X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Bombeiros resgatam corpo de atleta suíço morto ao cair de parapente no ES

Após sobrevoar a região onde o acidente aconteceu, as equipes de resgate conseguiram encontrar a vítima


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Bombeiros resgatam corpo de atleta suíço morto ao cair de parapente no ES
Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no resgate do corpo do atleta |  Foto: Divulgação / Notaer

O Corpo de Bombeiros do Estado conseguiu resgatar, na manhã desta quinta-feira (23) o corpo do atleta suíço, identificado como Dan Morand, de 35 anos.

Dan morreu após sofrer um acidente durante um voo de parapente no final da manhã desta quarta (22), na Rampa de Ubá, na localidade de Patrimônio do Ouro, em Castelo, no Sul do Espírito Santo. De acordo com a organização do evento, ele era certificado por uma escola muito rígida na modalidade esportiva da Suíça.

Veja mais notícias sobre Cidades aqui.

Por conta da dificuldade de acesso ao local da queda, um helicóptero do Notaer foi acionado para auxiliar o Corpo de Bombeiros no resgate do atleta – até então, as equipes não sabiam do estado de saúde do suíço.  

O núcleo tentou a remoção do corpo, mas a aproximação do helicóptero para acessar a área onde o atleta estava não foi possível por conta do paredão rochoso, que colocava em risco a tripulação. 

Por esse motivo, a equipe precisou mudar de estratégia e sobrevoar a região com os militares do Corpo de Bombeiros para encontrar algum ponto de acesso terrestre para que os profissionais pudessem retirar o corpo do atleta suíço.

Além da tripulação com cinco servidores do Notaer, a equipe de resgate contou com quatro bombeiros. Durante a operação para localização e retirada do corpo do atleta acidentado, outro competidor se acidentou e acionou ajuda.

Após sobrevoar a região onde o acidente aconteceu, as equipes de resgate conseguiram encontrar a vítima, porém foi constatado que o atleta não resistiu aos ferimentos e morreu logo após a queda. O suíço apresentava diversos ferimentos graves pelo corpo.

Em nota, o Corpo de Bombeiros explicou que a equipe de resgate trabalhou durante toda a madrugada e a operação para retirada do corpo foi encerrada por volta das 8h da manhã desta quinta-feira (23). "O corpo foi deixado aos cuidados da Polícia Civil", diz o comunicado. 

Segundo caso em menos de um mês

Este é o segundo acidente com morte em menos de um mês em Castelo. Enquanto a  equipe do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) realizava a operação para resgatar o corpo do atleta suíço, recebeu a informação de que outro competidor espanhol, de 45 anos, sofreu acidente enquanto voava. 

O atleta ficou preso em um local de difícil acesso, porém a equipe de resgate conseguiu localizar e retirar o parapentista, com vida. 

A rampa recebe, nesta semana, a primeira etapa da Copa do Mundo de Parapente e o parapentista acidentado seria um dos participantes da competição, segundo informações iniciais das equipes de resgate. 

LEIA TAMBÉM

Após morte de atleta, espanhol sofre acidente em campeonato de voo livre no ES

Atleta morre em acidente com parapente durante competição no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: