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A Tribuna no Enem 2024

ENEM 2024: Vale a pena tentar decorar fórmulas para o 2º dia de provas?

Professores orientam o melhor caminho para responder as questões de Matemática e de Ciências da Natureza


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Imagem ilustrativa da imagem ENEM 2024: Vale a pena tentar decorar fórmulas para o 2º dia de provas?
Professor Mário Broetto diz que o mais importante é focar no entendimento dos conceitos e na lógica por trás de cada conteúdo Na foto; Mário Broetto, diretor e professor da escola Leonardo da Vinci |  Foto: Fábio Nunes/AT

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para este domingo (10), terá 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que engloba as disciplinas de Física, Química e Biologia.

Com o aumento do uso de raciocínio lógico e interpretação de textos nas questões, surge a dúvida: ainda vale a pena decorar fórmulas para a avaliação?

Para o diretor do Centro Educacional Leonardo da Vinci e professor de Química Mário Broetto, o mais importante é focar no entendimento dos conceitos e na lógica por trás de cada conteúdo.

“Nas 45 questões de Matemática, cerca de 25 a 30 são de raciocínio lógico, ou seja, não dependem de fórmulas. O restante, que pode variar de ano para ano, depende de fórmulas, como as de geometria. Algumas fórmulas, como a do volume de uma esfera, são importantes e vale a pena conhecê-las”.

Ele lembra que Biologia não exige fórmulas. “Para Química e Física, que são disciplinas que exigem mais o uso de fórmulas, é importante, e cabe ao professor orientar os alunos sobre as mais relevantes, ou seja, aquelas com maior chance de aparecer nas provas”.

Embora a memorização de fórmulas seja uma estratégia utilizada por muitos estudantes, a realidade das últimas edições do Enem indica que a compreensão dos fundamentos por trás dos conteúdos pode ser mais eficaz para o sucesso na prova.

Thiago Martins, coordenador da área de Ciências da Natureza do Marista, ressalta que as questões do exame estão cada vez mais contextualizadas, trazendo situações do cotidiano. “É mais eficaz o aluno revisitar e memorizar os principais conceitos. Mapas mentais ajudam muito nesse processo”.

Daniel Rojas, diretor-geral da Escola Madan, reforça que decorar fórmulas complexas para vestibulares já ficou no passado, salvo aquelas como o Teorema de Pitágoras, que são mais comuns e o aluno acaba decorando porque usa com frequência.

“No entanto, fórmulas mais complexas, como as de Física e Química, exigem que o aluno entenda o conceito por trás delas, ou ele vai ter problemas na prova. Já faz tempo que decorar por decorar não é a chave para o sucesso nos vestibulares”.

SAIBA MAIS

Decorar ou compreender?

O aluno deve focar no entendimento dos conceitos e na lógica por trás de cada conteúdo.

Segundo dia do Enem

A prova do segundo dia do Enem é composta por 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).

Matemática: são cerca de 25 a 30 questões de raciocínio lógico.

O restante pode variar de ano para ano e pode ser que caiam questões onde serão necessárias a utilização de fórmulas como as de geometria.

Algumas fórmulas, como a do volume de uma esfera, são importantes e vale a pena conhecê-las.

Biologia: não exige fórmulas, mas é uma matéria de muita memorização, especialmente de estruturas como as celulares.

Química e Física são disciplinas que exigem mais o uso de fórmulas. A memorização dessas fórmulas é importante, e cabe ao professor orientar os estudantes sobre as mais relevantes, aquelas com maior chance de aparecer nas provas.

Compreender conceitos

algumas fórmulas acabam sendo muito utilizadas e o aluno aprende de forma automática, como o Teorema de Pitágoras.

O mesmo vale para a área do triângulo equilátero ou de um quadrado.

O aluno acaba decorando essas fórmulas simples porque as usa com frequência.

As questões do Enem estão cada vez mais contextualizadas, trazendo situações do cotidiano.

É mais eficaz que o aluno revisite e memorize os principais conceitos. Mapas mentais ajudam nesse processo.

O estudante precisa saber interpretar o que está sendo escrito, o que faz parte do entendimento dos conceitos relacionados à disciplina.

O ideal

É importante revisar as fórmulas, mas também compreender os conceitos e praticar a leitura atenta, pois muitas vezes a resolução da questão pode ser feita sem o uso de fórmulas.

Fonte: Entrevistados consultados nesta reportagem.

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