Rota Três Santas reúne cachoeiras e gastronomia no ES
Roteiro conta ainda com passeios para aventureiros, ambientes para descansar e locais para conhecer culturas italiana e pomerana
Escute essa reportagem
De manhã, um mergulho de cachoeira, depois, o almoço em um restaurante pomerano ou italiano. Quem sabe, mais tarde, dê tempo de degustar cerveja artesanal, espumante ou vinho. Para os amantes de aventura, o dia pode começar mais cedo, com o nascer do sol na Pedra do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.
Essas são algumas das inúmeras atrações de Santa Teresa, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, roteiro das Três Santas. As cidades ficam cerca de 50 km uma da outra, o que facilita a visitação. O roteiro reúne cachoeiras, trilhas, boa gastronomia e cultura.
Confira mais conteúdos do Caçadores de Destinos aqui
Santa Leopoldina é famosa por suas cachoeiras. “Algumas das mais procuradas são Véu de Noiva, Cachoeira da Fumaça no Parque Ribeirão dos Pardos – o Vale da Luca capixaba –, Moxafongo e do Palito. A maioria delas abre só aos finais de semana e conta com restaurantes e pousadas ou camping”, explica o guia de turismo Jefferson Rodrigues.
A secretária de Cultura e Turismo da cidade, Rosangela Rauta, ressalta que o local é o maior produtor de gengibre do Brasil. “Com isso, é possível degustar produtos caseiros à base de gengibre, como biscoitos, geleias, balas e bebidas”.
Já Santa Teresa, o berço da colonização italiana no Brasil, se destaca por seus restaurantes com gastronomia, principalmente, italiana, além de comida alemã e caseira.
“Produzimos muitas massas italianas há 30 anos, como ravioli e taiadela, e também chips de banana e aipim, plantados no nosso terreno. Sábados, domingos e feriados, eu abro o restaurante e faço comida italiana e caseira, contou Audiceia das Graças, 47, cozinheira e proprietária do Ferrari Casa Nostra, em Santa Teresa.
“A cidade é ainda o maior produtor de uva e vinho do Estado. Temos 10 vinícolas. Por ano, produzimos 80 mil litros de vinho”, frisou o subsecretário municipal de Cultura e Turismo, Ronald Rodrigues.
Já em Santa Maria de Jetibá, o destaque é a cultura pomerana, com museus, como o da Imigração Pomerana e o Elizabeth Röelke – Museu da Comunidade de Confissão Evangélica Luterana, além de restaurantes com comida típica.
“No turismo de aventura, há passeios de jet ski, pedalinho e lancha na Barragem do Rio Bonito, trilhas na Pedra do Garrafão e no Circuito dos Orgânicos, além de ciclismo no Horto Bike Park”, frisou Nilton Capaz, secretário municipal de Cultura e Turismo.
Assista ao episódio do Caçadores de Destinos exibido na TV Tribuna/SBT
Santa Leopoldina
Queda de 25 metros
Uma das cachoeiras mais procuradas em Santa Leopoldina é a do Moxafongo, com 25 metros de queda d'água. A proprietária do Eco Parque Cachoeira Moxafongo Maristela Pagung contou que há muitos locais para banhos com pontos mais rasos e outros mais fundos. A propriedade está há mais de 90 anos na família e foi aberto ao público há oito anos.
O local abre sábado, domingo e feriado, conta com restaurante e pousada.
Santa Teresa
Suítes em barril de vinho
Após Lucio José de Mendonça, proprietário da Pousada São Lourenço, em Santa Teresa, ver um barril sendo usado como loja de conveniência, ele decidiu ir ao Rio Grande do Sul comprar barris grandes e torná-los suítes de sua pousada.
Os gaúchos vieram montar as estruturas no Estado, que são barris originais, de madeira de carvalho, usados para armazenar vinho durante anos.
São sete suítes feitas com barris que armazenavam 30 mil litros de vinho, cada, desde a década de 1980 até 2008, quando foram desativados. Para se hospedar, o indicado é reservar com antecedência.
Outras atrações
A Pedra do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, tem 1.497 metros de altura, e atrai aventureiros para a escalada pela beleza do local. De lá, é possível ver a Pedra Azul.
O Museu Mello Leitão, Santa Teresa, fundado pelo cientista Augusto Ruschi, conta com beija-flores, minizoológico e mata atlântica. Não abre às segundas. A entrada é franca.
A rampa de voo Livre do Circuito Caravaggio, em Santa Teresa, atrai quem gosta de esporte de aventura, mas também amantes da natureza.
A casa dos Espumantes, em Santa Teresa, fica no Circuito Caravaggio e conta com degustação das bebidas. O local funciona todos os dias, com pacotes a partir de R$ 40.
A mais famosa cachoeira de Santa Leopoldina, Véu de Noiva, está aberta à visitação todos os dias, tem restaurante e pousada
Leia mais
Podcast "Caçadores de Destinos" destaca clima e gastronomia de Guarapari
Assista ao 3º episódio do "Caçadores de Destinos", exibido na TV Tribuna/SBT
As belezas e os encantos de Aracruz são temas do podcast "Caçadores de Destinos"
Comentários