12 cidades do ES estão há mais de 1 ano sem assassinatos
Em Dores do Rio Preto, por exemplo, são mais de três anos sem registrar esse tipo de crime, segundo dados do Mapa da Paz

Doze municípios do Espírito Santo estão há mais de um ano sem registrar homicídios ou feminicídios. São eles: Dores do Rio Preto, Iconha, Vila Pavão, Alfredo Chaves, Laranja da Terra, Marilândia, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul, Castelo, Venda Nova do Imigrante, Bom Jesus do Norte e Ibitirama .
Em Dores do Rio Preto, são mais de três anos sem registrar esse tipo de crime e, em Iconha, mais de dois anos, segundo o Mapa da Paz, com dados da última quinta-feira (2) do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
O secretário de Estado da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, observa que, em cidades de menor porte, o controle de criminalidade é normalmente muito mais eficaz, com um policiamento mais próximo da comunidade.
“É fato que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, nas regiões Sul e Serrana, é inferior à média do Estado e bastante inferior que as regiões Norte e Noroeste”, destaca.
“E o que explica isso, a princípio, já que a distribuição das forças de segurança é igual, é equânime por população? A diferença principal talvez seja na formação cultural, econômica, social de cada uma dessas regiões”, complementa.
Em relação à presença ou não de facções criminosas nessas cidades, o secretário respondeu que “infelizmente, não tem nenhum lugar que está isento hoje da presença de facções”.
“Mas as facções procuram locais com o maior mercado consumidor, porque, ao fim, o que interessa para elas ali é um negócio de venda de drogas”, frisou Damasceno.
As duas únicas cidades acima do Rio Doce com mais de 365 dias sem homicídios são Vila Pavão (697) e Marilândia (542), na Região Noroeste do Estado.
Segundo o delegado Leonardo Ávila, titular da 15ª Delegacia Regional de Colatina, que responde por Marilândia, e a titular da Delegacia de Polícia de Vila Pavão, Amanda Santos de Oliveira, as ações integradas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida estão entre os fatores que contribuem para os índices.
E destacam que o senso de comunidade entre moradores e a proximidade com as forças de segurança ajudam nos resultados.
“Me sinto em paz, a gente se conhece”

Com 13.836 habitantes, Alfredo Chaves, na região Serrana, é a 4ª cidade do Espírito Santo com mais dias sem registros de homicídios e feminicídios – 631 no total.
Moradora da cidade, a autônoma Raquel Vaneli, 49, mãe de Rebeca Vaneli, 7, conta como é viver em um município com cerca de dois anos sem assassinatos. Raquel afirma que a cidade é tranquila e traz segurança, além de qualidade de vida.
“Aqui me sinto em paz. Posso levar minha filha até a creche sem medo, algo que talvez não fosse possível em outros lugares. A gente se conhece, sabe quem é o vizinho, quem passa na rua. Isso traz uma sensação de segurança, é o cuidado um com o outro. Não trocaria essa tranquilidade por nada”, afirma a moradora.
Iconha
Tranquilidade

O professor e produtor rural Alan Machado, 37, morador de Monte Belo, em Iconha, ressalta os benefícios da vida no interior. Cultivador de cacau, ele se sente seguro em relação ao trabalho no campo.
“Posso me dedicar à produção sem a preocupação de sofrer atentados ou ameaças por causa da lavoura. Isso me dá tranquilidade para investir e seguir no que amo fazer”.
Saiba Mais
Ações integradas e senso de comunidade
Ranking
Município — Dias s/ registro*
Dores do Rio Preto — 1.237
Iconha — 1.022
Vila Pavão — 697
Alfredo Chaves — 631
Laranja da Terra — 600
Marilândia — 542*
Jerônimo Monteiro — 510
Rio Novo do Sul — 510
Castelo — 480
Venda Nova — 452
Bom J. do Norte — 394
Ibitirama — 377
*Segundo o Mapa da Paz, com dados da última quinta-feira (2) do Observatório da Segurança Pública, da Secretaria de Estado da Segurança Pública
Sem registros de homicídios
Além das 12 cidades que estão há mais de um ano sem homicídios, o Espírito Santo conta com:
4 municípios com mais de 300 dias
- Apiacá: 355
- Muniz Freire: 349
- Mantenópolis: 324
- São Roque do Canaã: 317
6 municípios com mais de 200 dias
- Divino de São Lourenço: 275
- Marechal Floriano: 257
- Itarana: 256
- Anchieta: 233
- Ibatiba: 223
- Santa Maria do Jetibá: 209
9 municípios com mais de 100 dias
- Vargem Alta: 188
- Guaçuí: 187
- Água Doce do Norte: 184
- Mimoso do Sul: 156
- Pinheiros: 150
- Itaguaçu: 147
- Domingos Martins: 144
- Atílio Vivácqua: 135
- Irupi: 115
24 municípios estão com mais de 30 dias
Causas
- As ações integradas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
- A distribuição de renda mais uniforme.
- O senso de comunidade, com maior empatia entre moradores.
- À medida que ocorrências de ameaças às mulheres são registradas, os casos são combatidos, evitando-se, assim, os feminicídios.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários