12 anos.

AJUDA PARA O CHILE 

O governo Lula também sinalizou que, em breve, deve enviar ajuda para o Chile, onde incêndios florestais já deixaram mais de 24 pessoas mortas no centro-sul e destruíram centenas de casas.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que conversou com seu homólogo chileno, Gabriel Boric, nesta quarta, e que avalia iniciativas para prestar apoio por meio do envio de equipes e aviões da Força Aérea especializados para ajudar a controlar o fogo.

A Associação Nacional de Florestas chilena informou que a área afetada pelos incêndios já passa de 300 mil hectares, algo similar ao dobro do tamanho da cidade de São Paulo. Autoridades disseram que cerca de 2.180 pessoas ficaram feridas e 1.180 casas foram destruídas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: