Alta temporada para subir o Pico da Bandeira, no Caparaó
O lugar é classificado como um dos mais fascinantes do Brasil
Escute essa reportagem
Em todas as estações do ano, ele está lá, imponente e pronto para ser desbravado: o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó. Mas é a partir de agora que começa a alta temporada de subida de um dos lugares classificados como mais fascinantes do Brasil.
Leia mais dicas de turismo pelo Espírito Santo aqui
Tecnicamente, o terceiro ponto mais alto do País é também a montanha mais acessível para montanhistas iniciantes, adeptos de esportes e apaixonados por aventuras.
O verão também é considerado alta temporada na região, as belas paisagens e cachoeiras são atrativos em qualquer época, mas para a experiência de chegar ao topo do pico e assistir ao nascer do sol por cima das nuvens ou ver a lua e estrelas, a estação seca oferece as melhores condições.
Quem conhece o lugar na palma da mão é Jorge Adriano de Oliveira, o Jorginho, que é guia de montanha e empresário da Ecotrilhas. Ele diz que o período para subir até o pico vai de maio a setembro.
Luisa Lopes, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), chefe de uso público do Parque Nacional do Caparaó, e Heber Eller, colaborador terceirizado responsável pelo setor de reservas, destacam que, para quem prefere o banho de cachoeiras, o ideal é no período do verão, época menos fria e com alguns dias de calor.
Agora, segundo eles, se o visitante procura fazer a caminhada pelas trilhas mais longas e acessar o Pico da Bandeira, por exemplo, o ideal são as épocas mais frias, onde a possibilidade de chuva é menor.
Quanto ao tempo, eles dizem que excluindo os meses de junho, julho e agosto, a mudança é sempre uma realidade imprevisível.
Eles informam que são seis cachoeiras, sendo três com acesso pela portaria capixaba. O visitante tem a opção de fazer a visita a pé, e pode também acessar com seu veículo particular ou contratar o serviço de um transportador com veículo 4x4 credenciado no parque.
PARA ASSISTIR AO VÍDEO DESTA SEMANA, CLIQUE NO VÍDEO ABAIXO:
LEIA TAMBÉM
Caparaó será destaque nesta semana no Caçadores de Destinos
Conheça as rotas de cafés especiais do Caparaó capixaba
O parque e entorno também foram mencionados por Dalva Ringuier, diretora-executiva do Consórcio Caparaó Capixaba, e Marcelo Sanglard, presidente da Associação Viva Caparaó, sobretudo de um sonho que está mais perto de se tornar realidade.
Trata-se da Estrada Parque Modelo do Caparaó que, em parceria com o governo do Estado e Sebrae, será remodelada de forma gradual, ganhando pontos de paradas para contemplar a natureza, sinalização e tantas outras opções para tornar o trajeto ainda mais encantador.
“Lugar sensacional”
O Caparaó capixaba foi o local escolhido pela arquiteta Dayanne Diwlyan Raasch de Oliveira para comemorar o seu aniversário de 30 anos, em março deste ano, ao lado de amigas. Não foi a sua primeira experiência.
Ela, que já foi outras duas vezes, uma delas em 2019 – quando subiu o Pico da Bandeira –, avisa: “Eu sou tão apaixonada que vou voltar. O lugar é muito sensacional, sempre tem coisas novas para explorar”.
OPINIÕES
"O Caparaó é eco. O luxo daqui é a natureza preservada, as águas cristalinas e sem nenhum tipo de contaminação. Aqui é um lugar único”. Dalva Ringuier, diretora-executiva do Consórcio Caparaó.
"A região oferece muitas opções, como caminhadas, trilhas, uma infinidade de cachoeiras, ar puro, hospedagens confortáveis e ótimas opções gastronômicas”. Marcelo Sanglard, presidente da Associação Viva Caparaó.
Próximo destino
O Dia das Mães está chegando. Um conteúdo, com dicas especiais, poderá ser conferido no próximo roteiro do quadro Caçadores de Destinos, no jornal A Tribuna, no domingo que vem.
Já a TV Tribuna/SBT exibirá na próxima quinta-feira a região do Caparaó. Na última quinta, foi exibido o programa sobre Castelo e Conceição do Castelo, que está disponível no portal Tribuna Online, nos canais do YouTube e DailyMotion, e nos principais tocadores de podcast.
OPÇÕES DE PASSEIO
As estradas de acesso exigem que o transporte seja em veículo 4x4. O serviço oferecido pela Ecotrilhas, com saída de Pedra Menina, custa R$ 660 (até 7 pessoas, com o motorista e carro da empresa). Já no veículo do visitante, R$ 290. Informações: (28) 99991-8832.
Parece uma obra de arte pintada em uma tela, mas não é. Esse é um dos visuais da Pousada e Cafeteria Villa Januaria, em Pedra Menina, Dores do Rio Preto. Quem pensa em cada detalhe é a ex-comissária de bordo Cecília Nakao, que em 2002 deixou o Rio de Janeiro e começou a reescrever a sua história no Caparaó. Informações pelo e-mail [email protected] ou @villajanuaria.
Na Estrada Parque do Caparaó, entre os limites de Dores do Rio Preto e Divino São Lourenço, a Pousada Águas do Caparaó é muito mais que uma hospedagem. O local conta com reserva própria e trilhas pela Mata Atlântica que levam a seis cachoeiras e laboratório vivo (as árvores tem QR code). Reservas: (28) 99985-2844.
RAIO X
Parque Nacional do Caparaó
- Localizado na Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País e o mais alto da região Sudeste, o Pico da Bandeira. Com 2.892 metros de altitude, ele fica no território capixaba.
- Cerca de 80% do parque está no Espírito Santo.
Portarias
- O Parque possui duas portarias de acesso: em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto, e pelo município de Alto Caparaó (MG).
- Pela portaria capixaba, o visitante pode encontrar os acampamentos da Macieira e Casa Queimada.
Visitação
- Pode ser feita de terça-feira a domingo, entre 7h e 17h30, e há a possibilidade do visitante pernoitar.
- O Visitante tem a opção de contratar um condutor credenciado ou não. A visita pode ocorrer de forma individual ou em grupos, mas a orientação é que o visitante não esteja sozinho.
- As cobranças de ingresso e serviços no parque estão suspensas desde novembro de 2016.
Comentários