X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Confira as profissões que mais vão ter vagas em concursos

Há chances para várias áreas a partir deste ano. Segundo especialistas, advogado, contador e administrador têm as melhores oportunidades


Imagem ilustrativa da imagem Confira as profissões que mais vão ter vagas em concursos
Ivone Goldner, diretora pedagógica, reforçou que os concursos são democráticos, com chances em várias áreas. |  Foto: Fábio Vicentini

Mais de 55 mil vagas em concursos públicos estão previstas para serem abertas neste ano só no governo federal, conforme o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

A fim de saber quais são as profissões com mais oportunidades nos próximos quatro anos, a reportagem conversou com profissionais que atuam na preparação de “concurseiros” e também com um especialista em gestão pública.

Entre as profissões de nível superior, estão as de advogado, economista, administrador e contador. Também há oportunidades nas áreas de educação, meio ambiente e tecnologia da informação.

Diretora pedagógica do curso preparatório para concursos CEP, Ivone Goldner afirmou que esse universo é democrático, com chances para várias áreas, embora haja mais oportunidades para advogado, administrador, economista e contador, por exemplo.

Isso porque, além de concursos específicos para essas áreas de formação, o conhecimento adquirido ao longo da graduação é contemplado em diversos processos seletivos voltados para profissionais com curso superior em qualquer área.

Segundo ela, o concurso nacional unificado dos Tribunais, que inclui o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), é um dos mais aguardados. “Ainda não foram divulgados os números de vagas. Mas serão muitas.”

A equipe de transição do governo federal também deve prestigiar a área ambiental, disse Goldner. “Estamos aguardando um concurso grande para o Ibama. Biólogos, engenheiros florestal e ambiental estão entre os profissionais que serão prestigiados.”

O professor José Quirino, da Jus Cursos, afirma que, independentemente do governo, o concurso público está previsto em lei. “O que manda é o orçamento”, ressaltou, acrescentando que o novo governo é favorável à abertura de editais.

“A gente entende que a bancada de ministros está voltada para a realização tanto dos concursos represados quanto dos novos, para preencher a vacância dos cargos.”

Ele também citou os concursos da Polícia Federal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizados para este ano.

O especialista em gestão pública Adriano Pedra ressaltou que a médio prazo, a tendência é de haver um aumento do número de vagas nas áreas de saúde e educação.


Saiba mais 


Profissões

1. Advogado

São esperados concursos para quem tem formação específica na área de Direito, como o da  Defensoria Pública,  do Ministério Público e de  magistratura.

além desses, há   concursos  aguardados que oferecem um número significativo de oportunidades para quem tem ensino superior, independentemente da área de formação. Entre eles, o dos Tribunais, que inclui o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e o Tribunal de Justiça (TJ-ES).  

Contudo, como alguns conhecimentos cobrados em concursos fazem parte da formação em Direito, graduados na área tendem a sair na frente. Esse é o caso do aguardado  concurso da Receita Federal.

2. Economista

Há vários concursos que contemplam essa formação, além de concursos  para nível superior que não especificam a área. Contud, pessoas que têm essa graduação tendem a sair na frente.     

 3. Administrador 

O profissional é necessário nos mais diversos órgãos públicos.  Entre os concursos já autorizados para este ano, está o da Polícia Federal para a área administrativa.

Também haverá oportunidades no concurso da Agência Nacional de vigilância sanitária (Anvisa) para o cargo de analista administrativo.  

Além das vagas específicas para o posto, também há várias oportunidades para  nível superior em qualquer área de formação que englobe conhecimentos adquiridos no curso de graduação.

4. Contador

Assim como o administrador, o profissional é necessário nos mais diversos órgãos públicos. Um dos concursos esperados com vaga específica para área é o da Receita Federal. Além disso, o concurso para o cargo de agente da Polícia Federal vai ter um bloco só sobre contabilidade.  

 5. Pedagogo

A equipe de transição do presidente Lula  já sinalizou a preocupação com a área da educação. Especialistas apontam que é provável que haja vários concursos para essa área, seja por esse motivo, seja para suprir o déficit de profissionais devido aos concursos represados. 

No concurso da Assembleia Legislativa do Estado também são aguardadas vagas para essa área.

6. Professor

Há expectativa de abertura de concursos para as universidades federais em todo o País, incluindo a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Além disso também há expectativa em torno de novas oportunidades para o  Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

7. Biólogo

A área ambiental também está carente de profissionais. Um dos concursos  aguardados é para analista do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente  e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Embora a tendência é que possam concorrer profissionais de diversas áreas, quem tem formação na área tende a sair na frente.   

8. Engenheiro Florestal

No Estado, estão abertas as inscrições para o concurso do   Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A tendência é de que, no âmbito federal, também surjam mais oportunidades para área neste ano e no próximo.  

9. Engenheiro ambiental

Outros profissionais que também tendem a ter mais oportunidades em concursos ao longo dos próximos quatro anos, são os engenheiros ambientais.

10. Analista de sistemas

Para quem é formado na área da Tecnologia da Informação, como analista de sistemas e cientista de dados, entre outros profissionais, 

Há concursos que estão cobrando conhecimento na área para diversos cargos. Como exemplo, há o concurso do Banco do Brasil para agente de tecnologia, que abrange, entre os conhecimentos específicos, a área de Tecnologia da Informação. 

 Nivel médio/cargos  

11. Técnico previdenciário

A equipe de transição do presidente eleito está analisando a possibilidade de abertura de um novo concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

12. Agente Administrativo da Polícia Federal

Outro concurso que também está criando expectativas nos concurseiros é o de policial da  Polícia Federal.  Contudo, o futuro Ministro da Justiça, Flávio Dino, já adiantou que não há previsão para 2023. Mas, enquanto esse concurso não sai, está em andamento o concurso para a área administrativa do órgão.   

13. Agente de Suporte Escolar

Vagas que também deverão ser criadas ao longo dos próximos quatro anos são para agente de suporte escolar. A tendência, de acordo com especialistas, é de que a área da educação seja fortalecida a partir de 2024, por questões orçamentárias. 

No Espírito Santo, o governo do Estado também já sinalizou que vai continuar realizando concursos públicos para a área. 

14. Agente socioeducativo

No Estado, há previsão de abertura de um concurso para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A expectativa é de que sejam abertas, pelo menos, 600 vagas.

O profissional tem entre suas funções a de intervir pedagogicamente nos processos educativos por meio do diálogo. Também presta informações técnicas e administrativas quando solicitado, entre outras atividades.   

15. Técnico administrativo (Receita Federal)

O aguardado  concurso da Receita Federal também terá oportunidades   para nível médio. Há um alto déficit de profissionais no órgão federal que precisa efetuar novas contratações para garantir uma melhor prestação de serviço à sociedade.

Fonte: especialistas citados na reportagem e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: