Biblioteca Transcol está de volta com acervo renovado e foco na inclusão
Projeto de incentivo à leitura reabre no Terminal de Laranjeiras, na Serra, com livros, acessibilidade, programação cultural e novidades para crianças
Escute essa reportagem

Sabemos que a leitura é primordial na vida do ser humano. Ela é quem ajuda a desenvolver o pensamento crítico, amplia o conhecimento, melhora a escrita e acompanha muitos outros benefícios para quem cultiva o hábito. Pensando nisso, a Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) em parceria com a Associação Universidade para Todos, retomam o projeto Biblioteca Transcol que foi reinaugurado nesta sexta-feira (25), no Terminal de Laranjeiras, na Serra.
O projeto, que agora retorna para os capixabas, nasceu no coração de Laranjeiras no ano de 2007, ainda no formato de uma banca de revistas. Desde então, a Biblioteca Transcol consolidou-se como o maior programa de incentivo à leitura e democratização do acesso ao livro no estado capixaba, tendo realizado cerca de 280 mil empréstimos e somado mais de 40 mil leitores cadastrados. E, para que à volta se eternize de forma especial, haverá uma apresentação musical e abertura imediata do módulo aos leitores.
Com a chegada da pandemia de Covid-19, o projeto precisou ser interrompido. Agora, retorna com uma proposta atualizada, novos recursos tecnológicos e um olhar atento à inclusão e à diversidade. A escolha do terminal no município da Serra para a reabertura do Biblioteca Transcol é simbólica.
A previsão é que mais nove unidades sejam inauguradas nos terminais da Grande Vitória — sendo três em Vila Velha, três na Serra e três em Cariacica — até o mês de setembro. O Terminal do Ibes, por estar em reforma, será uma exceção.
O projeto Biblioteca Transcol é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult) e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com a Associação Universidade para Todos, selecionada por chamamento público. Conta com apoio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC).
Além de empréstimos, um espaço de cultura viva
Com o intuito de garantir mais eficiência na gestão do acervo e acompanhar com mais precisão as preferências dos leitores, o Biblioteca Transcol chega com uma novidade nesta nova fase: o funcionamento em rede integrada. Com isso, os acervos de cada unidade poderão atender aos interesses específicos e regionais. Cada módulo começa com 600 livros, com a meta de chegar a 1.000 nos próximos meses.
Para as crianças, há outra novidade: a presença de um acervo infantil. Para estimular a formação de novos leitores, sempre que um adulto realizar um empréstimo poderá levar um livro infantil extra para compartilhar com crianças.
A estrutura foi pensada para garantir acessibilidade, com a disponibilização de audiolivros, e-books, fontes ampliadas e espaços inclusivos. A programação cultural também ganha destaque, com eventos mensais em cada unidade e a participação de artistas capixabas.
Como se cadastrar e pegar livros
Os leitores poderão pegar livros em qualquer unidade da rede, com prazo de empréstimo estipulado de 20 dias — renovável por mais de 10. O cadastro pode ser feito diretamente nos módulos ou através do método on-line em link disponível do Instagram do projeto: @bibliotecatranscol. O funcionamento do espaço é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 20 horas.
História
A primeira unidade da Biblioteca Transcol foi criada em 2007, no Terminal de Laranjeiras. Com grande adesão popular, o projeto se expandiu rapidamente e, em menos de três anos, estava presente nos dez terminais do Sistema Transcol, já no formato de escritórios-containers. O retorno ao terminal original simboliza um novo ciclo que une tradição, inovação e o compromisso com o direito à leitura para todas e todo
Serviço
Inauguração da Biblioteca Transcol – Terminal de Laranjeiras
- Local: Terminal de Laranjeiras – Serra, ES
- Data: Sexta-feira (25)
- Horário: 17 horas
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários