Conheça Anchieta: passeio pela história dos jesuítas no Espírito Santo
O município preserva a memória de São José de Anchieta, um dos principais jesuítas do País, que morreu aos 63 anos na antiga aldeia de Reritiba
Visitar Anchieta é viajar por um dos capítulos mais marcantes da história do Espírito Santo e do Brasil. O município guarda a memória de São José de Anchieta, um dos mais importantes padres jesuítas que atuaram no País e que faleceu aos 63 anos na antiga aldeia de Reritiba, fundada por ele no século XVI.
Com o passar do tempo, a aldeia se transformou em cidade e recebeu o nome do padre espanhol, que continua vivo na cultura local e na fé de pessoas que chegam de vários cantos para conhecer o Santuário Nacional de São José de Anchieta, um conjunto arquitetônico do período colonial que reúne a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, construída entre os séculos XVI e XVII com a participação direta do padre espanhol e dos indígenas, a praça da Matriz e o Museu São José de Anchieta.
O local teve papel fundamental no processo de inculturação dos povos puris e tupiniquins, conduzido pela Companhia de Jesus durante o período colonial. Tamanha relevância motivou o tombamento do conjunto, em 1943, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A canonização de São José de Anchieta, em 2014, aumentou ainda mais a visibilidade do santuário. Todos os dias, especialmente em 9 de junho, data dedicada ao santo, milhares de fiéis visitam o local para celebrar a memória do Padroeiro e Apóstolo do Brasil.
O Conjunto Jesuítico também marca o fim dos Passos de Anchieta, tradicional peregrinação realizada anualmente, no feriado de Corpus Christi. Durante quatro dias, os participantes percorrem cerca de 100 quilômetros, da capital capixaba até o local, refazendo o deslocamento entre a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde o padre cuidava do Colégio de São Tiago, e a antiga Vila de Reritiba, atual cidade de Anchieta, onde ele vivia.
Aberto diariamente, o Santuário Nacional de São José de Anchieta tem missas às segundas-feiras, às 19 horas; às terças e aos sábados, às 9 horas e às 19 horas; e aos domingos, às 8 horas, 10h30 e às 19 horas.
O Museu São José de Anchieta convida visitantes a uma imersão na história dos jesuítas no Espírito Santo, com visitas de segunda a domingo, das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Uma experiência que une fé, memória e cultura em um só passeio.
Para finalizar o roteiro, vale visitar a cafeteria dentro do complexo e apreciar, além das delícias servidas, a bela paisagem do Litoral Sul Capixaba.
Educação e turismo
Em Anchieta, turismo e educação caminham juntos e colocam o município em destaque. Um grupo de alunos do 9ª ano da Escola Amarílis Fernandes Garcia participou do Desafio Liga Jovem, de abrangência nacional, promovido pelo Sebrae. Com a criação do aplicativo Anchieta Tour, para divulgar os atrativos do município, Sofia Miranda, Caio Henrique da Silva e Melina Louise Leopoldino venceram a etapa estadual e foram a Belém, no Pará, onde disputaram a etapa nacional. Na foto, os estudantes com a diretora da escola, Gina Ramos José, e a professora Adélia Lucas Pires, que os apoiaram na empreitada.
Parada para comer pastel
Quem gosta de pastel de vento precisa conhecer o Bar do Pescador, no bairro Porto de Cima, em Anchieta. Na verdade, de vento os pastéis não têm nada, porque são bem recheados e feitos com capricho pela proprietária, Cedinete Fantinato e Silva, mais conhecida como Bibil. Ela faz questão de prepará-los na hora, para que os clientes saboreiem a deliciosa combinação de massa quentinha e crocante, recheio farto e tempero marcante. O pastel de camarão é o que faz mais sucesso! Vale a pena provar!
Culinária tradicional
De frente para o Mar de Ubu, em Anchieta, o Restaurante Moqueca do Garcia oferece, como o próprio nome revela, culinária tipicamente capixaba. Basta sentar-se à mesa para saborear uma porção de bolinho de peixe e camarões fritos, cortesia da casa. O empreendimento é tradicional na cidade. A proprietária, Maria da Penha Garcia, mostra com orgulho a foto dos pais dela, que há 60 anos deram início ao negócio. No começo, aliás, o restaurante se chamava Peixada do Garcia, mas, como peixada não combina com o Espírito Santo, virou Moqueca do Garcia.
Onde comer e onde se hospedar
Moqueca do Garcia
Em Ubu.
Contato: (28) 99273-3308
Bar do Pescador
No bairro Porto de Cima.
Contato: (28) 99948-7369
Pirá Restaurante
No Mercado de Peixe.
Contato: (28) 99949-0329
Gilson Bar e Restaurante
Em Iriri.
Contato: (27) 99944-5885
Restaurante Recanto da Pedra
Em Iriri.
Contato: (28) 3534-1599
Bateção Moquecaria e Restaurante
Na Praia de Castelhanos.
Contato: (28) 99944-4764
Sapore D’Itália
Em Alto Pongal.
Contato: (28) 99917-2352
Dom Bernardo Restaurante
Em Alto Pongal.
Contato: (28) 99904-3427
Hotel Espadarte
Em Iriri.
Contato: (27) 99936-0011
Pousada da Meméia
Em Iriri.
Contato: (28) 99911-0299
Hotel Pontal das Rochas
Em Iriri.
Contato: (28) 99959-1031
Hotel Pontal de Ubu
Em Ubu.
Contato: (27) 99915-2309
Pousada Pau Brasil
Em Ubu.
Contato: (28) 3536-5619
Pousada Canto da Praia
Na Sede.
Contato: (28) 99920-6508
Próximo destino
O turismo em Anchieta continuará em destaque, ao longo desta semana, nas rádios Tribuna FM Vitória e Cachoeiro e na rádio Legal FM.
Na quinta-feira (25), dia de Natal, os amigos do TN1, da TV Tribuna, vão conferir um resumo do que vai rolar no próximo Caçadores de Destinos da temporada especial Verão nas Cidades Excelentes: um passeio pelo município de Guarapari, do mar à montanha. O programa na íntegra será exibido sábado (27), às 18h50.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários