Venda Nova do Imigrante: Capital Nacional do Agroturismo
Conheça as belezas do município que recebeu o título por leio sancionada pelo presidente da República
Escute essa reportagem
Entre os 78 municípios do Espírito Santo está a Capital Nacional do Agroturismo. Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana, recebeu esse título, oficialmente, com a Lei nº 14.636, sancionada no mês passado pelo presidente da República.
É o reconhecimento do potencial agrícola e turístico da cidade, que se destaca por um conjunto de atrativos e encanta quem a conhece. Espera-se, inclusive, que essa projeção nacional desperte em muitas pessoas Brasil afora a vontade de visitar Venda Nova e atraia investidores, contribuindo para o desenvolvimento local.
“Esse título é motivo de orgulho para nós, porque representa a luta e o empenho do nosso povo honesto e trabalhador, dedicado a alavancar o município. O agroturismo está na essência de Venda Nova”, frisou o prefeito, Paulinho Mineti.
A cidade foi colonizada por imigrantes italianos e preserva as tradições culturais, proporcionando aos turistas experiências agradáveis e enriquecedoras.
Para a secretária municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Lícia Nascimento Caliman, a lei representa a ligação entre o passado e o futuro.
“A história que o município carrega enraizou as tradições das famílias na região, resultando na força do nosso agroturismo. Temos muitas propriedades bem-estruturadas, que fortalecem o segmento e estão preparadas para oferecer o turismo de experiência. As pessoas estão interessadas em conhecer a história do que vivenciam”, disse.
A prefeitura criou o Mapa Turístico de Venda Nova, com atrativos naturais, propriedades de agroturismo, hotéis e restaurantes existentes em cada região.
“Apoiamos os empreendedores locais e investimos no calendário de eventos, para atrair visitantes. Hoje, por exemplo, teremos a volta do Encontro de Bandas e Fanfarras, no Polentão. Em setembro, teremos a Exposição Nacional de Orquídeas e, em outubro, a nossa tradicional Festa da Polenta. Isso coloca Venda Nova no calendário nacional de eventos e atrai turistas até do exterior’, disse Lícia.
Delícias para atrair os visitantes
A Feira dos Municípios servirá de isca para atrair visitantes para Venda Nova. Diversos produtos feitos por empreendedores locais estarão disponíveis para o público degustar, comprar e ficar com gostinho de “quero mais”.
O presidente da Associação da Agricultura Familiar do município, Romário Fulgêncio Silva, contou que 39 produtores estarão representados na feira, com delícias como socol, pós de café comuns e especiais, biscoitos, lombinho, salaminho, queijos e iogurtes.
“Para nós, da agricultura familiar, é importante participar da feira e mostrar que Venda Nova tem turismo de qualidade e produtos de qualidade. Fazemos muitas coisas boas, mas que não são muito divulgadas. No evento, os visitantes vão conhecê-las e ficar com vontade de visitar a cidade”, disse.
Minitombo da polenta recria tradição italiana
Quem for à Feira dos Municípios no próximo sábado vai poder conferir, às 18h30, uma versão reduzida do tradicional tombo da polenta, atrativo de uma das maiores festas de Venda Nova do Imigrante, a Festa da Polenta.
Serão usados cinco quilos de fubá, que renderão 60 quilos de polenta para o minitombo.
“Decidimos recriar algo que é muito representativo para nós. A polenta, por ser um prato típico italiano, faz parte da cultura do município. O tombo da Polenta é uma marca de Venda Nova. Mostrar essa tradição no evento é um convite para que o público viva essa experiência conosco na nossa cidade”, disse Lícia Nascimento Caliman, secretária municipal de Turismo, Cultura e Artesanato.
A Festa da Polenta será nos dias 6, 7, 08, 13, 14 e 15 de outubro, os primeiros finais de semana do mês.
Comentários