X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Venda Nova do Imigrante: Capital Nacional do Agroturismo

Conheça as belezas do município que recebeu o título por leio sancionada pelo presidente da República


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Venda Nova do Imigrante: Capital Nacional do Agroturismo
Venda Nova do Imigrante se destaca pelo potencial agrícola e turístico, além do calendário de eventos e festas |  Foto: Divulgação

Entre os 78 municípios do Espírito Santo está a Capital Nacional do Agroturismo. Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana, recebeu esse título, oficialmente, com a Lei nº 14.636, sancionada no mês passado pelo presidente da República.

É o reconhecimento do potencial agrícola e turístico da cidade, que se destaca por um conjunto de atrativos e encanta quem a conhece. Espera-se, inclusive, que essa projeção nacional desperte em muitas pessoas Brasil afora a vontade de visitar Venda Nova e atraia investidores, contribuindo para o desenvolvimento local.

“Esse título é motivo de orgulho para nós, porque representa a luta e o empenho do nosso povo honesto e trabalhador, dedicado a alavancar o município. O agroturismo está na essência de Venda Nova”, frisou o prefeito, Paulinho Mineti.

A cidade foi colonizada por imigrantes italianos e preserva as tradições culturais, proporcionando aos turistas experiências agradáveis e enriquecedoras. 

Para a secretária municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Lícia Nascimento Caliman, a lei representa a ligação entre o passado e o futuro.

“A história que o município carrega enraizou as tradições das famílias na região, resultando na força do nosso agroturismo. Temos muitas propriedades bem-estruturadas, que fortalecem o segmento e estão preparadas para oferecer o turismo de experiência. As pessoas estão interessadas em conhecer a história do que vivenciam”, disse.

A prefeitura criou o Mapa Turístico de Venda Nova, com atrativos naturais, propriedades de agroturismo, hotéis e restaurantes existentes em cada região. 

“Apoiamos os empreendedores locais e investimos no calendário de eventos, para atrair visitantes. Hoje, por exemplo, teremos a volta do Encontro de Bandas e Fanfarras, no Polentão. Em setembro, teremos a Exposição Nacional de Orquídeas e, em outubro, a nossa tradicional Festa da Polenta. Isso coloca Venda Nova no calendário nacional de eventos e atrai turistas até do exterior’, disse Lícia.

Delícias para atrair os visitantes

Imagem ilustrativa da imagem Venda Nova do Imigrante: Capital Nacional do Agroturismo
O famoso socol de Venda Nova |  Foto: Divulgação

A Feira dos Municípios servirá de isca para atrair visitantes para Venda Nova. Diversos produtos feitos por empreendedores locais estarão disponíveis para o público degustar, comprar e ficar com gostinho de “quero mais”.   

O presidente da Associação da Agricultura Familiar do município, Romário Fulgêncio Silva, contou que 39 produtores estarão representados na feira, com delícias como socol, pós de café comuns e especiais, biscoitos, lombinho, salaminho, queijos e iogurtes.

“Para nós, da agricultura familiar, é importante participar da feira e mostrar que Venda Nova tem turismo de qualidade e produtos de qualidade. Fazemos muitas coisas boas, mas que não são muito divulgadas. No evento, os visitantes vão conhecê-las e ficar com vontade de visitar a cidade”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Venda Nova do Imigrante: Capital Nacional do Agroturismo
Opiniões |  Foto: Reprodução/Jornal AT

Minitombo da polenta recria tradição italiana

Imagem ilustrativa da imagem Venda Nova do Imigrante: Capital Nacional do Agroturismo
|  Foto: Divulgação

Quem for à Feira dos Municípios no próximo sábado vai poder conferir, às 18h30, uma versão reduzida do tradicional tombo da polenta, atrativo de uma das maiores festas de Venda Nova do Imigrante, a Festa da Polenta.

Serão usados cinco quilos de fubá, que renderão 60 quilos de polenta para o minitombo. 

“Decidimos recriar algo que é muito representativo para nós. A polenta, por ser um prato típico italiano, faz parte da cultura do município. O tombo da Polenta é uma marca de Venda Nova. Mostrar essa tradição no evento é  um convite para que o público viva essa experiência conosco na nossa cidade”, disse Lícia Nascimento Caliman, secretária municipal de Turismo, Cultura e Artesanato.

A Festa da Polenta será nos dias 6, 7, 08, 13, 14 e 15 de outubro, os primeiros finais de semana do mês.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: