X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

45 crianças e adolescentes são hospitalizadas por queimaduras no ES

Número se refere a crianças e adolescentes internados de janeiro a abril deste ano. Faixa etária de 1 a 4 anos é a mais atingida


Imagem ilustrativa da imagem 45 crianças e adolescentes são hospitalizadas por queimaduras no ES
João Lorenzo Conceição foi socorrido, mas não resistiu às queimaduras |  Foto: Reprodução/Tribuna Notícias

Nos primeiros quatro meses do ano, 45 crianças e adolescentes foram internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo por causa de queimaduras. Em todo o ano passado foram 141 internações.

A faixa etária que mais precisou de tratamento hospitalar, neste ano, por causa de queimaduras, foi a de 1 a 4 anos, com 20 casos, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Entre as principais causas de queimaduras em crianças, segundo especialistas, estão os acidentes domésticos com líquidos inflamáveis, como álcool, e panelas com água fervendo.

No domingo, João Lorenzo Conceição Viana, de 2 anos, morreu após sofrer queimaduras graves em 95% do corpo durante uma explosão em uma churrasqueira de disco de arado, em Pinheiros.

Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Infantil em Vitória, pelo Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer), mas não resistiu. Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu enquanto uma mulher reabastecia a churrasqueira com etanol.

A capitã Andresa Silva, do Corpo de Bombeiros, alerta que existe um álcool específico para acender churrasqueira, com uma porcentagem maior de água e em gel. “O álcool líquido pode escorrer e se alastrar muito rápido. Também temos como opção o óleo de cozinha, que é mais seguro, não é volátil”.

No caso de queimaduras em que o corpo está em chamas, o indicado, ela explicou, é abafar o corpo com um cobertor ou pedir que a pessoa role no chão para apagar as chamas.

“Depois, o corpo ou a parte queimada deve ser resfriada com água corrente. Se é uma criança, coloque-a embaixo do chuveiro de 10 a 15 minutos para evitar que essa queimadura de aprofunde e acione o socorro especializado”.

O médico intensivista do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Rafael Melo Silva, explica que a morte por queimadura ocorre em dois momentos: primeiro devido à resposta inflamatória muito intensa do organismo, levando a disfunção de órgãos, sendo essa a primeira causa de morte precoce por queimadura.

“Já no final da primeira semana temos um outro momento de gravidade que é a infecção secundária pela superfície exposta, que pode levar à morte por sepse”.

FIQUE POR DENTRO

Isole a cozinha do resto da casa

Internações por queimaduras

Crianças e adolescentes (até 19 anos)

2024 | 45 (até abril)

2023 | 141

2022 |  148

Orientações

Utilize uma cancela ou grade, isolando a cozinha do resto da casa.

Cozinhe nas bocas de trás do fogão e com os cabos das panelas virados para dentro, evitando que as crianças derramem os conteúdos sobre elas.

Cuidado ao usar álcool gel para acender ou repor acendedores de espiriteiras ou rechauds. A chama é transparente e não se observa que tem fogo residual.

Se pegar fogo nas roupas da criança, faça-a cair no chão e rolar de um lado para o outro rapidamente para extinguir as chamas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Queimaduras.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: