Bênção da bandeira do ES e Festa da Penha: o encontro de Casagrande com o Papa
Encontro que havia sido solicitado pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario, e pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin, junto à Nunciatura
Escute essa reportagem
Em audiência privada no Vaticano na manhã deste sábado (9), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, foi recebido pelo Papa Francisco. O encontro que havia sido solicitado pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario, e pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin, junto à Nunciatura, que representa a Santa Sé no Brasil, ocorreu em escala do governador no país europeu que está a caminho do Azerbaijão onde irá participar da nova Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP29).
O chefe da Igreja Católica recebeu o governador e a primeira-dama, Maria Virginia Casagrande, na Biblioteca Privada do Palácio Apostólico São Damásio em uma audiência que durou aproximadamente 30 minutos. No encontro, Casagrande presenteou o Papa com uma obra de arte da imagem do Santo Anchieta, que havia sido canonizado pelo Papa Francisco. A obra foi criada pelo artista plástico capixaba, Ivan Coelho. A imagem do Santo Anchieta é de madeira com detalhes em aço, simbolizando as riquezas do Estado.
Casagrande ainda falou sobre as mudanças climáticas, tema em que o Santo Padre se mostra profundamente preocupado, principalmente com o degelo do Polo Norte. O governador capixaba também apresentou Francisco com alguns símbolos do Espírito Santo, como: a Festa da Penha; o Convento da Penha, santuário religioso franciscano, mesma ordem do Papa; o Palácio Anchieta; e o Santuário de José de Anchieta, que fica na cidade de Anchieta, localizada na microrregião Litoral Sul do Estado.
O mandatário capixaba também apresentou a Bandeira do Espírito Santo, explicando ao Papa que a frase "Trabalha e Confia" é um resumo da frase dita por Santo Inácio de Loyola e comentou sobre as cores, que homenageiam o manto de Nossa Senhora da Penha. O Santo Padre abençoou a bandeira que agora ficará exposta no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta.
Comentários