Veja as maravilhas de Cariacica que estão na rota do turismo nacional
De atrativos naturais a estádio de futebol, o município da Grande Vitória possui cenários icônicos que encantam moradores e turistas
Escute essa reportagem
O cenário urbano e a paisagem bucólica, em Cariacica, ficam bem próximos. O município está situado na região metropolitana de Vitória, mas tem a maior parte do território considerada zona rural. Essa mistura de realidades faz da cidade um destino em que é possível aproveitar, sem ter de percorrer longas distâncias, atrativos diversificados.
Conhecida por ter um dos maiores shoppings a céu aberto do Estado, em Campo Grande, Cariacica também é o endereço do Kleber Andrade, considerado uma das sete maravilhas da cidade, definidas em votação popular.
Leia mais matérias de Caçadores de Destinos aqui
Depois de passar por grande reforma em 2014, o estádio se tornou o único do Estado a receber partidas de competições nacionais e internacionais, atraindo visitantes de vários lugares do mundo.
Outra maravilha é o Monte Mochuara, com 718 metros de altura, em torno do qual está um parque natural com mais de 436 hectares, rico em biodiversidade. Fica na área rural, mas é tão imponente que pode ser visto de vários pontos da cidade. É o destino ideal para os aventureiros que gostam de trilhas.
A torre da Igreja Santa Maria Goretti, em Jardim América, também é um ponto icônico da cidade. Do alto, um Cristo de braços abertos parece acolher todos que estão embaixo. Cariacica também atrai visitantes para o Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara, que, de tão importante para a cultura local, foi tombado pelo município.
Outro atrativo é a Reserva Biológica de Duas Bocas, que abriga vegetação da Mata Atlântica e espécies de animais raros e ameaçados de extinção. Lá, inclusive, nasce outra maravilha da cidade, a Corredeira de Maricará, que atrai visitantes ao longo do ano.
*KR Comunicação
Carnaval de congo é destaque
Na região de Roda D’Água, na zona rural de Cariacica, a tradição do congo é passada de geração em geração. O Carnaval de Congo de Máscaras é, atualmente, uma das maiores festas populares do Espírito Santo.
A festividade é realizada, anualmente, no dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira
do Estado. Entre tambores e casacas, são entoadas antigas canções, com destaque para a presença do mascarado “João Bananeira”, enquanto fiéis carregam a imagem da santa.
O presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica, Jefferson de Azevedo, contou que o evento reúne as bandas de congo tradicionais do município, além de receber bandas de outras cidades.
“É uma tradição centenária que faz parte do contexto histórico-cultural do povo cariaciquense. Dar visibilidade a ela promove uma sensação de pertencimento”.
CONHEÇA AS 7 MARAVILHAS DE CARIACICA
Escolha foi feita pelos moradores
Corredeira de Maricará
Localizada no bairro de mesmo nome, ela nasce na Reserva Biológica de Duas Bocas. É aberta a visitação.
Estádio Kleber Andrade
Fica no bairro Rio Branco. Além de receber competições de futebol, é usado para realização de shows.
Montanhas de Cariacica
Áreas de relevo da cidade que possuem mata preservada e proporcionam belas paisagens.
Monte Mochuara
Fica na área rural, possui 718 metros e pode ser visto de diversos pontos da cidade. Dá nome ao Parque Natural Municipal Monte Mochuara, com mais de 436 hectares.
Reserva Biológica de Duas Bocas
Faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro (Serra) e abrange também os municípios de Viana e Santa Leopoldina.
Santuário Fraternidade Tabajara
Está localizado na Rodovia José Henrique Sette, em Tabajara.
Torre de Santa Maria Goretti
Fica na Igreja de Santa Maria Goretti, no bairro Jardim América.
Comentários