X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Montanhas e cachoeiras a 20 minutos da orla de Guarapari

Rota da Ferradura abrange três comunidades: Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial do Jabuti


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Montanhas e cachoeiras a 20 minutos da orla de Guarapari
Cachoeira Buenos Aires, ou do Barbudo, como é conhecida, em Guarapari: região da Rota da Ferradura conta com mais de 20 estabelecimentos como restaurantes, cervejarias e cafeterias |  Foto: Marcelo Moryan/Divulgação

A 20 minutos das praias de Guarapari, uma região de montanhas reserva cachoeiras e o  circuito gastronômico Rota da Ferradura, que abrange três comunidades: Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial do Jabuti. 

São mais de 20 estabelecimentos, entre restaurantes, cervejarias e cafeterias, que servem desde o café da manhã ao jantar, com culinária argentina, italiana, além de gastronomia brasileira e comida caseira. Há ainda sítios e casas para alugar. 

LEIA MAIS: 

Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari

Guarapari: um balneário muito além do verão

Gastronomia para todos os paladares em Guarapari

A rota foi institucionalizada pelo governo do Estado como “circuito de relevante interesse turístico e cultural”, e agora pode receber investimentos públicos. 

Donos de  restaurantes, como  Lara Gomes,  do Restaurante do Ademir,  calculam que, após a pandemia da covid-19, o movimento na rota aumentou cinco vezes.

“A rota atrai os turistas que buscam a gastronomia afetiva, a comida caseira ou  a culinária argentina. Mas em sua grande maioria, a busca é pelo ar livre. Todos os estabelecimentos são em meio à mata, que traz essa sensação de respirar ar puro e clima  fresco”, disse Lara

A guia de turismo Roberta Shariff explica que é possível visitar propriedades que produzem geleias com degustação, queijos, antepastos, degustação de cachaças, licores, comida da roça,  chope artesanal e  o café da  região.

A Rota da Ferradura possui cerca de 18 km pavimentados e é possível ter acesso pelo Trevo da BR-101, em Guarapari, no km 335, ou pela entrada de Jabuti, no km 339.

O circuito tem  esse nome  por conta do formato geográfico que interliga a BR-101 às comunidades. 

A entrada para a principal cachoeira fica ao lado do Restaurante do Ademir, em Buenos Aires, a 6 km do Trevo da BR-101. Dali, é só seguir por mais 2 km. Todo o percurso possui placas.  É cobrado R$ 5 para entrar na cachoeira. Mais detalhes sobre a rota  no Instagram @rota.daferradura.


Assista aqui ao episódio exibido na TV Tribuna/SBT


GASTRONOMIA

Imagem ilustrativa da imagem Montanhas e cachoeiras a 20 minutos da orla de Guarapari
Restaurante do Ademir |  Foto: roberta bourguignon

Pioneiro na Rota da Ferradura há 12 anos, o Restaurante do Ademir, em Buenos Aires, é famoso pela galinha. Ademir Reis e Lara Gomes servem mais de 30 aos domingos.

Imagem ilustrativa da imagem Montanhas e cachoeiras a 20 minutos da orla de Guarapari
Restaurante Vista da Floresta |  Foto: roberta bourguignon

O casal Marcelo e Daniela Bermond serve desde tilápia a carnes nobres no restaurante Vista da Floresta, na rota, em Boa Esperança. O local chama atenção pela beleza natural.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: