Blitze do bafômetro todos os dias na saída das praias no ES
Operação Verão começa na próxima quinta e vai até o dia 9 de março de 2025, e inclui o uso de drones e patrulhamento com o helicóptero
Escute essa reportagem
Chegou a época mais esperada para quem mora no Estado e também para os turistas que escolheram o Espírito Santo como destino. Pensando na prevenção de acidentes e mortes no trânsito, blitze serão realizadas todos os dias nas saídas e nos acessos de praias e boates, bem como em outros pontos turísticos.
A Operação Verão – que conta com várias frentes para garantir que a estação seja tranquila, incluindo o uso de drones e patrulhamento com o helicóptero do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) – começa na próxima quinta-feira e vai até 9 de março de 2025.
“A gente sabe que neste período as pessoas estão se divertindo, bebendo, mas bebida alcoólica não combina com o trânsito. Quem beber vai ter que usar carros de aplicativo, táxi, transporte público, carona ou até mesmo ir a pé”, orientou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Ele explica que a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, vai ter uma atuação muito forte nesse período, com ações integradas com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e com as Guardas Municipais.
“Vamos realizar várias operações em defesa da vida porque estamos com muitas mortes no trânsito. Isso é uma tragédia e precisamos combater de forma muito intensa. A atuação vai ser muito enérgica. É tolerância zero. Além dos balneários, temos várias festividades e com muito consumo de bebida alcoólica em outros municípios. Essas cidades também serão alvo de operações”, disse o secretário.
Abordagens
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, avisa que as operações, além das vias de acessos aos balneários, pontos turísticos, que contam com cachoeiras e lagoas e rodovias estaduais, serão pontos de abordagens.
“O nosso foco é fazer a fiscalização não só administrativa, mas principalmente fazendo o teste do bafômetro naquelas pessoas com sinais de embriaguez”, disse o comandante-geral da PM.
O coronel afirma ainda que o trabalho da inteligência será fundamental, com policiais à paisana em bares, boates e praias para flagrar quem está ingerindo bebida alcoólica e, sem pensar nas consequências, assume a direção do veículo, bem como identificar criminosos com mandado de prisão e que estejam planejando cometer assaltos ou furtos.
Saiba mais
O que diz a lei
Quem dirige sob a influência de álcool ou outra substância psicoativa que cause dependência está sujeito a penalidades administrativas e ainda a responder por crime de trânsito.
Como funciona
1- Abordagem: o motorista abordado em uma blitz ou após se envolver em um acidente é convidado a fazer o teste do etilômetro (bafômetro).
2- Se aceitar soprar: a liberação vai depender do resultado.
ZERADO: se o motorista fizer o teste e não for detectada nenhuma quantidade de álcool ingerido ele é liberado.
ATÉ 0,34 MG/L: quem se submete ao teste do bafômetro e tem um resultado igual ou superior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões é autuado administrativamente por dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer ou tra substância psicoativa. A infração é gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
ACIMA DE 0,34MG/L: se o resultado no etilômetro for igual ou superior a 0,34 miligrama por litro de ar expelido pelos pulmões, o condutor responderá de forma administrativa pela embriaguez, com multa e suspensão do direito de dirigir, além de responder criminalmente. A pena prevista é de detenção, de seis meses a três anos.
3- Na recusa: o condutor pode ser penalizado.
MULTA:
O motorista está sujeito à autuação administrativa por se recusar a ser submetido a teste ou outro procedimento que certifique influência de álcool ou substância psicoativa. A infração é gravíssima, com penalidade de multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir.
CRIME:
Caso o condutor que se recusa a fazer o teste apresente sinais (mais de um) também responderá criminalmente pelo mesmo crime de trânsito citado anteriormente. Entre os sinais, estão odor etílico, desconexão com a realidade, fala arrastada, olhos vermelhos, desequilíbrio, entre outros.
Fique por dentro
Operação Verão
Quando?
A operação verão, anunciada ontem pela cúpula da segurança pública do Estado, vai começar na próxima quinta-feira e vai se estender até o dia 9 de março do ano que vem, ou seja, depois do Carnaval oficial.
Principais pontos de atuação
No litoral:
Vitória, Serra, Vila Velha, Guarapari, Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta e Presidente Kennedy.
Outras cidades:
Viana, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Mucurici, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Colatina, Iúna, Irupi e Ibitirama.
Efetivo por dia
Uma média de 650 agentes das forças de segurança vão atuar por dia durante a Operação Verão nos balneários e demais pontos turísticos do Espírito Santo.
Ações da Polícia Militar
No trânsito
Lei Seca: serão realizadas blitze de trânsito, com uso de bafômetros e drones em locais de maior aglomeração, a exemplo de saídas e acessos de praias e boates, locais com eventos e pontos turísticos, como cachoeiras.
Outras ações:
Serão realizadas operações de bloqueio e cerco tático, policiamento a pé, motorizado, montado e bicicleta, entre outras ações.
Ações do Detran
Fiscalizações de trânsito
Vai realizar ações do programa Força pela Vida em operações conjuntas com o Batalhão de Trânsito, Delegacia de Delitos de Trânsito, Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal, atuando de forma integrada com foco na preservação da vida e na redução de acidentes.
Reforço no serviço de remoção, com recebimento nos pátios 24h.
O monitoramento eletrônico vai orientar a fiscalização de trânsito, utilizando o cerco inteligente estadual a partir da sala de controle do Detran.
Ações da Polícia Civil
Delegacias regionais estarão abertas 24 horas com atuação contínua do Teleflagrante.
Reforço das Delegacias de Conceição da Barra, Praia Grande (Fundão), Jacaraípe (Serra) e Piúma.
Realização de operações policiais nos municípios litorâneos.
Corpo de Bombeiros Militar
Vai Fiscalizar e coibir a realização de eventos comerciais clandestinos (festas, shows e similares) e realizar atividade de saturação em eventos públicos e privados.
contará com reforço de equipes de mergulho e embarcações, além de equipes extras atuando em unidades estaduais de conservação (Parques Estaduais: Itaúnas, Paulo César Vinha, Cachoeira da Fumaça, Pedra Azul e Forno Grande).
Notaer
Fará Patrulhamento aéreo preventivo na região metropolitana e balneários de Norte a Sul; atendimento a ocorrências policiais e emergências aeromédicas no Estado, além de outras ações.
Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública e demais órgãos citados.
Comentários