Atrativos para as crianças nas montanhas: o turismo na Região Serrana do ES
Municípios da região serrana proporcionam belas paisagens, conexão com a natureza e vivências inesquecíveis
Escute essa reportagem
Os adultos costumam decidir os destinos dos passeios e das viagens, mas, quando tem criança na família, a definição do roteiro leva em consideração o que agrada aos pequenos. Seguindo esse critério, subir para as montanhas do Espírito Santo é uma boa opção, porque não faltam na região atrativos para curtir com a criançada.
Conexão com a natureza, contato com animais, paisagens deslumbrantes, comidas deliciosas e experiências inesquecíveis, com todo o charme da região serrana. Tudo isso a poucos quilômetros da capital, Vitória.
Leia mais sobre Caçadores de Destinos
Em Marechal Floriano, o Zoo Park da Montanha abriga animais de aproximadamente 180 espécies, entre as quais há tigre, onças, cobras e macacos. Na área de imersão das aves, os visitantes chegam pertinho dos bichos e interagem com eles. O pavão, todo exibido, é um dos que encantam crianças e adultos.
O zoológico fica na estrada do Rio Fundo e funciona de terça a domingo, das 9h às 16 horas. A entrada custa R$ 60. Estudantes, idosos, professores e policiais pagam metade desse valor.
Em Domingos Martins, na Rota Imperial, o Agroturismo Valentim recebe a criançada para um dia de diversão no sítio, onde tem redário, casinha de boneca, balanço e escorregador, viveiro com porquinhos da índia, coelhos e pássaros, além de curral. As crianças podem acariciar os animais, alimentar os bezerros e passear de pônei, atividades pagas.
“Na nossa loja, os visitantes podem experimentar e adquirir os diversos tipos de iogurte e a manteiga, premiada, que produzimos. Temos atrativos para as famílias aproveitarem o dia, brincando e se divertindo, em contato com a natureza”, citou a proprietária do local, Tatiane Bergamin Pizzol.
O Agroturismo Valentim abre aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas. Não há cobrança de entrada e não precisa agendar a visita.
Em Alfredo Chaves, a Cachoeira da Vovó Lúcia, em Ibitiruí, é um atrativo que também agrada a toda a família. Fica em uma propriedade privada, mas é aberta a visitantes em fins de semana e feriados, e o acesso é gratuito. Dá para contemplar as quedas d’água e tomar banho.
Reserva ambiental
Em Alto Castelinho, no município de Vargem Alta, a Reserva Ambiental Águia Branca oferece aos visitantes experiências cheias de diversão, conhecimento e contato com a natureza. Em uma área de mais de 2 mil hectares, há trilhas, cachoeira e uma enorme biodiversidade. A Reserva ajuda a preservar mais de 800 espécies já identificadas de plantas e animais, alguns raros e ameaçados de extinção. As visitas ao local podem ser agendadas pelo telefone (27) 99942-0474.
Bioparque das Aves
Em Soído, Domingos Martins, o Bioparque das Aves agrada a crianças e adultos. No local, há cerca de 80 espécies, entre aves comuns e raras. Uma equipe de educadores ambientais orienta os visitantes, que podem, além de ver e alimentar os animais, praticar pesca esportiva, fazer trilha e tirolesa, andar de pedalinho e colher morango. O local também tem cafeteria, restaurante e hospedagem. Contato: (27) 99225-0904.
Colheita de morango
Na Rota do Carmo, em Domingos Martins, a Vila da Ormy proporciona a experiência de colher morangos em qualquer época do ano. No restaurante, além de sucos e sobremesas feitos com a fruta, o proprietário, Raphael Pontes Dias, serve diversas receitas típicas da culinária das montanhas, como a polenta frita ao molho de queijos com crispy de socol. A Vila da Ormy abre de quinta a segunda. Contato: (27) 99916-0804.
Comentários