Turismo cresce no ES e atinge o maior patamar desde janeiro de 2023
Atividades aumentaram 10,2% em outubro ao ser comparadas com o mesmo mês do ano passado
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O volume de atividades de turismo no Espírito Santo atingiu o maior patamar desde janeiro do ano passado: 106,3 pontos no Índice de Atividades Turísticas (Iatur) e cresceu, em outubro, 10,2% ao comparar o período com o mesmo mês de 2023. O aumento expressivo foi maior que a média nacional, que foi de 8,5%.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostrou também que o setor de turismo capixaba acumulou crescimentos nos três trimestres deste ano e há boas expectativas para o final de 2024 e início de 2025.
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, um dos fatores que pode ter contribuído para a melhora no desempenho do setor turístico capixaba é o índice de preços dos produtos turísticos. No acumulado até o mês de outubro, a variação nos valores de todos os principais produtos foi menor na Grande Vitória do que no Brasil como um todo.
Melhora no segundo semestre
Em outubro, mês do Dia das Crianças – que movimenta o comércio e serviços ligados ao turismo –, o volume de atividades no estado registrou um aumento de 3,9% em relação a setembro. Esse percentual foi o terceiro maior do ano, superado apenas pelas variações registradas em junho (4,6%) e janeiro (4,2%). Já no Brasil, o setor cresceu 4,7% na comparação mensal.
No segundo semestre, todos os meses registraram variações positivas quando comparados com os mesmos períodos de 2023, sendo que julho foi o primeiro mês do ano a superar o índice registrado no ano passado, representando um ponto de virada no turismo capixaba em 2024.
Em outubro, destacaram-se a redução de 1% nos preços das hospedagens e a queda de 11,74% nas passagens aéreas. O aumento nos níveis gerais de valores na Grande Vitória (3,56%) é menor do que a média nacional (3,88%), o que implica positivamente no poder de compra dos consumidores do Espírito Santo.
“É fundamental investir na divulgação e promoção do estado como destino turístico, destacando suas belezas naturais e toda a riqueza cultural e gastronômica, para ampliar sua visibilidade no cenário nacional. As políticas de incentivo fiscal direcionadas aos diversos segmentos do setor turístico capixaba desempenham um papel essencial para elevar a competitividade do Espírito Santo. Elas tornam os negócios mais atrativos para novos investimentos e o fornecimento de produtos e serviços cada vez mais qualificados, fortalecendo o turismo local”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
O relatório do Connect Fecomércio-ES apontou ainda que, apesar da melhora do desempenho no 2º semestre, o volume de atividades turísticas acumulado em 2024 é inferior ao registrado em 2023. Porém, a diferença vem caindo ao longo do ano, fechando outubro em -4,5%.
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