Bebê nasce em rodovia a caminho do hospital
Benedito, que recebeu o nome do avô, passa bem e já está no quarto com a mãe. Ele nasceu prematuro em base da Ecovias Capixaba
Siga o Tribuna Online no Google
O nome tem origem no latim e significa “abençoado”, “bendito” ou “louvado”. Apesar de ter nascido prematuro e a caminho do hospital, o pequeno Benedito veio ao mundo na madrugada de ontem, após seu parto ser realizado na BR-101 pela equipe de uma das ambulâncias da concessionária Ecovias Capixaba, na base de Ibiraçu.
A mãe, Maria Luísa Figueiredo, estava com 34 semanas e cinco dias de gestação quando começou a sentir as contrações, por volta das 2 horas da madrugada. Ela e o marido, Hector Cometti Cavallieri, saíram da fazenda onde moram, localizada a cerca de 13 quilômetros de Jacupemba, em Aracruz, com destino à maternidade, no município da Serra.
“Em João Neiva, vimos que ele não aguentaria chegar até lá. Ele queria nascer. Lembrei da base da Ecovias em Ibiraçu e me programei para pedir auxílio. Foi um parto bem tranquilo. A técnica de enfermagem veio rapidamente. Foi um alívio. A equipe foi maravilhosa e nos deu muita atenção”, disse Hector.
A família chegou à base da concessionária às 5h41. No local, estavam de plantão a técnica de enfermagem Patrícia da Penha Vieira Serrano Clemente, o motorista da ambulância, Luciano Fraga, e o resgatista Josenir Eleutério.
Patrícia atua há quase um ano na empresa e esta foi a primeira vez que ela participou de um parto na rodovia. “Eu estava descansando quando o carro parou na base. O pai gritou que o bebê estava nascendo”.
Diante da rápida evolução do trabalho de parto, a equipe realizou o procedimento no próprio local. “Não houve tempo nem de colocar a mãe na ambulância. Eu deitei o banco do carro da família e posicionei a mãe. Em cinco minutos, o bebê nasceu. Ver um bebê nascer pelas suas mãos é muito emocionante”, descreveu a técnica de enfermagem.
Maria Luísa afirmou que já imaginava que não conseguiria chegar ao hospital a tempo. “Eu estava bem consciente de que ele não ia esperar chegar. Só estava esperando a ajuda de alguém que pudesse receber ele”.
Após o parto, mãe e filho foram encaminhados ao hospital pela própria ambulância da concessionária, com suporte médico acionado pela equipe. Mesmo prematuro, Benedito, que recebeu o nome em homenagem ao avô, passa bem e já está no quarto com a mãe.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários