Marataízes: Turismo, natureza e cultura na cidade conhecida como “Pérola do Sul”
Praias, lagoas, falésias e riquezas culturais fazem visitantes se encantarem por Marataízes, cidade do Sul do Espírito Santo
Escute essa reportagem
Praias, lagoas, falésias, boa gastronomia e muita história. Tudo isso pode ser apreciado em Marataízes, cidade do Espírito Santo chamada também de “Pérola Sul Capixaba”.
Com cerca de 40 mil habitantes, o município atrai turistas durante o ano todo, em especial no verão, quando é alta temporada na cidade litorânea.
“Por Marataízes ser repleta de atrações e ter um povo muito alegre e receptivo, quem conhece sempre volta. E quem não conhece precisa conhecer”, disse a guia de turismo Merlin Fernandes, que, nos meses de janeiro e fevereiro, recebe dezenas de grupos de turistas, aos quais mostra os pontos imperdíveis da cidade.
O Palácio das Águias, que hoje funciona como Biblioteca Municipal, as ruínas do Trapiche, antigo armazém de alimentos que abastecia a cidade, e a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, com vitrais vindos de Portugal, estão entre as atrações históricas que encantam os turistas.
“Marataízes tem 10 praias principais, entre as centrais e as do interior do município. A Praia das Falésias, por exemplo, é cercada por paredões em tons amarronzados e possui águas calmas e um pôr do sol espetacular. Tem também 13 lagoas, dentre as quais a mais famosa é a Lagoa do Siri, com uma estrutura de bares e restaurantes que atrai turistas ao longo do ano”, disse Merlin.
O empresário Lauro Guedes, 26, e a turismóloga Amanda Reis, 26, de São Paulo, visitaram Marataízes e se encantaram.
“Temos uma startup de turismo e estamos desenvolvendo com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) um projeto para divulgar a cidade, de forma que ela se torne mais conhecida pelos capixabas e por turistas de todo o Brasil”, contou ele.
Todos esses atrativos podem ser vistos a bordo da Jardineira Pérola, um ônibus disponibilizado pela prefeitura no qual as pessoas podem fazer um tour gratuito pela cidade, apreciando as belezas e aprendendo sobre a história local. O passeio em si já é uma atração, com o monitor de turismo Luciano Rodovalho, que se fantasia de leão e garante animação em todo o trajeto.
A secretária de Turismo de Marataízes, Sara Mezini, destacou que a iniciativa, que começou em janeiro deste ano e deve ser mantida permanentemente, faz parte de uma série de investimentos que o município está fazendo para fortalecer o setor.
“Entendemos que o turismo tem papel fundamental na economia da cidade. Marataízes é apreciada pelos visitantes graças às riquezas naturais e culturais que possui, bem como pela culinária típica da cidade. Para fortalecer o segmento, temos investido em infraestrutura, capacitação do trade de turismo e divulgação do município em outros estados”, citou a secretária.
Leia mais:
Sítios, chácaras e pousadas na floresta em Marechal Floriano
Festa, cultura e lazer na cidade das orquídeas no ES
Abacaxi faz a cidade ganhar fama dentro e fora do Estado
Se esta fosse uma questão de prova, capixaba raiz de verdade acertaria. De onde vem o abacaxi “doce, doce, doce, que parece que tem mel”? Quem se lembra do som dos caminhões que vendem a fruta do sul ao norte do Espírito Santo e também fora do estado responde sem duvidar: de Marataízes.
Não é à toa que o abacaxi faz a cidade ganhar fama. O município possui centenas de produtores e milhares de hectares de plantação da fruta, que sai de Marataízes para ser vendida Brasil afora.
Um desses produtores é George de Almeida Marvilla, que há 23 anos trabalha com cultivo de abacaxi. “Comecei com 10 anos, trabalhando na roça com o meu pai, e, hoje, tenho minha própria plantação”, contou.
Por ano, George chega a colher 40 mil unidades da fruta. Na propriedade dele, elas são vendidas para comerciantes que revendem o “abacaxi de Marataízes” nas cidades capixabas e em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Questionado sobre o porquê de o abacaxi produzido no município ser tão doce, o produtor explicou.
“Os mais antigos dizem que é por causa da terra daqui. Outro motivo é que cultivamos o abacaxi pérola, que tem mesmo essa característica”, revelou.
Além do famoso abacaxi, Marataízes também concentra produtores de mandioca, cana-de-açúcar e pitaya.
Rota para estimular o agroturismo
O Sebrae-ES e a Prefeitura de Marataízes estão trabalhando em parceria para lançar uma rota que vai promover o turismo rural na cidade. A expectativa é que, já no próximo verão, novas opções de passeios sejam oferecidas aos visitantes.
“Precisamos sensibilizar os empreendedores locais, para que eles entendam que é possível gerar renda com o agroturismo. Estamos promovendo o encadeamento produtivo em torno da rota para estruturar e profissionalizar o que já existe”, disse Thiago Costa, consultor do Sebrae.
Os setores de Turismo, Agricultura, Desenvolvimento e Artesanato estão juntos nesse processo.
OPINIÃO
"Por Marataízes ser repleta de atrações turísticas e ter um povo muito alegre e receptivo, quem conhece a cidade sempre volta. E quem não conhece ainda precisa conhecer!", Merlin Fernandes, guia de turismo que promove passeios em Marataízes.
Leia mais:
Diversão e aventura em circuitos de agroturismo em Cariacica
Comentários