"Achei que era intolerância, mas era bactéria", conta capixaba com H. pylori
Estudante de nutrição descobriu o diagnóstico após cerca de três anos com os sintomas
Escute essa reportagem
A capixaba Myllena Furlan, de 26 anos, que é estudante de nutrição e leva uma vida saudável - mostrando a rotina também pelas redes sociais, descobriu este ano uma infecção pela bactéria H. pylori. Em uma entrevista para o Uol, ela contou que achava que os sintomas eram causados por uma síndrome do intestino irritável e não pela bactéria, tanto que levou três anos para descobrir o diagnóstico e começar o tratamento.
"O mal-estar começou em 2021. Tinha um intestino desregulado e frequentemente ficava com ele preso ou tinha episódios de diarreia. Também sentia gases, má digestão e desconforto abdominal. O inchaço na barriga estava sempre presente. [...] Tomava remédio para digestão, gases e cólicas, mas não adiantava", contou ela para a reportagem.
"Como continuava me sentindo mal, comecei a suspeitar de alguma intolerância alimentar, como lactose ou glúten. Jamais me passou pela cabeça a possibilidade de estar com H. pylori e os sintomas terem sido causados por essa bactéria", relatou a estudante.
"Sei que parece absurdo, mas só marquei uma consulta com um médico gastroenterologista em janeiro deste ano. [...] Só após três anos comecei a me dar conta de que os sintomas não eram condizentes com a rotina saudável que passei a ter", afirmou Myllena, que também contou pelas redes sociais todo o processo da descoberta até como foi o tratamento.
Na quinta-feira (30), ainda pelas redes sociais, ela falou sobre a importância de compartilhar a história para que outras pessoas procurem o diagnóstico correto. E, durante a entrevista para o Uol, ela também falou sobre essa questão.
"Procurem um médico. Suspeitei de síndrome do intestino irritável e poderia ter sofrido menos tempo com os sintomas. Não tenham medo do tratamento por conta dos efeitos colaterais da medicação. Não deixem de buscar ajuda", disse.
Sobre a bactéria
A Helicobacter pylori ou apenas H. pylori é uma bactéria que está presente no estômago de algumas pessoas e pode provocar diversos sintomas e complicações gastrointestinais.
No entanto, a bactéria também pode viver anos no organismo sem causas problemas. Mas a partir do aparecimento de sintomas, é fundamental que o tratamento seja realizado.
Sobre os sintomas
A partir do momento que a bactéria passa a atacar o organismo, ela causa sintomas como: dor e ardência no estômago, inchaço, náusea, perda de peso, arrotos, perda de apetite, entre outros.
Sobre a contaminação
A contaminação pela bactéria ocorre principalmente através do contato com água e alimentos contaminados.
"Nunca vou saber como a peguei, mas me foi recomendado redobrar o cuidado com a higienização das mãos e de legumes e verduras", afirmou Myllena para a reportagem do Uol.
@myfurlann Respondendo a @My Furlan descobri que tenho H PYLORI #hpylori #vidasaudavel #sindromedointestinoirritavel #verme #intoleranciaalimentar ♬ som original - My Furlan
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários