X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Passeios para se encantar por Vila Velha

Vila Velha, na Grande Vitória, possui diversos atrativos naturais e históricos e é o sexto destino turístico inteligente do Brasil


Imagem ilustrativa da imagem Passeios para se encantar por Vila Velha
O Morro do Moreno, na Praia da Costa, é destino de trilheiros, rapeleiros e pessoas que vão contemplar a paisagem, a 184 metros de altitude. Segundo a prefeitura, o local ganhará mirante e bondinho. Aos sábados, é realizado por lá o café da manhã com oração. Os participantes sobem às 5h, apreciam o nascer do sol, fazem preces e tomam café. |  Foto: Divulgação

No Parque da Prainha, a obra recém-inaugurada do artista plástico Celso Adolfo mostra onde tudo começou, no Espírito Santo, em 1535. O Marco Zero da Colonização retrata a chegada dos portugueses às terras capixabas, à atual cidade de Vila Velha, que, ao longo de 489 anos de história, cresceu e, hoje, é destino turístico nacional.

Isso significa que atrativos naturais, culturais e históricos, além de uma rede diversificada de serviços, hotelaria, bares e restaurantes, colocam o município no radar não só de visitantes capixabas, mas, também, de pessoas de todos os cantos do país.

Vila Velha recebeu do Ministério do Turismo, inclusive, a certificação de sexto destino turístico inteligente do Brasil e ganhou um prêmio internacional de Destino Turístico Inteligente da América Latina em 2024.

Passear pela cidade é conhecer belas praias. Praia da Costa, Itaparica, Itapuã, Barra do Jucu e Ponta da Fruta, por exemplo, oferecem diversas opções de lazer para quem gosta de curtir um banho de mar, tomar sol e apreciar uma gastronomia de primeira.

Imagem ilustrativa da imagem Passeios para se encantar por Vila Velha
Desde que foi inaugurado, em março deste ano, o novo Parque da Prainha, em Vila Velha, tem atraído muitos visitantes. Além de ter uma ampla área verde, ideal para fazer piqueniques, brinquedos para a criançada, espaço para animais de estimação, ciclovia e pistas de caminhada e corrida, o espaço possui uma fonte interativa de águas dançantes, com 24 jatos, onde adultos e crianças podem brincar e se refrescar. Aos domingos, a fonte funciona das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. |  Foto: Divulgação

As Ilhas paradisíacas também encantam os visitantes. A de Pituã é aberta a visitação ao longo do ano. Barqueiros ficam na praia de Itapuã, todos os dias, para levar os turistas até lá. As Ilhas Itatiaia e dos Pacotes também são sensacionais, mas ficam interditadas de abril a outubro, período de reprodução de aves marinhas ameaçadas de extinção.

Em Vila Velha, é possível ir da praia à fazenda, para curtir os circuitos de agroturismo. No bairro Morada da Barra, por exemplo, fica a Fazenda Rico Caipira, com atividades como pedalinho, passeio a cavalo, tirolesa e slackline.

Também dá para aproveitar altas aventuras na cidade, saltando de paraquedas na Barra do Jucu, após um sobrevoo de avião que dura cerca de 25 minutos.

Vila Velha também é a cidade do Convento da Penha, um dos mais antigos santuários de devoção a Maria do Brasil; da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Prainha, fundada logo após a chegada dos portugueses, em 1535, e o Farol de Santa Luiza, na Praia da Costa, montado em 1871.Opções de passeios não faltam, na cidade mais antiga do Espírito Santo.

Faça seu roteiro!

Visita a ilhas

Barqueiros ficam na curva da pria de Itapuã todos os dias, das 7h às 16h. Contatos: (27) 99979-1035 / 99723-5038

Farol de Santa Luzia

Abre de terça a domingo e em feriados, das 9h às 16h30. Não precisa pagar para entrar.

Convento da Penha

Na Prainha. Funciona de segunda a sexta, das 6h às 16h45; aos sábados, das 6h às 16h45, e aos domingos, das 4h às 16h45.

Igreja do Rosário

Na Prainha, abre para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.

Salto de paraquedas na Barra do Jucu

Os valores variam de acordo com o pacote contratado junto à escola de paraquedismo Skydive Espírito Santo. Contato: (27) 99923-2221.

Agroturismo na Fazenda Rico Caipira

O passaporte custa R$ 90 e dá direito a ir quantas vezes quiser nas atrações do parque, que funciona sábado, domingos e feriados, das 10h às 17 horas. Contato: (27) 99922-4404.

*KR Comunicação

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: