Atrativos para curtir o verão na capital capixaba
Vitória é a primeira parada da temporada especial “Verão nas Cidades Excelentes”, que vai até o final de fevereiro
O verão nem começou oficialmente, mas o Caçadores de Destinos já embarcou na temporada “Verão nas Cidades Excelentes”, que segue até o fim de fevereiro, mostrando municípios que se destacaram no Prêmio Band Cidades Excelentes. A primeira parada não poderia ser outra: a capital capixaba, sinônimo de qualidade de vida, charme e cenários que conquistam moradores e visitantes.
Para quem gosta de estar em contato com a natureza, Vitória é um convite, um paraíso de portas abertas. No alto da cidade, o Parque da Fonte Grande desponta como um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do País.
Com trilhas que partem dos bairros Fradinhos e Grande Vitória, o parque possui mirantes que descortinam vistas espetaculares. A experiência vale cada passo. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 8 horas às 17h30.
O Parque Pedra da Cebola, com acesso por Jardim da Penha e Mata da Praia, é perfeito para piqueniques, brincadeiras e caminhadas entre áreas verdes e playgrounds.
Se a ideia é aprender brincando, a Praça da Ciência, na Enseada do Suá, é parada obrigatória. Crianças e adultos exploram 16 equipamentos que explicam, de forma divertida, conceitos de física, matemática e educação ambiental. A entrada é gratuita.
E o roteiro fica ainda mais saboroso quando entra em cena a tradicional culinária capixaba. Em redutos gastronômicos como a Ilha das Caieiras, a moqueca reina, servida com simplicidade e afeto. Uma dica valiosa: em dias de tempo aberto, experimente ficar até o fim da tarde por lá, para apreciar um dos pores do sol mais lindos do Espírito Santo.
Depois de saborear o gostinho de uma moqueca preparada na panela de barro, que tal ver como o utensílio é feito, no Galpão das Paneleiras, em Goiabeiras? Lá é possível acompanhar todo o processo de produção e adquirir peças feitas artesanalmente. Um pedacinho da cultura local para levar para casa!
Para fechar o dia, vale esticar até Jardim Camburi e conhecer o Brownie na Estrada, comandado por Natália e Rhenan Nepomuceno, que fincaram raízes e transformaram um negócio itinerante em um queridinho da cidade.
Vitória entre as ganhadoras do Cidades Excelentes
O Caçadores de Destinos inicia, nesta semana, a temporada especial “Verão nas Cidades Excelentes”, que, até o final de fevereiro, vai mostrar municípios que se destacaram na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, promovido pelo Grupo Band em parceria com o Instituto Aquila. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, a capital capixaba foi a ganhadora do prêmio principal.
A premiação está na quinta edição e tem o objetivo de reconhecer gestões públicas eficientes em todo o Brasil, com base em uma avaliação de seis pilares estruturais: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade e, por último, desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Com isso, visa reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal, incentivar implementação de melhorias, compartilhar soluções em gestão e inspirar outras cidades e valorizar servidores públicos que atuam em benefício da população.
Além de indicar o ganhador do Igma Geral, que é o Índice de Gestão Municipal Aquila, o prêmio elege, em cada um desses pilares, primeiro, segundo e terceiro lugares, nas categorias “menor que 30 mil habitantes”, “entre 30 mil e 100 mil habitantes” e “acima de 100 mil habitantes”.
Vitória também ficou em primeiro lugar nos pilares governança, eficiência e transparência; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana, além de desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. A cidade garantiu, ainda, a segunda colocação no pilar educação.
Bem-estar em passeio sobre duas rodas
Exercitar o corpo e acalmar a alma: em Vitória, dá para cruzar a cidade em um passeio sobre duas rodas, praticando atividade física e, ao mesmo tempo, vivenciando uma sensação boa de bem-estar. A cidade tem 40 quilômetros de ciclovias e 25 quilômetros de ciclofaixas. E nem precisa ter a própria bicicleta, para sair pedalando pela capital. Basta se cadastrar no aplicativo do Bike Vitória e alugar uma das bicicletas disponíveis.
Roteiro cheio de cultura e atrativos históricos
Moradores e turistas têm, em Vitória, diversas opções de atrativos que proporcionam uma viagem no tempo e enriquecem a bagagem cultural. O Centro, em especial, concentra monumentos imponentes que ajudam a contar a história da cidade, como a Catedral Metropolitana, além de espaços com programações imperdíveis para todas as idades, como o Centro Cultural Sesc Glória e o Theatro Carlos Gomes, reaberto neste mês.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários