Passeios para se encantar por Vila Velha
Vila Velha, na Grande Vitória, possui diversos atrativos naturais e históricos e é o sexto destino turístico inteligente do Brasil
Escute essa reportagem
No Parque da Prainha, a obra recém-inaugurada do artista plástico Celso Adolfo mostra onde tudo começou, no Espírito Santo, em 1535. O Marco Zero da Colonização retrata a chegada dos portugueses às terras capixabas, à atual cidade de Vila Velha, que, ao longo de 489 anos de história, cresceu e, hoje, é destino turístico nacional.
Isso significa que atrativos naturais, culturais e históricos, além de uma rede diversificada de serviços, hotelaria, bares e restaurantes, colocam o município no radar não só de visitantes capixabas, mas, também, de pessoas de todos os cantos do país.
Vila Velha recebeu do Ministério do Turismo, inclusive, a certificação de sexto destino turístico inteligente do Brasil e ganhou um prêmio internacional de Destino Turístico Inteligente da América Latina em 2024.
Passear pela cidade é conhecer belas praias. Praia da Costa, Itaparica, Itapuã, Barra do Jucu e Ponta da Fruta, por exemplo, oferecem diversas opções de lazer para quem gosta de curtir um banho de mar, tomar sol e apreciar uma gastronomia de primeira.
As Ilhas paradisíacas também encantam os visitantes. A de Pituã é aberta a visitação ao longo do ano. Barqueiros ficam na praia de Itapuã, todos os dias, para levar os turistas até lá. As Ilhas Itatiaia e dos Pacotes também são sensacionais, mas ficam interditadas de abril a outubro, período de reprodução de aves marinhas ameaçadas de extinção.
Em Vila Velha, é possível ir da praia à fazenda, para curtir os circuitos de agroturismo. No bairro Morada da Barra, por exemplo, fica a Fazenda Rico Caipira, com atividades como pedalinho, passeio a cavalo, tirolesa e slackline.
Também dá para aproveitar altas aventuras na cidade, saltando de paraquedas na Barra do Jucu, após um sobrevoo de avião que dura cerca de 25 minutos.
Vila Velha também é a cidade do Convento da Penha, um dos mais antigos santuários de devoção a Maria do Brasil; da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Prainha, fundada logo após a chegada dos portugueses, em 1535, e o Farol de Santa Luiza, na Praia da Costa, montado em 1871.Opções de passeios não faltam, na cidade mais antiga do Espírito Santo.
Faça seu roteiro!
Visita a ilhas
Barqueiros ficam na curva da pria de Itapuã todos os dias, das 7h às 16h. Contatos: (27) 99979-1035 / 99723-5038
Farol de Santa Luzia
Abre de terça a domingo e em feriados, das 9h às 16h30. Não precisa pagar para entrar.
Convento da Penha
Na Prainha. Funciona de segunda a sexta, das 6h às 16h45; aos sábados, das 6h às 16h45, e aos domingos, das 4h às 16h45.
Igreja do Rosário
Na Prainha, abre para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.
Salto de paraquedas na Barra do Jucu
Os valores variam de acordo com o pacote contratado junto à escola de paraquedismo Skydive Espírito Santo. Contato: (27) 99923-2221.
Agroturismo na Fazenda Rico Caipira
O passaporte custa R$ 90 e dá direito a ir quantas vezes quiser nas atrações do parque, que funciona sábado, domingos e feriados, das 10h às 17 horas. Contato: (27) 99922-4404.
*KR Comunicação
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários