Bombeiros do ES vão ajudar na busca por desaparecidos após terremoto na Turquia
Além dos bombeiros, a cadela Case também vai ajudar nas buscas por desaparecidos
Escute essa reportagem
Mais de 11 mil pessoas já tiveram a morte confirmada, após o terremoto que abalou a Turquia e a Síria, na última segunda-feira (6). A tragédia causou comoção mundial e os países têm se mobilizado para levar ajuda humanitária para as regiões mais afetadas pelos tremores. O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo vai enviar seis militares e a cadela Case para auxiliar nas buscas por desaparecidos na Turquia.
Os militares que vão participar da missão humanitária são o major Fabio, major Siwamy, capitão Marinho, sargento Sperancini, sargento Breno e o cabo Vicentini. Os militares fazem parte do Centro Especializado de Resposta a Desastres (Cerd), a equipe do Corpo de Bombeiros especializada em resgates e desastres de grandes proporções.
Leia mais: Número de mortos em terremoto na Turquia e Síria passa de 11 mil
VÍDEO | Bebê nasce nos escombros e é resgatado na Síria
O grupo saiu do Espírito Santo, na madrugada desta quarta-feira (8) com destino a São Paulo, onde devem embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Turquia. Lá, os militares ficarão à disposição das autoridades locais, para auxiliar na busca e resgate de vítimas que ainda estejam desaparecidas sob os escombros.
O tremor de magnitude 7,8 causou o desabamento de diversas construções nos dois países, deixando milhares de pessoas desaparecidas sob os escombros. As equipes de resgate trabalham na tentativa de localizar sobreviventes da tragédia.
O governador Renato Casagrande compartilhou pelo Twitter, na tarde desta quarta, uma imagem dos militares antes do embarque.
"Um gesto de solidariedade diante desta catástrofe que fez tantas vítimas e deixou um vasto rastro de destruição", escreveu Casagrande na postagem.
#AUXÍLIOHUMANITÁRIO
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) February 8, 2023
Seis militares e a cadela Kase, do Corpo de Bombeiros do ES, estão a caminho da Turquia para trabalhar na localização de vítimas do terremoto. Um gesto de solidariedade diante desta catástrofe que fez tantas vítimas e deixou um vasto rastro de destruição. pic.twitter.com/ERVE3xgc6N
Os militares do Cerd recebem treinamento especial para realizar resgates em locais de difícil acesso, ocorrências complexas, desmoronamentos e desabamentos, entre outros. Equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo atuaram nos desastres de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Recife, em Pernambuco.
Leia mais: Castelo de 2 mil anos é danificado por terremoto na Turquia
Terremoto na Turquia e na Síria pode afetar 23 milhões, diz OMS
Comentários