Passear de bicicleta é conhecer Vitória
Capital conta com 63 km de ciclovias e ciclofaixas, que levam a um passeio cultural, histórico, de belas paisagens e aprendizado
Escute essa reportagem

Vitória é uma das três ilhas-capitais existentes no Brasil e tem paisagens que convidam visitantes e moradores a conhecerem a cidade das mais variadas formas.
Um jeito diferente e agradável de conhecer os pontos turísticos da capital é pedalando pelas suas ciclovias. São 63 km de ciclovias e ciclofaixas, segundo a Prefeitura de Vitória, que levam turistas e apaixonados pela ilha em um passeio cultural, histórico, de belas paisagens e aprendizado.
Veja mais notícias sobre Caçadores de Destinos aqui.
De bicicleta, é possível conhecer a culinária da Ilha das Caieiras, por exemplo. Na região, além do turista encontrar os principais pratos típicos do Estado, como a moqueca e a torta capixaba, ele pode também admirar a paisagem.
Seguindo a ciclovia e chegando ao Centro e à Cidade Alta, o passeio pode ser mais histórico. Há a opção de visitação do Palácio Anchieta, local de trabalho do governador, além da Catedral, entre outros prédios que contam a história da capital e do Estado.
Chegando à Praça do Papa, a aprendizagem continua, mas agora com as baleias jubarte e as tartarugas. “O Espaço Baleia Jubarte é uma opção de lazer e conhecimento que oferece ensinamentos sobre esse mamífero, que, no Brasil, habita principalmente o Espírito Santo e a Bahia em seu período reprodutivo. Ficamos abertos de terça a domingo, das 9 às 17 horas”, disse o oceanógrafo Paulo Rodrigues, coordenador do projeto.
Perto dali, o visitante ou o morador pode aprender mais sobre as Tartarugas no Projeto Tamar.
Aos domingos e feriados, o passeio pode ficar ainda mais confortável. Os aventureiros contam com as ciclofaixas e também as ciclorrotas. “Vale a pena explorar essa opção e aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer”, disse o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória, Marcus Gregório.
Paixão por bike
A professora Tamiris Medici, de 35 anos, é uma apaixonada pelo passeio de bicicleta pela ilha de Vitória. Ela conta que, sempre que pode, vai conhecer locais da cidade de bike. “Adoro o visual de toda orla de Vitória, mas tenho meus lugares preferidos: o Píer de Iemanjá, em Camburi, e o Espaço da Baleia Jubarte, na Praça do Papa, são bem legais”.
A CICLOVIA
Dicas Imperdíveis

"Além do centro histórico e parques, é possível aproveitar a rua de lazer em Camburi aos domingos", Roberta Marques Lyra, guia de turismo.

"Visite o Palácio Anchieta e conheça a nossa história. Passe pelos prédios históricos do Centro", Osni Pires Vieira, guia de turismo.
Leia mais:
Comentários