80% da população aprova proibição do uso de celular nas escolas, aponta pesquisa
Pesquisa quantitativa contou com uma amostra de 1.491 entrevistas realizadas em todo o País
Escute essa reportagem
A proibição de celulares nas escolas é apoiada por oito a cada 10 brasileiros (80%), segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e QuestionPro.
A concordância com essa medida é significativa entre diferentes grupos demográficos. Por exemplo, 72% dos brasileiros sem filhos concordam com a medida.
Na geração Z, de 18 a 29 anos, 68% são favoráveis à proibição. Já as pessoas com 61 anos ou mais, 87% apoiam a restrição.
A pesquisa quantitativa contou com uma amostra de 1.491 entrevistas realizadas em todo o País. As conferências abrangeram diversas regiões e perfis socioeconômicos, garantindo a representatividade dos dados e das percepções da população brasileira sobre o tema, segundo o Instituto.
Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, a internet ganhou um papel fundamental nos últimos anos, inclusive para que as crianças mantivessem os estudos durante a pandemia, por exemplo.
Porém, ele ressalta que a população começa a perceber os efeitos negativos do uso excessivo de telas e do acesso à internet na infância e adolescência.
Já Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, sai em defesa da tecnologia que, segundo ele, traz muitos avanços para a aprendizagem dos estudantes.
“Tendo como base toda a nossa experiência, percebemos que as plataformas tecnológicas potencializam a aprendizagem em disciplinas básicas como matemática e português, e permitem personalizar a educação, acelerando os alunos mais engajados e auxiliando aqueles que apresentam alguma dificuldade”, diz Bonás.
O problema, como ele ressalta, é como os aparelhos – sejam celulares, tablets ou notebooks – são gerenciados, já que o acesso às redes sociais atrapalha a sala de aula.
Bonás explica que existem softwares, como o MDM, que permitem um controle detalhado do uso dos aparelhos.
SAIBA MAIS
Dados da pesquisa
Foi realizada entre 24 de junho a 8 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Resultado: de cada dez brasileiros…
8 acreditam que o uso de celulares nas escolas deve ser proibido.
7 afirmam que a idade ideal para a criança ter o seu primeiro celular é a partir dos 13 anos.
9 concordam que as crianças de hoje não querem mais brincar na rua por causa do uso do celular ou para assistir TV.
9 entendem que a exposição precoce aos celulares pode ser prejudicial para crianças e adolescentes.
Comentários