X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Passeio pela cidade mais pomerana do Brasil

Santa Maria de Jetibá preserva as tradições dos colonizadores e proporciona aos turistas uma viagem pela história


Imagem ilustrativa da imagem Passeio pela cidade mais pomerana do Brasil
Norma Lichtenheld, monitora do Museu da Imigração Pomerana, com objetos que pertenciam aos imigrantes |  Foto: Kamila Rangel

A 80 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, está Santa Maria de Jetibá. Além de ser conhecida como a Capital Nacional do Ovo, é considerada a cidade mais pomerana do Brasil. A população do município preserva, até hoje, os costumes dos imigrantes, que chegaram à região entre os anos de 1859 e 1880.

A Pomerânia era uma região agrária situada ao norte da Alemanha e próxima à Polônia. A crise na Europa e a necessidade de desbravar terras brasileiras, entre outros motivos, estimularam o processo migratório.

Leia mais sobre Caçadores de Destinos

Toda essa história está contada no Museu da Imigração Pomerana, localizado no centro da cidade. Norma Lichtenheld, monitora do local, guia os visitantes em uma viagem pelas vivências dos antepassados.

O Museu fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos e em feriados, das 11h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3263-2727.

“São diversos ambientes, nos quais as pessoas podem conhecer os fatos relacionados à imigração e ver a história materializada em diversos objetos que pertenciam aos imigrantes pomeranos”, disse.

Em Santa Maria, fala-se até hoje o idioma pomerano entre os nativos. E o casamento pomerano é realizado com frequência na cidade, com três dias de festa.

“Um casamento considerado pequeno reúne cerca de 500 convidados”, comentou Marineuza Plaster Waiandt, que oferece, no empreendimento da família, o Waiands Huus, em Alto Santa Maria, turismo de experiência.

Os visitantes podem apreciar café ou almoço pomerano, com direito a encenação do ritual de quebra-louça, típico do casamento pomerano e no qual os objetos são jogados no chão como forma de desejar felicidades ao casal.

O atendimento no Waiands Huus é feito mediante agendamento, para grupos a partir de 10 pessoas. Pode agendar para qualquer dia da semana, desde que seja com pelo menos dois dias de antecedência. Mais informações pelo telefone (27) 99822-6309 (WhatsApp).

Outro lugar onde é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura de Santa Maria e, inclusive, levar para casa uma lembrança é a Casa do Artesão, no centro da cidade, onde artistas do município expõem as peças que produzem. O local funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 17h. E aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações pelo (27) 99648-7626.

*KR Comunicação


Volta de lancha na barragem

Imagem ilustrativa da imagem Passeio pela cidade mais pomerana do Brasil
|  Foto: Divulgação

Um dos cartões-postais de Santa Maria de Jetibá é a barragem de Rio Bonito. São 22 quilômetros de belas paisagens. Além de apreciá-las, é possível passear por elas de lancha ou de caiaque. Liete Betzel, proprietária do Sítio Cantinho do Aconchego, é quem oferece a experiência.

“O passeio de lancha para até três pessoas dura 30 minutos, podendo se estender um pouco mais, caso os turistas queiram dar um mergulho. É preciso agendar”, destacou. Contato: (27) 99928-9899.

Aventura na Pedra do Garrafão

Imagem ilustrativa da imagem Passeio pela cidade mais pomerana do Brasil
|  Foto: Divulgação

Quem gosta de aventura pode fazer uma escalaminhada na Pedra do Garrafão, cujo topo fica a 1.497 metros de altitude. O Sítio Steinland oferece guiamento aos turistas, que podem optar por ver o nascer ou o pôr do sol lá de cima.

Para os que escolhem a primeira opção, a saída é na madrugada, às 2h30. Para acompanhar o pôr do sol, é preciso subir às 14h30. São três quilômetros de trilha até o topo.

O passeio completo dura seis horas. Os participantes têm à disposição cordas e lanternas de cabeça. Contato: (27) 99991-0926.

Grupos de dança

Imagem ilustrativa da imagem Passeio pela cidade mais pomerana do Brasil
|  Foto: Divulgação

As culturas pomerana e holandesa, fortes em Santa Maria de Jetibá, são preservadas, também, por grupos de dança formados por moradores da cidade, que se apresentam dentro e fora do município.

Colheita de frutas

Imagem ilustrativa da imagem Passeio pela cidade mais pomerana do Brasil
|  Foto: Divulgação

Em Santa Maria de Jetibá, o turismo passeia pela agricultura, que é forte por lá. No Sítio Feitoria da Mata, no distrito de Garrafão, do empreendedor rural Antônio João Branco, os visitantes vivenciam esse potencial.

Além de verem plantações diversas, podem colher morango e uva. Em breve, haverá uma vinícola no local. O agendamento de visitas é pelo telefone (27) 99955-6298.


Portas abertas para o turismo

Imagem ilustrativa da imagem Passeio pela cidade mais pomerana do Brasil
Tânia Bertotti fez da propriedade da família um atrativo para os turistas |  Foto: Kamila Rangel

A cidade de Santa Maria de Jetibá é reconhecida, nacionalmente, pela agricultura, destacando-se na produção de diversos itens que vão para as mesas dos brasileiros.

Mas o município tem muito potencial para ser visto, também, como um destino turístico. A fim de fortalecê-lo como tal, moradores estão empreendendo e abrindo as portas das propriedades para receber visitantes e oferecer experiências inesquecíveis.

O casal Tânia e Volnei Bertotti é dono do Recanto Nosso Lar, que fica no distrito de Garrafão. No local, os turistas podem desfrutar de uma estada cheia de tranquilidade e lazer para toda família.

Além de suítes encantadoras, como a de vidro e a da casa da árvore, a hospedagem tem animais, pomar e cachoeira, proporcionando momentos de conforto e conexão com a natureza. “As pessoas também podem só passar o dia aqui conosco. desde que com agendamento”, explicou Tânia.

Outro empreendimento que faz sucesso na região é o Recanto da Pedra, que tem chalé, casa pomerana e uma suíte em formato de garrafão, construída em homenagem ao nome do distrito em que está localizada.

A Joelma e o marido, Claudionor Gaiba, proprietários do local, recebem turistas de diversas cidades do Espírito Santo. E os hóspedes não ficam só no sítio, não! Eles levam o pessoal para conhecer propriedades produtoras do entorno e vivenciar o agroturismo local.

Uma dessas propriedades é o Sítio Bandeira, onde a proprietária, Laurinda Hazer Bandeira, cultiva morango, tomate e pimentão. Os visitantes conhecem as plantações dos itens que, muitas vezes, só veem nos supermercados e não fazem ideia de como nascem e crescem.

No Sítio Nosso Recanto, em Córrego Rio Sabino, tem hospedagem, pesqueiro, pedalinho e passeio de Jeep. À noite, quando as baixas temperaturas convidam para um momento de aconchego, os hóspedes podem se reunir em torno de uma fogueira que o casal Josiane e Jhonatan Lauvers faz questão de preparar.

“Deixamos os nossos visitantes bem à vontade para curtir o sítio da melhor forma. No lago, por exemplo, eles podem praticar a pesca esportiva, podem fazer pesque e pague e, se quiserem preparar o peixe para comerem aqui, fazemos isso também”, contou a empreendedora.

Festa com shows nacionais

Entre os dias 25 e 28 deste mês, Santa Maria de Jetibá será palco da 44ª Festa do Colono, uma tradição do município. Na programação, estão apresentações de grupos de dança, exposição agropecuária e shows nacionais.

No dia 25, na abertura do evento, haverá a inauguração do Centro de Eventos Cultural e Esportivo Sofia Arnholz Berger, onde a festa será realizada. Na mesma noite, haverá dois shows nacionais: Thiago Brado e a dupla Ataíde e Alexandre.

No próximo dia 26, haverá a exposição agropecuária e, a partir das 19h30, shows de Regis Danese e Munhoz & Mariano.

A programação do dia 27 começará cedo, às 13h, com apresentação de grupos de danças folclóricas. À noite, haverá diversas atrações, entre as quais a dupla Maurício & Mauri.

No próximo dia 28, num domingo, encerrando a festa, além de caminhada, pedal, corrida, competição de microtrator, apresentação de grupos de dança e sorteio de prêmios, vão subir ao palco mais artistas, com destaque para a cantora Bia Socek e a dupla Cleiton e Camargo.


Onde comer e onde se hospedar

Waiands Huus

Alto Santa Maria. Contato: (27) 99822-6309 (WhatsApp)

Cardamomo Bistrô

Centro. Tel.: (27) 99727-9006

Restaurante Portelinha

Belém. Tel.: (27) 99723-6248

Recanto Nosso Lar

Garrafão. Tel: (27) 99648-5059

Recanto da Pedra

Garrafão. Tel: (27) 99869-0603

WO Restaurante

Virada. Tel.: (27) 99832-2528

Pousada Paraíso

Virada. Tel.: (27) 99832-2528

Sítio Nosso Recanto

Córrego Rio Sabino. Tel.: (28) 99936-6937

Sítio Cantinho do Aconchego

Recreio. Tel.: (27) 99928-9899.

Restaurante Sabor da Montanha

Garrafão. Tel.: (27) 99861-0584

Pommerhaus Hotel

Centro. Contato: (27) 3263-1718

Hotel Montanhez Marquardt

Centro. Tel.: (27) 3263-2130

Hotel do Careca

Centro. Tel.: (27) 99796-2390

Estância Vollmond

Estrada Santa Maria/Garrafão. Tel.: 99718-8719

Pousada das Águas

Córrego do Ouro. Tel.: (27) 99583-9721

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: