Aventuras e roteiro de fé em Vila Velha
Diversas atrações para todos os gostos e idades esperam os turistas - e também os visitantes locais - em Vila Velha
Escute essa reportagem
Acordar cedinho, ou até de madrugada, subir o Convento da Penha – principal ponto turístico do Espírito Santo – ou ver o nascer do sol na praia ou no topo do Morro do Moreno. Opções que vão ficar na memória.
A visitação ao Convento, aos domingos, começa às 4h e segue até 16h30. No primeiro horário, sobem os 50 primeiros veículos, apenas para a missa das 5h. Os demais horários das missas são: 7h, 9h (no Campinho), 11h, 14h e 16h.
Veja mais notícias sobre Turismo aqui
No próximo sábado acontece a Romaria das Mães. A subida, a partir do portão de acesso ao Convento, está prevista para as 15 horas, com missa às 16h, no Campinho.
Secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Patrício Júnior sugere alguns roteiros. “Para as mães aventureiras, uma dica é o Morro do Moreno. Existem várias trilhas que nos levam à parte mais alta, porém, a principal delas é a que segue pela rua Xavantes”.
A estrada é de chão, por isso ele recomenda ter muita atenção. “Após 300 metros de trilha, o visitante será direcionado pelo setor da 'Testa da Macaca'. Existem outras entradas, ou setores, como Barriga e Boca”.
Já a outra trilha passa pelo setor “Boca da Macaca”, mas é preciso escalar até chegar ao topo. “Quem não está acostumado, é fundamental contratar um guia de turismo”.
Ele ainda dá outra dica antes de ir embora: conhecer a vista do “Mirante da Testa”. “Para ter acesso, basta entrar em outro caminho no início da trilha do Moreno, antes de chegar no topo. No entanto, tenha cuidado com as pedras altas. De lá você terá uma vista sensacional do Convento da Penha, da Terceira Ponte e da Baía de Vitória”.
No Morro do Moreno há empresas oficiais, a exemplo da Planeta Vertical, que oferecem uma experiência pra lá de emocionante, como o rapel e a escalada. O valor, por pessoa varia de R$ 60 a R$ 150. Agendamentos antecipados: (27) 99720-8603.
DE SERGIPE PARA VILA VELHA
Passeio pela cidade escolhida para viver
“Um quintal com um leque de opções de passeios na porta de casa”. É assim que a professora Anne Matos, de 37 anos, descreve a cidade que escolheu para morar há exatamente 14 anos: Vila Velha. Ela nasceu em Aracaju, Sergipe.
No Dia das Mães, ela não tem dúvida quanto ao roteiro, que será ao lado da filhota, Luna Matos Oliveira, 8 anos, sua companheira nas aventuras e tours por pontos turísticos.
“Quero ir ao Convento da Penha, ao Morro do Moreno e curtir uma das nossas praias. Também devemos fazer um piquenique na Prainha, ao ar livre, com a minha mãe, Jovita Matos, que tem 57 anos, e visitar o Forte São Francisco Xavier da Barra, no 38º Batalhão de Infantaria de Vila Velha. Ansiosa para conferir como ficou com a reestruturação”, afirmou.
Vale a pena ir
Rapel
No Morro do Moreno, as mães aventureiras têm a opção de fazer rapel de até 75 metros. Uma das empresas que oferece o serviço guiado é a UP Rope Adventure. Agendamento antecipado: (27) 99850-0514.
Pista de Pump Track
Localizada na Praia da Baleia, em Ponta da Fruta, a pista possui dois níveis, o intermediário e o iniciante.
Pump track é uma pista de asfalto ou de terra onde existem lombadas (ou “rollers”) que permitem que as bikes ganhem velocidade ao realizar o ato de “bombear” o corpo e a bicicleta. Oferece circuito de embalo para bike MTB, bike BMX, skate, patins e patinetes.
Leia mais:
Hoje é dia de Tribuninha: jogo de tabuleiro e atividades para a garotada
Caçadores na TV: Rotas dos cafés especiais do Caparaó capixaba
Comentários