Animais ganham nova chance
Único zoológico do Espírito Santo fica em Marechal Floriano
Escute essa reportagem
O único zoológico do Espírito Santo fica em Marechal Floriano. Muito mais que um ponto turístico, o Zoo Park da Montanha é um lugar onde diversos animais recebem uma nova chance de viver, após serem resgatados em situações de risco.
Esse é o caso, por exemplo de um acauã, ave apreendida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), onde passou um período se reabilitando e foi levada para o zoológico, ao qual chegou sem conseguir voar e sem um olho.
“Nós fazemos um trabalho de conservação das espécies. Recebemos no zoológico animais que eram vítimas de posse e comércio ilegais, por exemplo, e foram apreendidos; animais acidentados que não conseguiriam sobreviver sozinhos e também espécies identificadas na natureza com alguma condição que demandam cuidado e ajuda”, explicou a bióloga Paola Almeida, responsável técnica do Zoo Park.
Outro que está entre os animais resgatados é um lobo-guará. Trazido de Minas Gerais, ele vivia livre na natureza, mas caiu em uma armadilha de traficantes de animais. Foi resgatado e recebeu uma nova chance de sobrevivência no zoológico.
Já a Júlia é uma cachorra-do-mato que foi resgatada na natureza, em Castelo, com um problema congênito na pata e precisou ter a perna amputada.
Atualmente, vivem no Zoo Park da Montanha cerca de 500 animais, de 180 espécies diferentes. Um dos moradores que encantam os visitantes é a harpia, chamada também de gavião-real. A Madalena, como foi batizada, tem aproximadamente quatro anos de idade. E tem celebridade no Zoo Park. A onça-pintada Tainá já até participou de filme e, no zoológico, virou mãe de gêmeos.
As áreas de imersão, onde os visitantes podem interagir com os animais, são fascinantes. Em uma delas, a pedagoga Cíntia Rangel se rendeu ao charme da arara Lara, que, de tanto ser fotografada pelos turistas, também já ficou famosa.
Na fazendinha do zoológico, as crianças podem alimentar os animais. E, ao lado, observar exemplares de casuar, considerada a ave mais perigosa do mundo. Com uma crista óssea que mais parece um chifre, pode chegar a 1,5 metro de altura. Deles é melhor mesmo manter uma distância segura.
O Zoo Park da Montanha fica na estrada de Rio Fundo e abre de terça a domingo e em feriados, das 9h às 16h. A entrada custa R$ 60 reais. Estudantes, professores, idosos e policiais pagam meia.
Vinícola, labirinto e primeiro conhaque do Estado
Em Victor Hugo, distrito de Marechal Floriano, a Vinícola Gardin Rubert, do casal Sereno Gardin Rubert e Sheila Pereira, é, por vários motivos, um passeio imperdível. O primeiro deles é que, no local, é possível conferir o processo de produção de vinhos. Na propriedade, isso ocorre da colheita da uva, feita entre dezembro e janeiro, ao envase da bebida. Outro atrativo é que o primeiro conhaque do Espírito Santo é feito lá. E todas essas bebidas podem ser degustadas e compradas no local, que ainda possui um labirinto verde, formado por uma cerca viva, que diverte visitantes de todas as idades. O local abre para visitação de quinta a domingo, das 10h às 17 horas.
Cervejaria artesanal
A Cervejaria Bourbon fica a três quilômetros da BR-262 e tem atraído turistas para Santa Maria de Marechal. No local, os clientes podem saborear diversos estilos de cerveja artesanal, produzidos lá mesmo. Entre eles, receitas autorais do proprietário, Caio Klippel Krohling. Abre de sexta a domingo.
Onde se hospedar e onde comer
Chácara Terra Arenosa
Em Araguaia. Contato: (27) 99223-6618
Sítio Cachoeirinha
Em Araguaia. Contato: (27) 99959-2828
Pousada Terra Nossa
Em Santa Maria de Marechal. Contato: (27) 3288-3134
Pousada Recanto Primata
Próxima ao Centro. Contato: (27) 99927-0602
Cachoeira do Zeca
Em Santa Maria de Marechal. Contato: (27) 99830-1305
Restaurante Estação Araguaya
Em Araguaia. Contato: (27) 99995-1668
Recanto da Tilápia
Em Rio Fundo. Contato: (27) 99731-3382
Cervejaria Bourbon
Em Santa Maria de Marechal. Contato: (27) 99997-2017.
Casa da Bica
À margem da BR-262. Contato: (27) 98113-4742
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários