X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Com 144 metros, Cachoeira da Fumaça em Alegre é a maior do ES

Acesso ao Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é pela rodovia ES-484, no distrito de Araraí


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Com 144 metros, Cachoeira da Fumaça em Alegre é a maior do ES
A Cachoeira da Fumaça, em Alegre, tem 144 metros de queda d'água |  Foto: Kamila Rangel

Alegre, município localizado na região do Caparaó e distante cerca de 200 quilômetros de Vitória, é o destino certo para quem deseja conhecer a maior cachoeira do Espírito Santo com água perene. A Cachoeira da Fumaça tem 144 metros de queda d’água e dá nome ao parque em que está situada.

O acesso ao Parque Estadual Cachoeira da Fumaça é pela rodovia ES-484, no distrito de Araraí. O local fica aberto todos os dias, das 8h às 17 h, e não precisa agendar a visita, que é gratuita. A cachoeira fica bem próxima à portaria do parque, onde é possível chegar de carro.

Depois de entrar no parque, nem precisa passar por trilha para contemplar de pertinho toda a exuberância e a imponência dela, que é chamada de Cachoeira da Fumaça porque a água, com tanto volume e tanta força, ao bater nas rochas, forma nuvens de gotículas que parecem nuvens de fumaça.

No entorno, tem uma enorme área gramada, onde dá, tranquilamente, para passar horas contemplando-a e até aproveitando um piquenique em família.

Mas nem só de cachoeira vive o turismo em Alegre. A cidade, que especialmente neste mês é um dos destinos mais procurados dos turistas no Espírito Santo, por causa da realização do maior festival de música do Estado, tem outros atrativos, entre naturais, históricos e religiosos, além de um povo simpático e hospitaleiro.

No distrito de Rive, por exemplo, fica a Pedra do Pombal, com 997 metros de altitude. É uma boa dica para quem curte caminhar em trilhas no meio da floresta e praticar rapel e escalada.

Em Alegre, também dá para fazer uma viagem pela história. Na cidade, há três túneis centenários, que faziam parte do trecho ferroviário da antiga Leopoldina Railway, que cortava o município. Além de contemplá-los, é possível atravessá-los. O Túnel dos Ingleses de Cima, por exemplo, possui 180 metros de extensão e seis metros de altura.

O roteiro religioso na cidade passa pela Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, em Conceição, que começou a ser construída em 1851, pelos primeiros exploradores da região. Ela possui vitrais magníficos, que retratam a vida de Cristo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: