X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

"Achei que era intolerância, mas era bactéria", conta capixaba com H. pylori

Estudante de nutrição descobriu o diagnóstico após cerca de três anos com os sintomas


Ouvir

Escute essa reportagem

A capixaba Myllena Furlan, de 26 anos, que é estudante de nutrição e leva uma vida saudável - mostrando a rotina também pelas redes sociais, descobriu este ano uma infecção pela bactéria H. pylori. Em uma entrevista para o Uol, ela contou que achava que os sintomas eram causados por uma síndrome do intestino irritável e não pela bactéria, tanto que levou três anos para descobrir o diagnóstico e começar o tratamento.

"O mal-estar começou em 2021. Tinha um intestino desregulado e frequentemente ficava com ele preso ou tinha episódios de diarreia. Também sentia gases, má digestão e desconforto abdominal. O inchaço na barriga estava sempre presente. [...] Tomava remédio para digestão, gases e cólicas, mas não adiantava", contou ela para a reportagem.

"Como continuava me sentindo mal, comecei a suspeitar de alguma intolerância alimentar, como lactose ou glúten. Jamais me passou pela cabeça a possibilidade de estar com H. pylori e os sintomas terem sido causados por essa bactéria", relatou a estudante.

"Sei que parece absurdo, mas só marquei uma consulta com um médico gastroenterologista em janeiro deste ano. [...] Só após três anos comecei a me dar conta de que os sintomas não eram condizentes com a rotina saudável que passei a ter", afirmou Myllena, que também contou pelas redes sociais todo o processo da descoberta até como foi o tratamento.

Na quinta-feira (30), ainda pelas redes sociais, ela falou sobre a importância de compartilhar a história para que outras pessoas procurem o diagnóstico correto. E, durante a entrevista para o Uol, ela também falou sobre essa questão.

"Procurem um médico. Suspeitei de síndrome do intestino irritável e poderia ter sofrido menos tempo com os sintomas. Não tenham medo do tratamento por conta dos efeitos colaterais da medicação. Não deixem de buscar ajuda", disse.

Sobre a bactéria

A Helicobacter pylori ou apenas H. pylori é uma bactéria que está presente no estômago de algumas pessoas e pode provocar diversos sintomas e complicações gastrointestinais.

No entanto, a bactéria também pode viver anos no organismo sem causas problemas. Mas a partir do aparecimento de sintomas, é fundamental que o tratamento seja realizado.

Sobre os sintomas

A partir do momento que a bactéria passa a atacar o organismo, ela causa sintomas como: dor e ardência no estômago, inchaço, náusea, perda de peso, arrotos, perda de apetite, entre outros.

Sobre a contaminação

A contaminação pela bactéria ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados.

"Nunca vou saber como a peguei, mas me foi recomendado redobrar o cuidado com a higienização das mãos e de legumes e verduras", afirmou Myllena para a reportagem do Uol.

@myfurlann Respondendo a @My Furlan descobri que tenho H PYLORI #hpylori #vidasaudavel #sindromedointestinoirritavel #verme #intoleranciaalimentar ♬ som original - My Furlan

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: