Acesso à Terceira Ponte vai ter novas pistas
Um novo projeto da Prefeitura de Vitória, na Praça do Cauê, irá ampliar faixas no sentido Reta da Penha até a Terceira Ponte
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Um projeto de abertura para ser uma ligação direta entre a Reta da Penha e a Terceira Ponte, e outro com ciclovia e túnel para a passagem de pedestres foram algumas das propostas que chegaram a ser discutidas, ao longo dos anos, para Praça do Cauê, na Praia de Santa Helena, em Vitória.
Agora, um novo projeto da Prefeitura de Vitória vai ampliar o número de faixas para quem segue no sentido Reta da Penha x Terceira Ponte. A mudança será feita na praça, em cada uma das duas esquinas, transformando os ângulos, em curvas maiores. Desse modo, será possível que três carros façam a conversão, sentido Terceira Ponte, ao mesmo tempo.
“Fazendo modificações pontuais nos cantos, a gente consegue melhorar o viário. Não é aquela modificação que havia sido pensada, de atravessar a praça, a gente entende que há muita resistência. Não estamos fazendo essa proposta agora. Esse vai ser objeto de estudo também”, disse o secretário municipal de Obras de Vitória, Gustavo Perin de Medeiros Teixeira.
O projeto de licitação da obra está em fase de análise de propostas, segundo Gustavo Teixeira.
O presidente da Associação dos Moradores da Praia de Santa Helena, Eduardo Augusto Nicolau, afirma que a mudança foi construída em consenso com moradores dos bairros que compõem a Regional 5: Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luiza, Santa Lúcia, Santa Helena, Praia do Suá, Enseada do Suá, Ilha do Boi e Ilha do Frade.
“Foi o melhor possível, fomos ouvidos. Foi uma grande conquista da nossa Regional. Nós conseguimos esse consenso entre as associações, com perdas e ganhos para todos”, afirma.
Eduardo Nicolau destaca a reforma das quadras da praça, parque e academia do idoso.
O presidente da Associação de Moradores, Empresários e Investidores da Enseada do Suá (Amei-ES), o engenheiro civil Eduardo Borges, acredita que a mudança específica da Praça do Cauê será apenas um paliativo.
“A Reta Penha precisa estar ligada à Terceira Ponte com três faixas de cada lado de forma retilínea. A atual configuração da região, e mesmo após as singelas intervenções da praça, cria uma perda de capacidade de tráfego entre 33% e 70% em comparação a uma avenida retilínea com três faixas”.
População irá monitorar o trânsito em tempo real
Destacando que o trânsito em Vitória é municipalizado, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que algumas melhorias já foram realizadas, na Terceira Ponte, que influenciam no bairro Praia de Santa Helena e região.
Além disso, ele anunciou que, em breve, a população vai poder acompanhar em tempo real o trânsito na Terceira Ponte.
“Estamos melhorando o sistema de monitoramento e, em breve, vamos disponibilizar para a população acompanhar. Estamos reformando o centro operacional da concessionária”, disse.
Damasceno disse que, provavelmente, um site será criado especificamente para disponibilizar as imagens. O secretário não estipulou um prazo para o início das atividades.
Retirada
Segundo ele, em março deve ser iniciado o trabalho de retirada das cabines de pedágio, que não será imediato, pois envolve equipamentos internos.
“Com a terceira faixa, algumas linhas do Transcol tiveram o tempo de percurso reduzido entre 40 minutos e 1 hora e houve a queda de 40% no número de acidentes. É normal não ter mais trânsito na praça do pedágio no horário antes considerado de pico, entre 19h e 19h30”.
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Mudança no trânsito
Um novo projeto da Prefeitura de Vitória, na Praça do Cauê, vai ampliar o número de faixas para quem segue no sentido Reta da Penha x 3ª Ponte.
A mudança será feita na praça, em cada uma das duas esquinas, transformando os ângulos em curvas maiores.
Desse modo, será possível que três carros façam a conversão, sentido Terceira Ponte, ao mesmo tempo.
Fase do projeto
O projeto de licitação da obra está em fase de análise de propostas.
Proposta não está descartada
O projeto de abertura da Praça do Cauê para ser uma ligação direta entre a Reta da Penha e a Terceira Ponte não está sendo proposto neste momento por falta de consenso. Porém, vai ser objeto de estudo futuro, segundo o secretário municipal de Obras de Vitória, Gustavo Perin de Medeiros Teixeira.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destaca que o trânsito é municipal. “O Estado pode ajudar, apoiar e mostrar projetos, mas a decisão é 100% da prefeitura”, afirma.
Terceira Ponte
O secretário Fábio Damasceno destaca algumas modificações que já foram implantadas, que melhoraram o fluxo de veículos na Terceira Ponte, e influenciam no bairro Praia de Santa Helena e região, como a retirada das cancelas das cabines de pedágio, com o fim da cobrança, em dezembro do ano passado.
Para os veículos que chegam a Vitória, há um radar com velocidade máxima permitida de 60 km/h.
Antes, havia oito cabines de pedágio. Quatro foram desativadas, sendo o trânsito direcionado, mesmo com o fim da cobrança, para apenas quanto, sendo:
Duas cabines que direcionam os veículos para a rua Humberto Martins de Paula.
Duas cabines que direcionam o trânsito para a Reta da Penha.
Implantação da terceira faixa nos dois sentidos da ponte.
Fonte: Secretaria de Obras, secretários Gustavo Teixeira e Fábio Damasceno.
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