X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari

Cidade Saúde é famosa por sua orla diversificada e belezas que encantam turistas. Local conta ainda com trilhas e até montanhas


Ouvir

Escute essa reportagem

A natureza foi generosa com Guarapari. A cidade tem mais de 50 praias que encantam turistas por sua beleza. Nelas, há piscinas naturais para  crianças, recantos para quem quer tranquilidade, boas ondas para surfistas, cantos preferidos dos jovens: praias para todos os gostos.

Ainda na orla, é possível fazer trilhas, conhecer parque, passear de barco e  praticar o mergulho na cidade, conhecida por ter a maior biodiversidade marinha do Brasil. 

LEIA MAIS:

Guarapari: um balneário muito além do verão

Montanhas e cachoeiras a 20 minutos da orla de Guarapari

Gastronomia para todos os paladares em Guarapari

Já na hora da fome, dá para  passar no polo gastronômico de Meaípe e provar os pratos típicos capixabas, ou então ir até a região de montanhas da cidade, conhecer as cachoeiras e degustar culinária da roça, argentina e italiana.

“Guarapari é conhecida  por suas belas praias, como a Praia da Areia Preta,  Praia do Morro, Praia das Castanheiras e Praia dos Namorados. É possível  aproveitar os passeios de barco  para explorar a costa. Vale passar no Mercado Municipal, para  comprar produtos da culinária local e souvenirs”, explica a guia de turismo Paula Alves. 

Ela destaca ainda um passeio pelo centro histórico. “Há belos edifícios antigos e igrejas, como a Igreja Nossa Senhora da Conceição”.  

Para a guia de turismo Roberta Shariff, Guarapari é o portal do turismo capixaba. “No Centro, temos praias para a família, com piscinas naturais, sombra das castanheiras, praia com areia monazítica. Na área norte, temos a Praia do Morro e o Morro da Pescaria, com uma trilha maravilhosa”.

A pesquisadora, escritora e guia de turismo Beatriz Bueno explica que a orla da cidade é cercada de pedras, formando vários recantos, por isso há tantas praias. “Guarapari tem um recorte maravilhoso. São pequenas enseadas, ladeadas de pedras. Morro da Pescaria, por exemplo, é imperdível”.

Ela explica que Guarapari é conhecida como Cidade Saúde devido às areias monazíticas, com concentração natural de minerais pesados com efeitos terapêuticos, como na Praia da Areia Preta.

Para quem gosta de  mergulho, a cidade conta com a Ilha Escalvada, que tem a maior biodiversidade marinha do Brasil. Guarapari possui mais de 700 espécies marinhas catalogadas. Por isso, atrai turistas de vários estados e países. 

 “Os mergulhos de batismo são feitos na Ilha Escalvada ou na Ilha Rasa, de acordo com as condições de navegação.  Para quem já é mergulhador – e isso é possível com um curso de três dias –, há navios afundados, como o Victory 8B, a 36 metros de profundidade, que é o maior recife artificial marinho da América Latina”, explica o proprietário e instrutor da Atlantes Viagens e Mergulho, Bruno Felipetto.


Assista aqui ao episódio exibido na TV Tribuna/SBT


Águas claras

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
Marcelo Santisteban e o filho Natan |  Foto: Roberta Bourguignon

O educador físico Marcelo Santisteban, 46, e o filho Natan, 7, moram em São Paulo e gostam de mergulhar na praia da Bacutia, na Enseada Azul, porque a água é transparente.  Natan conta que chegou a contar mais de 50 peixes durante o mergulho e ficou encantando com a diversidade marinha que a cidade possui. 

“A gente sempre mergulha para brincar. Achamos a água bem clarinha aqui. Dá para ver o fundo com o mar. Vimos muitos peixes mesmo, e é bem divertido”, contou Marcelo. 

O oceanógrafo Agnaldo Martins diz que o fenômeno de águas transparentes está relacionado à diminuição das chuvas, ou seja,  menos água doce com lama no litoral, e aos ventos mais fracos, reduzindo a ressuspensão de areia e lama do fundo do mar.

outros destaques

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
O parque do Morro da Pescaria |  Foto: Marcelo Moryan/Divulgação

O parque do Morro da Pescaria fica no final da Praia do Morro. Após uma bela e curta trilha, é possível acessar mirantes, a Praia da Areia Vermelha e a Praia do Ermitão.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
Praia de Meaípe |  Foto: Roberta Bourguignon

A faixa de areia da Praia de Meaípe tem sido ampliada devido à obra, que começou em março. O local conta com um belo pôr do sol e  é famoso ainda por seu polo gastronômico.

Belezas em passeio de barco

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
É possível conhecer até 13 praias de Guarapari no passeio de barco |  Foto: Divulgação/Princesa das águas

Muito procurado pelos turistas, os passeios de barco são um atrativo à parte para ver pelo mar as belezas naturais da cidade.

Há opções de duas e três horas de passeio de escuna, com valores a partir de R$ 50. É possível conhecer até 13 praias de Guarapari, com paradas para mergulho.

No retorno, o barco percorre 3,5 km em área ambiental, com  manguezais. Também é possível observar tartarugas e há ainda a vista para as montanhas da cidade.

Mergulho em navio naufragado

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
Navio Victory 8B |  Foto: Julio Yaber - Atlantes/Divulgação

Um dos atrativos em Guarapari é o mergulho em naufrágios. O navio Victory 8B, por exemplo, afundado em 2003, é o maior recife artificial da América Latina. São 36 metros de profundidade e só quem tem certificação para mergulho pode ir ao local. A certificação é conquistada com um curso de três dias. 

Para quem quer fazer o primeiro mergulho, chamado de batismo, ele dura 30 minutos em um passeio de seis horas pela Ilha Escalvada, que tem a maior biodiversidade marinha do Brasil, ou pela Ilha Rasa. Mais informações: (27) 98852-0071.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
Parque Estadual Paulo César Vinha |  Foto: Reprodução/Instagram - Leonardo Merçon

Famoso pela Lagoa da Coca-Cola ou Lagoa de Caraís, o Parque Estadual  Paulo César Vinha funciona das 8h às 17h, com entrada gratuita e não precisa agendar. Há trilhas, praias e mirante. Fica na Rod. ES-060, km 37.5, em Setiba.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 50 praias e piscinas naturais em Guarapari
Sesc Guarapari |  Foto: Divulgação

Com um parque aquático para toda a família, com toboáguas, chafariz aquático, correnteza e diversos brinquedos, o Sesc Guarapari, que fica em Lagoa Funda,  também conta com hospedagem. Mais informações: (27) 3194-0344.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: