Apaixonado por carros, morador de Guarapari exibe seu amor pelos 20 Fuscas
Danilo Francisco de Jesus, de 75 anos, já chegou a comprar mais de 100 veículos desse modelo. Sua paixão começou na juventude
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Aos 75 anos de idade, o aposentado Danilo Francisco de Jesus é um apaixonado por Fuscas, a ponto de já ter adquirido mais de 100 veículos dessa marca ao longo de 50 anos.
Vivendo uma vida tranquila no bairro Itapebussu, em Guarapari, onde tem um pequeno comércio, quem passa pela rua logo percebe que ali mora alguém que realmente tem paixão por esse modelo de carro.
Na frente de casa, ele mantém, hoje, 10 veículos Fuscas prontos para serem negociados, pois o amor pelos carros não o impede de aceitar um bom negócio.
“Em 1966, eu adquiri meu primeiro Fusca. De lá para cá, eu já comprei e vendi mais de 100 desses. Um tempo atrás, eu vendi um baratinho para um rapaz que estava precisando de uma ajuda. Ele pagou R$ 3 mil e depois que ele reformou direitinho, vendeu por R$ 25 mil”, contou o comerciante.
Com tanto tempo lidando com a mecânica do Fusca, hoje ele se diz um especialista.
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“Se eu for ligar um Fusca e ele não pegar, pelo barulho eu já sei o que é: se a carburação entupiu, se é problema no platinado, se é vela suja. Pelo jeito, eu já sei qual é o problema e o coloco para funcionar”, conta, bem humorado.
Ele não se esforça para ir atrás dos carros. Todos os Fuscas que já adquiriu são de Guarapari. Os modelos que ele possui hoje vão da década de 1970 até 1980. Todos prontos para serem negociados.
“Se aparecer alguém aqui querendo comprar, vendo tudo de uma vez, se quiser. Se me oferecerem R$ 5 mil por cada um vendo na hora, sem reclamar. E depois eu vejo outros”.
A paixão pelos carros não se restringe aos Fuscas. Na sua “garagem”, ainda é possível encontrar Kombi, um Tempra e até um Gol antigo, conhecido como “Gol quadrado”.
“Os carros antigos são melhores para consertar. As peças são mais baratas e acertam rapidinho. Esses carros mais modernos são cheios de coisa eletrônica, difíceis de acertar quando estragam”, afirmou o aposentado.
Paixão começou na década de 1960
O primeiro Fusca que o aposentado Danilo Francisco de Jesus comprou foi ainda na sua juventude, com 18 anos.
“Eu comprei o meu primeiro carro, que foi um Fusca quando fiz 18 anos. O Fusca é um carrinho que todo mundo gosta. Pequenininho, cabe em qualquer lugar. Se não quer pegar, você dá um empurrão, pula para dentro e já pegou. É bom para tudo. Só não é muito econômico. É beberrão, poxa vida”, explicou o aposentado.
De 1966, quando comprou o primeiro Fusca, para cá, o aposentado se orgulha em afirmar que já adquiriu mais de 100 veículos desse modelo. Sempre reformando e revendendo, muitas vezes sem ter muito lucro, apenas pela paixão. Pelas ruas do bairro, Danilo é conhecido como o “Moço dos Fuscas”.
Agora sem dirigir, lamenta que o cansaço da idade não o deixa mais dedicar tanto tempo aos veículos.
“Eu já não tenho muito tempo para trabalhar nos carros. Não estou mais dirigindo, então eles ficam aí. Uma vez ou outra que eu tento acertar alguma coisa, mas estou cansado. Se aparecer algum comprador, vendo tudo na hora. Já não tenho muito ânimo para me dedicar a eles como antes. Mas foi minha grande paixão”, completa o aposentado.
Carro foi o mais produzido nas fábricas pelo mundo
O Volkswagen Typ 1, no Brasil conhecido como Fusca, foi o carro mais produzido no mundo.
O último modelo foi fabricado no México em 2003, que foi um modelo comemorativo pelos 65 anos, desde que começou a ser fabricado. Ao todo, foram fabricadas 21.529.464 unidades, sendo que os primeiros modelos começaram a ser produzidos em 1931 na Alemanha.
De lá para cá, o Fusca ganhou admiradores no mundo todo por ser um carro versátil e de baixo custo, foi um dos responsáveis pela modernização das fábricas alemãs em um período de dura recessão, que assolou o país depois do fim da Primeira Guerra Mundial.
A Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do Fusca, que passou a ser chamado apenas de Beetle, em julho de 2019, em sua fábrica em Puebla, no México.
A marca divulgou a imagem da última unidade saindo da fábrica, que foi decorada com a frase “Obrigada, Fusca”.
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