Maior colônia pomerana do mundo é capixaba
Cerca de 80% dos moradores de Santa Maria de Jetibá são pomeranos
Escute essa reportagem
Com cerca de 42 mil habitantes, Santa Maria de Jetibá, na região turística Imigrantes, conta com a maior colônia pomerana do mundo. Cerca de 80% dos moradores são pomeranos.
“Levantamentos realizados apontam que a maior concentração em número de pomeranos do mundo está na nossa cidade. Estamos na sétima geração de pomeranos e conseguimos preservar a nossa língua, tradições e cultura”, explicou Marineuza Plaster Waiandt, mantenedora da cultura pomerana e proprietária do Memorial Waiandts Huus.
Confira aqui mais conteúdos dos Caçadores de Destinos
Ela explicou que a Pomerânia, na Europa, era uma província independente.
“Em 1859, vieram para Santa Maria os primeiros imigrantes. Em 1884, a província passou a fazer parte do território alemão. Após a Segunda Guerra Mundial, 80% do território vira a Polônia e 20% fica na Alemanha. Os pomeranos que sobreviveram se dispersaram”.
Marineuza faz questão de manter a cultura preservada. Por isso, em sua propriedade, além do museu com inúmeros itens que contam a história dos pomeranos, ela tem um restaurante com comida típica e encenação de casamento.
“No Waiands Huus, atendemos por meio de agendamento. Nós mostramos como é um casamento pomerano, com noiva de preto e quebra de pratos”.
A propriedade conta com trilhas na Mata Atlântica, onde é possível conhecer uma figueira branca. “Quando os pomeranos chegaram, eles não tinham casas e dormiam nessas árvores, cobertas por folhas de coqueiros”, contou Marineuza.
O local, em Alto Santa Maria, região de Garrafão, conta ainda com diversas propriedades como chalés, café pomerano e floricultura para visitar e se hospedar. Mais informações: (27) 99822-6309.
“A cultura é preservada por meio da língua pomerana, ensinada nas escolas, da culinária, da música, danças típicas, arquitetura e artesanato. O turista não pode deixar de participar da Festa Pomerana, que vai até o dia 7 de maio”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Nilton Capaz.
Assista ao episódio do Caçadores de Destinos exibido na TV Tribuna/SBT
LEIA MAIS
Rota Três Santas reúne cachoeiras e gastronomia no ES
Santa Leopoldina é destaque do 'Caçadores de Destinos' na TV Tribuna
Podcast "Caçadores de Destinos" destaca clima e gastronomia de Guarapari
Comentários