Após fim do pedágio, novas câmeras na Terceira Ponte já começam a ser instaladas
A gestão do trecho agora passa a ser de responsabilidade exclusiva do governo do Estado, que vai arcar com os custos
Escute essa reportagem
Depois de 25 anos de concessão, chegou ao fim nesta sexta-feira (22) a cobrança do pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol.
Já no primeiro dia sem o pagamento da tarifa, o governo iniciou a instalação das novas câmeras para monitorar o trecho.
Leia mais notícias de Cidades aqui
A gestão do trecho agora passa a ser de responsabilidade exclusiva do governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES). No caso da administração do trecho, o órgão se chama Ceturb Rodovias.
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou no início do mês que a manutenção e os serviços de atendimento serão mantidos pelo governo do Estado, com um custo entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões por ano.
O governo afirmou que não tem intenção de retomar a cobrança ou fazer nova licitação, pois a organização das contas públicas permitirá absorver o valor.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, falou ontem que a partir de hoje todas as cabines estarão fechadas e com fluxo liberado. Posteriormente, elas serão retiradas.
“Já iniciamos a operação com todos os serviços de atendimento, como guincho, ambulância e carro-pipa, em funcionamento.”
Ele ressaltou que já a partir de hoje novas câmeras de videomonitoramento estarão instaladas ao longo da Terceira Ponte, que passará de oito para 20 câmeras.
A previsão é que em todo trecho da Terceira Ponte e da Rodovia do Sol chegue a 200 câmeras até o fim de 2024.
Elas servirão para monitoramento do trecho, tanto voltado para a mobilidade quanto para a segurança.
O secretário frisou que Centro de Controle Operacional (CCO) vai passar por obra de modernização e ampliação, funcionando 24 horas.
O fim da cobrança foi elogiado pela população e também pelo presidente da Associação Médica do Estado (Ames), Leonardo Lessa Arantes. “Saúdo a decisão de eliminar o pedágio da Terceira Ponte. Essa medida não apenas beneficia economicamente a população, mas também aprimora significativamente a logística médica”.
Segundo ele, a agilidade no transporte de pacientes e socorro a acidentes ganha destaque, promovendo tempos de resposta mais rápidos em emergências.
Saiba mais
Fim da concessão
O contrato de concessão da Rodovia do Sol e da Terceira Ponte foi firmado em 1998, com a Rodosol.
Com o fim do prazo de 25 anos, o contrato de concessão terminou hoje.
A gestão foi transferida para o governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) .
Sem pedágio
A partir de hoje, não haverá mais a cobrança do pedágio tanto da Terceira Ponte quanto da Rodovia do Sol.
Não há prazo para que o pedágio permaneça zerado, já que o governador Renato Casagrande disse que irá arcar em toda sua gestão com custos da operação – entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões ao ano. Segundo o governador, as contas equilibradas permitem que o governo absorva o valor.
Valores
A partir de hoje, os carros de passeio deixarão de pagar R$ 2,80 de forma unidirecional (Vila Velha-Vitória) na praça da 3ª Ponte. Já na praça da Rodovia do Sol, em Guarapari, o valor por sentido era de R$ 12,60 (R$ 25,20, ida e volta).
Serviços
Para manter todos os serviços que eram oferecidos pela concessionária, a Ceturb Rodovias – que será responsável pela gestão do trecho – já contratou a empresa que ficará responsável pelos serviços de auxílio ao usuário, incluindo guincho, veículo de remoção de animais, ambulância, caminhão-pipa e veículo utilitário.
Funcionários
Segundo o governo do Estado, parte dos funcionários da concessionária, que atuava em posições operacionais, continuarão nas funções.
Veículos de carga
Com a retirada da cobrança do pedágio, o governo irá editar uma regra para o tráfego na Rodovia do Sol.
Não serão permitidos veículos com mais de 23 toneladas circulando ao longo da rodovia.
Fonte: Semobi.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários