X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polo cervejeiro atrai turismo de experiência em Viana

O município anunciou um pacote de medidas do Programa de Fomento à Cerveja Artesanal em Cervejarias


Imagem ilustrativa da imagem Polo cervejeiro atrai turismo de experiência em Viana
Cervejeiros e pesquisadores trabalham para desenvolver em Viana o primeiro polo municipal da bebida do Brasil |  Foto: Divulgação

Fica em Viana o primeiro Polo Cervejeiro Municipal do Brasil, lançado no ano passado. A expectativa é buscar, com ele, investimentos para tornar a cidade a “capital da cerveja e do lúpulo” e, assim, receber empresas e promover no município o turismo de experiência.  

LEIA TAMBÉM

Caminho das montanhas começa por Viana

O polo vai desenvolver a área rural de Viana, incentivando e valorizando o comércio de um novo produto e estimulando a expansão de um negócio sustentável. No último mês de junho, o município anunciou um pacote de medidas do Programa de Fomento à Cerveja Artesanal em Cervejarias, com incentivos fiscais para atrair empresas do ramo e gerar empregos.

“Vamos gerar renda e oportunidades por meio do turismo de experiência e atrair investidores. Essas medidas colocam Viana em destaque em um novo setor. Temos o primeiro polo cervejeiro público do País”, disse o prefeito de Viana, Wanderson Bueno. 

Empresas que se instalarem na cidade neste ano e no ano que vem ficarão isentas do pagamento de onze impostos e taxas, entre eles IPTU, ITBI, taxa de licenciamento ambiental e taxa de vigilância sanitária. 

O olhar da administração municipal para o setor cervejeiro não foi à toa. Viana possui diversas cervejarias artesanais que se destacam no cenário capixaba. 

A Else, por exemplo, foi a primeira cerveja artesanal do Espírito Santo a obter registro no Ministério da Agricultura e tem atraído visitantes de todo o Estado e de outros países para a região rural de Pedra da Mulata, a seis quilômetros da sede.

A Cervejaria El Bigodón, no bairro Primavera, surgiu em 2020. Sob o comando do cervejeiro Emanuel Souza, produz oito estilos de cerveja. “Temos também um Beer Truck com o qual levamos nossa cerveja a vários lugares.

Aonde vamos, as pessoas perguntam pelo Polo Cervejeiro de Viana, que é um grande passo para incentivar o agroturismo no município e estimular o surgimento de novos produtores”, comentou Emanuel.  

Em Piapitangui, fica a Cervejaria Piabier,  com opções feitas com maltes especiais e leveduras belgas, com maior teor alcoólico. A Cervejaria Indomável, em Ribeira, completa a lista das principais cervejarias vianenses. Lá, são feitos cinco estilos da bebida.

Lazer em meio à natureza

Os inúmeros atrativos de Viana comprovam que o município é muito mais do que um lugar por onde passar. Quem visita a cidade satisfaz o corpo e a alma, em restaurantes que, mais do que comida de qualidade, oferecem belos cenários para contemplar.

Quem vai para ficar se diverte em sítios que proporcionam hospedagem em contato com a natureza.  

Imagem ilustrativa da imagem Polo cervejeiro atrai turismo de experiência em Viana
|  Foto: Divulgação

O Vista da Mata Restaurante, em Ribeira, é um dos lugares para incluir no passeio. Aberto aos domingos para almoço, oferece uma deliciosa comida caseira feita no fogão a lenha e um ambiente agradável, cheio de verde e com paisagens que saciam os olhos.  

Em Primavera, o Restaurante do Dalto é mais uma opção para quem quer boa comida e bem-estar. Aberto de segunda a sábado, das 11 às 15 horas, serve pratos como leitão à pururuca, joelho de porco e costela de boi assada. No Rancho Mamoeiro, que fica no bairro de mesmo nome, dá para reunir família e amigos para curtir dias de descanso e diversão. 

No local, com capacidade para 30 hóspedes, existem área de churrasco, campo de futebol, piscina adulta e infantil, espaço para jogos com sinucas e totó, parquinho infantil e muita área verde.

Se a galera for maior, outra opção de hospedagem é o Sítio da Família,  em Jucu. Com vaga para 120 pessoas, em quartos coletivos e área de camping.

Música e dança marcam último dia da Feira do Agroturismo

Termina hoje a segunda edição da Feira do Agroturismo de Viana. O evento começou na última quinta-feira  e tem o objetivo de promover a cultura, o empreendedorismo rural, o turismo e a sustentabilidade na região. 

A programação de hoje começa às 10 horas, com apresentação do Grupo Folclórico Tanzfreunde – Categoria Juvenil. Ao meio-dia, a diversão fica por conta do grupo Os Carroceiros. Em seguida, às 15 horas, o público poderá conferir o grupo de dança do Círculo Trentino Di Santa Teresa. A partir das 16 horas, terá show de Angelo Machado e Giu Batéra. 

A Feira do Agroturismo está sendo realizada no estacionamento do Extrabom, na entrada de Marcílio de Noronha. A programação é gratuita.

DICAS PARA CURTIR VIANA

Veja onde comer e se hospedar

Restaurante Vista da Mata

- Em Ribeira, abre aos domingos, das 11h às 15h. Tel.: (27) 99846-9410.

Restaurante do Dalto

- Localizado em Primavera, abre de segunda a sábado, das 11h às 15h. Tel.: 99975-3936. 

Restaurante Divina Rota

- Anexo ao Posto 13 de Maio, na BR 101, abre todos os dias, das 6h30 às 23h. Tel.: (27) 3255-2286.

Steakhouse Vista do Moxuara

- Em Coacas, abre aos domingos, das 10 às 15h. Tel: (27) 99291-8740.

Sítio Gava

- Fica em Piapitangui e recebe grupos de visitantes, com agendamento. Após pausa, volta a funcionar no dia 19 de agosto. Tel.: (27) 99776-5791.

Sítio Aconchego

- Em Perobas, tem hospedagem e área com lago, piscina e mata para fazer trilha. Tel.: (27) 99989-1625.

Rancho Mamoeiro

- Em Mamoeiro, o sítio oferece hospedagem e área de camping. Tel.: (27) 99606-3724.

Sítio da Família

- Fica em Jucu, oferece hospedagem para até 120 pessoas. Tem campo de futebol, piscina, lagoa e trilha. Tel.: 99822-5853.

Sítio Água Viva

- Em Formate, é uma área de lazer onde visitantes podem passar o dia. Tel.: (27) 98860-7971.

Montanha é o próximo destino

Na próxima edição, Caçadores de Destinos vai apresentar  o município de Montanha, na região Norte do Espírito Santo. Vamos conhecer o que há de melhor no turismo e na gastronomia.

Se você tiver um vídeo da cidade, a sua filmagem pode aparecer na reportagem que será exibida pela TV Tribuna/SBT. Basta enviar para o WhatsApp: (27) 99878-4435. Não se esqueça de colocar o  seu nome. 

Aproveite e confira as maravilhas de Vargem Alta, apontando a câmera do seu celular  para o QR Code abaixo.

*KR Comunicação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: