X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Diversão em rio, mar e lagoas: o que fazer em Linhares

O município, no Norte do Espírito Santo, tem o maior litoral do Estado e o maior complexo de lagoas da América Latina


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em rio, mar e lagoas: o que fazer em Linhares
Uma faixa de areia separa a Monsarás, uma das 69 lagoas catalogadas em Linhares, e o mar de Povoação, proporcionando uma paisagem espetacular e um cenário com diversos atrativos |  Foto: Kamila Rangel

Não é por acaso que, no mapa turístico do Espírito Santo, Linhares está na região do Verde e das Águas. O município, no Norte, além de abrigar uma grande área remanescente da Mata Atlântica, possui o litoral mais extenso do Estado e o maior complexo lacustre da América Latina. Logo, o passeio pela cidade proporciona diversão em floresta, rio, mar e lagoas.

Falar do verde em Linhares inclui citar a Reserva Natural Vale, com uma área de aproximadamente 23 mil hectares. No local, é desenvolvido um importante trabalho de pesquisa e conservação de espécies, e o turismo ecológico, além de ser um grande atrativo, é um meio de promover educação ambiental.

Por lá, os visitantes podem fazer trilhas, subir em uma torre de observação e fazer piquenique em total conexão com a natureza, por exemplo. No quilômetro 122 da rodovia BR-101, a Reserva abre de terça a domingo, das 8h30 às 16h. A visitação é gratuita, e o agendamento pode ser feito pelo telefone (27) 99583-4159.

Quando o assunto é água, conteúdo não falta. O rio Ipiranga serve de cenário para passeios de canoa havaiana e caiaque, além de local para banho. Linhares também possui belas praias, com destaque para o badalado balneário de Pontal de Ipiranga e para a vila de Regência Augusta, eleita uma das quatro reservas nacionais do surfe no Brasil.

No distrito de Povoação, uma faixa de areia separa o mar e a lagoa Monsarás, uma das 69 catalogadas no município. Além de contemplar essa paisagem espetacular, pegar onda, mergulhar e pescar estão entre os atrativos para aproveitar por lá.

Os empreendimentos da região também proporcionam diversão aos nativos e aos visitantes. Na Cabana da Praia, o proprietário, Edson Rodrigo Rodrigues, contribui para fortalecer o turismo local, oferecendo, além das delícias do cardápio, eventos que agitam o lugar.

A lagoa Juparanã se destaca nacionalmente: é a maior lagoa de água doce e a segunda maior em extensão territorial do Brasil, com 26 quilômetros de comprimento e até 5 quilômetros e meio de largura. Tem esse nome não é à toa. Do tupi, Juparanã significa “mar de água doce”. Nela, moradores de Linhares e turistas podem curtir dias de lazer, apreciando um visual magnífico.

Artesanato

Escolher uma lembrança de Linhares é fácil, quando o turista visita o Artesanato Souza, no entorno da Lagoa da Viúva, em Povoação. O casal Wilson de Souza Bastos e Dinalda dos Santos Ferreira Bastos produz belas peças, com materiais como madeira, tecido e cimento. Contato: (27) 99965-4136.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em rio, mar e lagoas: o que fazer em Linhares
Wilson de Souza Bastos e Dinalda dos Santos Ferreira Bastos

Turismo nas montanhas

Nem só de litoral vive o turismo em Linhares. A cidade também tem montanhas, que fazem parte da Rota do Agroturismo de Linhares e Região. Um dos atrativos dela é o polo de uva. O empreendedor rural Giovani Rigoni mantém, desde 2020, o Plantio de Uvas Rigoni. Ele abre as portas do Sítio Araponga, no Córrego São Judas Tadeu, em São Rafael, para que os visitantes possam vivenciar a experiência de conhecer o parreiral e colher a fruta. Está chegando, inclusive, a época ideal para fazer isso, que é em dezembro. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (27) 99839-3964.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em rio, mar e lagoas: o que fazer em Linhares
O empreendedor rural Giovani Rigoni

Passeio raiz com guia local

Em Povoação, os visitantes podem conhecer o distrito com um guia de turismo nativo. Edvaldo Sousa, o Juninho, leva os turistas em roteiros com trilhas e pescaria. O contato da Monsarás Adventure é o (27) 99863-9395.

Imagem ilustrativa da imagem Diversão em rio, mar e lagoas: o que fazer em Linhares
Edvaldo Sousa, o Juninho

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: