Montanhas e cachoeiras a 20 minutos da orla de Guarapari
Rota da Ferradura abrange três comunidades: Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial do Jabuti
Escute essa reportagem
A 20 minutos das praias de Guarapari, uma região de montanhas reserva cachoeiras e o circuito gastronômico Rota da Ferradura, que abrange três comunidades: Buenos Aires, Boa Esperança e Arraial do Jabuti.
São mais de 20 estabelecimentos, entre restaurantes, cervejarias e cafeterias, que servem desde o café da manhã ao jantar, com culinária argentina, italiana, além de gastronomia brasileira e comida caseira. Há ainda sítios e casas para alugar.
LEIA MAIS:
Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
Guarapari: um balneário muito além do verão
Gastronomia para todos os paladares em Guarapari
A rota foi institucionalizada pelo governo do Estado como “circuito de relevante interesse turístico e cultural”, e agora pode receber investimentos públicos.
Donos de restaurantes, como Lara Gomes, do Restaurante do Ademir, calculam que, após a pandemia da covid-19, o movimento na rota aumentou cinco vezes.
“A rota atrai os turistas que buscam a gastronomia afetiva, a comida caseira ou a culinária argentina. Mas em sua grande maioria, a busca é pelo ar livre. Todos os estabelecimentos são em meio à mata, que traz essa sensação de respirar ar puro e clima fresco”, disse Lara
A guia de turismo Roberta Shariff explica que é possível visitar propriedades que produzem geleias com degustação, queijos, antepastos, degustação de cachaças, licores, comida da roça, chope artesanal e o café da região.
A Rota da Ferradura possui cerca de 18 km pavimentados e é possível ter acesso pelo Trevo da BR-101, em Guarapari, no km 335, ou pela entrada de Jabuti, no km 339.
O circuito tem esse nome por conta do formato geográfico que interliga a BR-101 às comunidades.
A entrada para a principal cachoeira fica ao lado do Restaurante do Ademir, em Buenos Aires, a 6 km do Trevo da BR-101. Dali, é só seguir por mais 2 km. Todo o percurso possui placas. É cobrado R$ 5 para entrar na cachoeira. Mais detalhes sobre a rota no Instagram @rota.daferradura.
Assista aqui ao episódio exibido na TV Tribuna/SBT
GASTRONOMIA
Pioneiro na Rota da Ferradura há 12 anos, o Restaurante do Ademir, em Buenos Aires, é famoso pela galinha. Ademir Reis e Lara Gomes servem mais de 30 aos domingos.
O casal Marcelo e Daniela Bermond serve desde tilápia a carnes nobres no restaurante Vista da Floresta, na rota, em Boa Esperança. O local chama atenção pela beleza natural.
Comentários