Cidade Saúde: diversão em mais de 50 praias de Guarapari
Cidade coloca o Espírito Santo em destaque no turismo e atrai visitantes de vários cantos do mundo
A apenas 50 quilômetros de Vitória, Guarapari é um dos municípios que colocam o Espírito Santo em destaque no turismo. Capixabas, viajantes de outros estados brasileiros e turistas estrangeiros encontram na cidade atrativos variados. As mais de 50 praias, em especial, garantem a diversão de diferentes perfis de visitantes.
Praias do Morro, dos Padres, dos Namorados, das Castanheiras e da Areia Preta. Bacutia, Peracanga, Setiba e Meaípe. Isso tudo é só o começo do roteiro na Cidade Saúde, apelidada assim por causa das areias monazíticas, que atraem pessoas de vários cantos. Existe, inclusive, um projeto para torná-las patrimônio natural mundial.
A areia monazítica é diferenciada porque emite uma radiação cuja intensidade não faz mal à saúde. Ela é suficiente apenas para incomodar o organismo humano, fazendo com que ele crie mecanismos de proteção e se fortaleça. Daí vem o caráter terapêutico dela.
A Praia da Areia Preta tem altos índices de radiação, mas a presença de areia monazítica também foi detectada em Meaípe e na Praia do Riacho.
A Praia do Morro é um dos cartões-postais mais conhecidos de Guarapari. Com quatro quilômetros de extensão, tem calçadão, ciclovia, quiosques e uma faixa de areia que no verão fica coberta por banhistas e guarda-sóis.
A Praia das Virtudes e a Praia dos Padres preservam um ar mais tranquilo e acolhedor.
Para quem busca um visual mais sofisticado, Bacutia e Peracanga são paradas obrigatórias. Em Meaípe, o engordamento da praia devolveu a moradores e turistas o lazer à beira-mar.
O município foi reconhecido por lei como Capital Nacional da Biodiversidade Marinha. Abriga uma das maiores diversidades de algas e peixes de recife do País, além de ser lar do maior Recife Artificial da América Latina, o Victory 8B, navio no fundo do mar, naufragado em 2003.
Essas características aquecem o turismo náutico. Passeios de barco e mergulhos, por exemplo, são alguns atrativos que encantam os visitantes.
Para completar, o Parque Natural Municipal Morro da Pescaria oferece trilhas, mirantes e praias preservadas. Esses atrativos, somados a tantos outros, explicam por que Guarapari é um dos destinos mais procurados no verão.
Aonde ir em Guarapari
Ecoturismo e educação ambiental
Em Setiba, Guarapari, a conexão com a natureza é garantida no Parque Estadual Paulo César Vinha. Lagoa, praias, trilhas e mirante fazem parte desse paraíso que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba. O parque abriga espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção.
Para chegar até a Lagoa de Caraís, lagoa de água doce e com cor avermelhada, devido à composição da matéria orgânica presente nos alagados que a abastecem, é preciso fazer uma trilha de 2,5 quilômetros a partir da sede administrativa.
O Parque Estadual Paulo César Vinha abre todos os dias, das 8h às 17 horas. O acesso às trilhas é só até as 15 horas. Não precisa agendar visita, e a entrada é gratuita.
Badalação garantida
O que não falta em Guarapari, principalmente no verão, é badalação. Além das programações gratuitas promovidas pela prefeitura, diversos empreendimentos garantem a diversão de quem escolhe curtir a estação em uma das cidades mais famosas do Espírito Santo. Em Setiba, o Shaka Surf Park combina esporte, gastronomia e música.
Em Meaípe, a tradicional casa de show Multiplace Mais recebe grandes nomes do cenário artístico nacional, com estilos musicais para agradar a diversos públicos. Hoje, por exemplo, o sertanejo vai bombar, com Breno e Bernardo, Os Menotti e Murilo Huff. Amanhã (29), tem Filipe Ret e TZ da Coronel. Na terça (30), Alexandre Pires vai animar a galera, com o Pagonejo Bão.
Mais de 25 atrações em parque aquático
Piscinas e toboáguas compõem o cenário da diversão em Guarapari. O Acquamania, em Lagoa Dourada, oferece mais de 25 atrações, que agradam a todas as idades. O parque aquático tem sete áreas temáticas inspiradas na cultura e nas histórias do Espírito Santo. Logo no acesso a ele, por exemplo, uma grande caravela lembra a expedição liderada por Vasco Fernandes Coutinho, donatário a quem foi doada a capitania que originou o Estado.
Entre os atrativos do complexo de lazer estão kamikazes, toboáguas, rio lento e até uma cachoeira artificial. Diariamente, uma equipe de recreadores realiza brincadeiras para entreter ainda mais os visitantes. O parque também possui restaurantes, lanchonetes, cafeteria e sorveterias.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários