OAB Espírito Santo lamenta morte de advogada no RN: "Violência injustificável"
Brenda dos Santos Oliveira foi assassinada a tiros ao sair de uma delegacia junto com um cliente, que também foi morto
Escute essa reportagem
A Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo (OAB-ES) lamentou a morte da advogada Brenda dos Santos Oliveira, assassinada ao sair de uma delegacia em Santo Antônio, no Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (30). Ela estava acompanhada de um cliente, que era investigado por envolvimento em um homicídio e também foi morto a tiros.
Em nota, a entidade afirmou que o crime se trata de "ataque direto ao Estado Democrático de Direito". Confira a nota na íntegra:
"É com profundo pesar e indignação que a Ordem dos Advogados dos Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES) noticia sobre o assassinato da jovem advogada Brenda dos Santos de Oliveira nesta terça-feira (30/01).
A advogada estava em pleno exercício de sua profissão quando foi alvo de um ato de violência injustificável, no município de Santo Antônio, no interior do Rio Grande do Norte.
O crime contra uma advogada em seu exercício profissional, além de uma violência bárbara, é um ataque direto ao Estado Democrático de Direito.
Esperamos que providências sejam tomadas em relação aos fatos ocorridos em todas as esferas competentes para que se opere a efetiva justiça. O Sistema OAB seguirá vigilante para que o crime não caia na impunidade.
Neste momento de profunda dor, a OAB-ES se solidariza com amigos e familiares da jovem advogada."
Já a Ordem dos Advogados do Brasil do RN (OAB-RN) comunicou que solicitou ao secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Francisco Araújo, o acompanhamento das investigações. A entidade também afirmou que vai prestar assistência à família da advogada. "O Sistema OAB seguirá vigilante para que o crime não caia na vala da impunidade", disse em nota.
Segundo informações do portal g1, Brenda havia recebido sua carteira de registro na OAB, como advogada, no ano de 2022. A entidade anunciou luto oficial de três dias.
Relembre o caso
A advogada e o cliente dela, suspeito de participação em um homicídio no último domingo (28), foram mortos a tiros na saída de uma delegacia no Rio Grande do Norte na tarde desta terça-feira (30). As informações são do portal g1.
As vítimas foram identificadas como a advogada Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, e Janielson Nunes de Lima, de 25, apelidado como "Gordinho da Batata" — que era investigado pela Polícia Civil do estado por participação no assassinato de um vaqueiro de 19 anos.
Os dois foram assassinados enquanto estavam dentro de um carro a 600 metros da delegacia de onde haviam acabado de sair, no Centro da cidade de Santo Antônio. Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram alvo de diversos tiros e, em seguida, o veículo onde eles estavam colidiu com um ônibus. Eles morreram na hora e os suspeitos fugiram.
Brenda publicou uma imagem dentro da delegacia momentos antes de ser assassinada junto com o seu cliente. O registro feito em uma rede social mostra os pés de duas pessoas, com a localização em "Delegacia de Polícia Civil". No story, a advogada escreveu ""A sociedade e a sua mania de condenar um indivíduo apenas com base no 'disse me disse'".
Comentários