4.100 homens buscam cirurgia para reduzir mama
O constrangimento é um dos primeiros sinais para que o homem busque tratamento para a ginecomastia, segundo os médicos
Escute essa reportagem
O ex-BBB Eliezer do Carmo, 33 anos, surpreendeu os seguidores nas redes sociais depois de revelar que precisou passar por uma cirurgia de retirada de mama. Ele tinha ginecomastia, que é o desenvolvimento anormal de mamas em homens.
Assim como ele, 4.135 homens no Estado buscaram esse tipo de cirurgia. O número é uma estimativa do levantamento feito pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (em inglês, International Society of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS), em cinco anos, entre 2017 e 2021. No Brasil, o número chegou a 153.151 cirurgias de redução de mamas em homens.
Leia mais sobre Cidades
Na última quarta-feira, o ex-BBB contou em suas redes sociais que realizou a ginecomastia com lipoaspiração e explicou que suas mamas sempre o incomodaram e só realizou a cirurgia após certificar que seu estado de saúde era estável.
“No meu feed, as fotos que tenho sem camisa é quando estou muito magro, porque disfarça. Quem acompanhou o BBB sabe que eu sempre andava com camisa de botão aberta porque assim tampa os peitos”, comentou.
O constrangimento é um dos primeiros sinais para que o homem busque tratamento para a ginecomastia, segundo os médicos.
“A ginecomastia é o aumento da glândula mamária nos homens. Em muitos casos começa a aparecer na adolescência e ele é vítima de bullying. Ele não tira a blusa na educação física, não vai à praia. Esse é um dos principais fatores que levam à cirurgia na adolescência”, esclarece o cirurgião plástico José Armando.
Ele explica que a principal causa da ginecomastia nos adolescentes é a alteração hormonal, além do excesso de peso. Mas, o uso de anabolizantes, como frisa o cirurgião plástico Ariosto Santos, é um dos principais motivos do crescimento de mamas nos homens adultos.
“Em homens mais velhos, há casos em que o crescimento das mamas está relacionado com o uso de medicamentos. Mas tem aumentado o número de homens que sofrem com a ginecomastia por causa do uso de anabolizantes.”
Antes da cirurgia é preciso sempre fazer exames para descobrir a causa do aumento das glândulas.
“Ela pode ser uma ginecomastia verdadeira, que só tem glândula mamária, por ter um aumento do tecido gorduroso ou os dois”, como explica a cirurgiã plástica Patrícia Lyra Frasson.
Recuperação acontece entre 7 a 15 dias
O que é ginecomastia?
É o desenvolvimento anormal de mamas em homens.
Pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança, principalmente de adolescentes, que podem se tornar vítimas de bullying.
Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.
O que causa a ginecomastia?
O crescimento das mamas pode ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações e também de anabolizantes.
A ginecomastia pode ser causada pela presença de componente glandular, quando as glândulas mamárias dos homens crescem por causa de hormônios, anabolizantes ou medicamentos.
Mas há casos em que existe aumento das mamas exclusivamente por gordura, a condição é chamada de lipomastia ou pseudoginecomastia.
Exame de ultrassom das mamas e a consulta com o especialista vão mostrar as causas do crescimento da mama e o melhor tratamento. Há casos em que não é necessário a cirurgia.
O que acontece na cirurgia?
A cirurgia plástica para corrigir a ginecomastia é tecnicamente chamada de mamoplastia redutora, reduz o tamanho da mama e melhora o contorno do tórax.
Em casos graves de ginecomastia, o tecido mamário em excesso pode fazer com que as mamas fiquem flácidas e a aréola alargada.
o corte é feito na aréola para que se retire quase todo o tecido glandular. É deixado apenas uma camada das glândulas.
Quando o crescimento da mama é por causa do acumulo de gordura, a ginecomastia é tratada com lipoaspiração.
Essa situação requer a inserção de uma cânula, um tubo oco fino, através de uma pequena incisão para tirar o excesso de gordura.
A gordura retirada pode ser inserida novamente em lugares estratégicos para fazer o contorno do peitoral do homem.
Pós-operatório
A recuperação da cirurgia acontece entre sete a 15 dias, dependendo da área operada. A recuperação total é em 30 dias.
Fonte: Médicos consultados.
Os números
- 4.135 homens no Estado fizeram cirurgia de ginecomastia em 5 anos;
- No Brasil, foram 153.151 cirurgias de ginecomastia em 5 anos.
Comentários